Estudo de Jeremias 23:7 – Comentado e Explicado

Eis por que chegarão dias – oráculo do Senhor – em que não se dirá mais: Viva Deus, que tirou do Egito os filhos de Israel.
Jeremias 23:7

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 23: 7-8 . Portanto, eis que etc. – Veja cap. Jeremias 16:14 . “Um provérbio dará lugar a outro, quando a maior libertação menosprezar a lembrança. Essa maravilhosa obra de Deus, ao restaurar a nação judaica após sua dispersão em todas as partes do mundo, excederá até agora os milagres que ele forjado em sua libertação do Egito, que este último não merecerá ser mencionado com o primeiro. ” São Paulo chama essa restauração da vida dos judeus dos mortos, Romanos 11:15, isto é, seria um milagre tão surpreendente quanto se um corpo morto fosse restaurado novamente à vida. Veja Defesa do Bispo Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 23: 7-8 . Portanto, eis que os dias vêm, diz o Senhor – Aqui, o profeta procede à antecipação de uma conseqüência muito importante, embora remota, de Deus ter levantado o ramo justo a Davi, a saber, a grande salvação que assim deveria chegar aos judeus nos últimos dias de seu estado, o que deve ser tão ilustrativo quanto a ofuscar sua libertação do Egito. Que eles não dirão mais: O Senhor vive, etc. – Essas palavras que tínhamos antes, Jeremias 16: 14-15 , onde se vê a nota. Mas aqui a passagem parece apontar mais claramente do que nos dias do Messias, e comparar, não tanto as duas libertações em si, dando preferência à última, como os dois estados nos quais a igreja deveria crescer depois essas libertações. Cerca de quatrocentos e oitenta anos depois de terem saído do Egito, o templo de Salomão foi construído, 1 Reis 6: 1 ; e naquele tempo aquela nação, que foi tão maravilhosamente tirada do Egito, foi gradualmente alcançando seu auge. E quatrocentos e noventa anos (setenta semanas) depois que eles saíram da Babilônia, o Príncipe Messias estabeleceu o templo do evangelho, que era a maior glória daquela nação que foi tão maravilhosamente trazida da Babilônia: ver Daniel 9: 24-25 . Agora, a glória espiritual do segundo período dessa nação, especialmente quando transferida para a igreja evangélica, é muito mais admirável e ilustrativa do que toda a glória temporal do primeiro período dela, nos dias de Salomão; pois isso não era glória, comparado com a glória que supera. Acrescente a isso, ao que parece, o profeta também prediz uma segunda reunião de judeus de suas dispersões, a saber, uma que deve ocorrer após a vinda do Messias e a ruína de sua cidade e país pelos romanos, e, portanto, ainda futuro. Ora, essa obra de Deus, sempre que for realizada, incluindo, como sem dúvida será, sua conversão ao cristianismo, e talvez, também, sua restauração em sua própria terra, certamente parecerá tão maravilhosa que superará grandemente toda libertação anterior forjada essas pessoas e, portanto, podem muito bem colocar todas as outras em lembrança. São Paulo chama essa restauração deles de vida dos mortos ( Romanos 9:25 ), o que significa que seria um milagre tão surpreendente quanto a ressurreição de uma multidão de cadáveres.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor vive o que criou – Veja em Jeremias 16:14 ; (nota), Jeremias 16:15 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

O Profeta, depois de ter falado do Redentor que deveria ser enviado, agora estabelece em altos termos esse grande favor de Deus, e diz que seria tão notável e glorioso que a redenção anterior não seria nada para a grandeza e excelência disto. Quando os filhos de Israel foram criados fora do Egito, Deus, sabemos, testemunhou seu poder por muitos milagres, para que esse favor ao seu povo pudesse parecer mais ilustre; e com razão os Profetas exortaram e incentivaram os fiéis a terem boa esperança, lembrando o que foi feito. Mas nosso Profeta reforça a segunda redenção por essa comparação, que daqui em diante a bondade de Deus, com a qual ele favoreceu seu povo quando os libertou da escravidão do Egito, não seria lembrada, mas que algo mais notável seria feito, para que todos falavam disso, e todos proclamavam o imenso benefício que Deus lhes conferia ao libertá-los do exílio na Babilônia. (84)

Ele então diz que chegariam os dias em que não se diria: Viva Jeová, que trouxe seu povo do Egito, mas que trouxe seu povo da terra do norte (85). No entanto, ele não significa que a memória de O favor de Deus para com os israelitas, quando os trouxesse do Egito, seria abolido; mas ele argumenta aqui do menor para o maior, como se dissesse que era uma evidência do favor de Deus que não podia ser suficientemente elogiado, quando ele libertou seu povo da terra do Egito, que se fosse tomado por si só, era digno de ser lembrado para sempre; mas que, quando comparado com a segunda libertação, pareceria quase nada. O significado é que a segunda redenção seria muito mais notável que a primeira, que obscureceria a lembrança dela, embora não a obliterasse.

E essa passagem merece ser notada especialmente, pois, portanto, aprendemos o quanto devemos valorizar a redenção que obtivemos através do Filho unigênito de Deus. E, portanto, também, segue-se que estamos mais vinculados a Deus do que os Padres sob a Lei, pois ele lidou muito mais abundantemente conosco e colocou seu poder mais completa e eficaz em nosso favor. Aprendemos ainda mais, que o Profeta nesta profecia não inclui apenas alguns anos, mas todo o reino de Cristo e todo o seu progresso. Ele realmente fala do retorno do povo ao seu próprio país, e isso deve ser permitido, embora os cristãos tenham sido muito rígidos a esse respeito; por passarem todo o tempo intermediário entre o retorno do povo e a vinda de Cristo, eles transformaram violentamente as profecias em redenção espiritual. Não há dúvida, mas que o Profeta começa com o retorno livre do povo do cativeiro; mas, como eu disse, a redenção de Cristo não deve ser separada disso, caso contrário o cumprimento da promessa não pareceria para nós, pois uma pequena porção retornava apenas à sua própria terra. Também sabemos que eles foram assediados por muitos e contínuos problemas, de modo que sua condição era sempre infeliz, pois nada é pior do que um estado de inquietação. Sabemos ainda que eles foram estragados e que com freqüência e também foram reduzidos a um estado de escravidão. Sabemos com que crueldade eles foram tratados pelos egípcios e pelos reis da Síria. Então Jeremias prometeu mais do que Deus realmente fez, exceto que incluímos nesta profecia o reino de Cristo. Mas como Deus restaurou sua Igreja pelas mãos de Ciro, para que pudesse ser uma espécie de prelúdio para uma redenção futura e perfeita, não é de admirar que os profetas, sempre que falassem do retorno do povo e do fim de seu exílio. , deve esperar ansiosamente por Cristo e por seu reino espiritual.

Agora, vemos o desígnio do Profeta, quando ele diz que chegariam os dias em que sua primeira redenção não seria mencionada pelo povo, como uma notável ou como a principal evidência do favor e poder de Deus, como sua a segunda redenção excederia em muito.

Quanto à fórmula ou maneira de falar, Live faz a Jeová, sabemos que os antigos usavam essas palavras para fazer um juramento solene, e sempre que procuravam se animar com a esperança diante das adversidades. Sempre que se encontravam tão deprimidos que não tinham outra saída do mal que não fosse o favor de Deus, costumavam dizer que o Deus que antes fora o Redentor de seu povo ainda vivia e que não havia diminuição de seu poder. , para que ele pudesse dez vezes, cem, ou mil vezes, se necessário, levar ajuda à sua Igreja e a todos os membros dela.

Certamente eis que os dias estão chegando, diz Jeová: quando não falarem mais, Jeová vive etc.

É melhor renderizar ? , “quando”, do que “isso”, como em nossa versão. O Sept. e Vulg, tornam “e”, que não dá sentido em nenhum dos idiomas. Calvino segue a Síria e dá o sentido “em que”. – Ed

Comentário de E.W. Bullinger

os dias chegam. Compare Jeremias 16:14 , Jeremias 16:15 .

O que levantou, & c. Referência a Pentateuco (Ex. Jeremias 12:15 , etc.). App-92.

filhos = filhos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *