Estudo de Jeremias 23:30 – Comentado e Explicado

Eis por que – oráculo do Senhor – vou lançar-me contra os profetas que imitam minhas revelações falando a outros.
Jeremias 23:30

Comentário de Albert Barnes

Jeremias fornece sucessivamente as principais características do ensino dos falsos profetas. A primeira é que eles roubam as palavras de Deus umas das outras. Não tendo mensagem de Deus, eles tentam imitar os verdadeiros profetas.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23:30 . Que roubam minhas palavras, etc. – Quem esconde minha palavra, cada um, etc. Houbigant; que também traduz a parte final do próximo versículo, que suaviza a língua e pronuncia palavras suaves. Veja Salmos 50:16 .

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23: 30-32 . Eis que sou contra os profetas que roubam minhas palavras, etc. – “Isso imita os verdadeiros profetas, falando em meu nome, como eles fazem, e dizendo: Assim diz o Senhor (veja Jeremias 23:31 ) e usando suas palavras, mas aplicando-as a seu próprio propósito: ou, pode adicionando suas próprias invenções a eles “. So Lowth. Outros parafrasearam o versículo assim: “Que conspiram juntos o que dizer para enganar o povo e roubar o que dizem um do outro”. Ou, talvez o significado seja: Isso, como revelações feitas a si mesmos, coisas que eles aprenderam e, por assim dizer, roubaram de outros. Que usam suas línguas, etc. – Eles tomam suas próprias línguas, como Blaney a processa, e dizem: Ele (o Senhor) disse. “A frase de tomar a própria língua” , observa ele: “é, creio, muito fácil de ser compreendida por aqueles que, sem nenhuma inspiração, assumiram a responsabilidade de entregar mensagens ao povo e fingiram que eram de Deus. ” Sou contra os que profetizam sonhos falsos – coisas falsas, sob a noção de revelações feitas a eles durante o sono. E fazer com que meu povo erre – Se desvie do caminho certo; por suas mentiras e por sua leveza – por suas afirmações infundadas, sua loucura, sua imprudência e incoerência consigo mesmas; ou pelas lisonjas de sua pregação, acalmando os homens em seus pecados, e pela frouxidão e lascívia de sua conversa encorajando persistir neles. No entanto, não os enviei, etc. – Eles não são meus mensageiros, nem é o que dizem minha mensagem. Portanto, eles não lucram com esse povo – todo o lucro que pretendem comunicar é facilitar o povo, mas eles não serão capazes de fazer isso; pois minhas providências serão tais que as encherão de apreensões dolorosas e medos angustiantes. Alguns leem a cláusula: Eles não lucram com esse povo, considerando as palavras como implicando mais do que expressam, a saber, que esses falsos profetas não apenas não fizeram bem ao povo, mas causaram-lhe muito dano. Observe, leitor, que ninguém pode esperar a bênção de Deus em seu ministério, que não é chamado e enviado por Deus. E aqueles que corrompem a palavra de Deus, enquanto pretendem pregá-la, estão tão longe de edificar a igreja que fazem a maior maldade que se possa imaginar.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou contra os profetas – Três casos são mencionados aqui que excitaram a desaprovação de Deus:

  1. Os profetas que roubaram a palavra do próximo; quem se associou aos verdadeiros profetas, obteve alguma inteligência deles e depois publicou-a como uma revelação que eles mesmos haviam recebido, Jeremias 23:30 .
  • Os profetas que usavam a língua; ????? ?????? hallokechim leshonam , que lambe ou suaviza a língua – deu seus próprios conselhos como revelações divinas, lisonjeando-os em seus pecados e prometendo paz, quando Deus não havia falado; e os antecedeu: “Assim diz o Senhor”, Jeremias 23:31 .
  • 3. Os profetas que inventaram histórias falsas, que eles denominaram profecias, lhes revelaram em sonhos; e assim fez o povo errar, Jeremias 23:32 .

    Comentário de John Calvin

    Jeremias volta novamente aos falsos mestres, que foram os autores de todos os males; pois fascinavam o povo com suas lisonjas, de modo que todo respeito pela sã e doutrina celestial estava quase extinto. Mas enquanto Deus declara que ele é um vingador contra eles, ele não isenta o povo de punição. De fato, sabemos que uma recompensa justa foi dada aos réprobos, quando Deus soltou as rédeas aos ministros de Satanás com impunidade para enganá-las. Mas, quando as pessoas concordavam com essas falsas seduções, enquanto Jeremias reprovava severamente os falsos mestres, ele lembra às pessoas quão tolamente elas se jogam à sombra daqueles homens, pensando que são seguras.

    Ele diz, primeiro: Eis que eu sou contra os profetas, que roubam todas as minhas palavras ao próximo. Muitos explicam esse versículo como se Deus tivesse condenado os falsos profetas, que tomaram emprestado algo dos verdadeiros profetas, para que eles pudessem ser seus rivais e como se fossem seus macacos; e sem dúvida os professores ímpios desde o princípio fizeram algumas suposições, para que fossem considerados servos de Deus. Mas parece, no entanto, uma visão forçada, de que eles roubaram palavras dos verdadeiros profetas, pois as palavras expressam o que é diferente, que roubaram todos do seu amigo Jeremias que não chamariam os fiéis servos de Deus por esse nome. Prefiro pensar que suas artes secretas são apontadas aqui, que conspiraram secretamente e de forma conspiratória entre si, e depois espalharam suas próprias invenções de acordo com sua maneira usual. Para os ímpios e os perversos, para que pudessem obter crédito entre os simples e os incautos, consultaram-se juntos e planejaram todas as suas medidas com astúcia, para que não fossem descobertos imediatamente; e assim um tirou do outro o que depois anunciou e publicou. E é isso que Jeremias chama de roubo, porque eles consultaram secretamente e depois declararam ao povo o que concordaram entre si; e eles fizeram isso como se todos tivessem derivado seu oráculo do céu. Não tenho dúvida, portanto, de que o Profeta condena essas consultas ocultas quando diz que todos roubaram de sua vizinhança. (113)

    De fato, vemos a mesma coisa agora sob o papado, pois os monges e homens sem princípios do mesmo caráter têm suas próprias doutrinas falsas; e quando ascendem ao púlpito, cada um fala como se tivesse um presente especial; e, no entanto, roubam cada um de seu amigo, pois são como os adivinhos ou os magos, que inventaram entre si suas próprias falsidades, e apenas revelaram o que consideravam necessário para iludir as pessoas comuns. Esse, então, foi um dos vícios que o Profeta mostrou entre os falsos mestres – que ninguém atendeu à voz de Deus, mas que todos tiraram furtivamente de seu amigo o que depois proclamou abertamente.

    Comentário de E.W. Bullinger

    Eu sou contra, etc. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 18:20 ).

    Comentário de John Wesley

    Portanto, eis que sou contra os profetas, diz o Senhor, que furtam minhas palavras cada um ao seu próximo.

    Que roubam – que conspiram juntos o que dizer para enganar as pessoas e, assim, roubam o que dizem um do outro.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *