Estudo de Jeremias 23:8 – Comentado e Explicado

Mas sim: Viva Deus, que fez voltar os israelitas do norte e de todas as terras, aonde os exilara, trazendo-os à pátria.
Jeremias 23:8

Comentário de John Calvin

Ele diz, de todas as terras para as quais eu devo tê-las levado, e ele diz isso por duas razões, as quais nós declararemos atualmente. A mudança de pessoa não obscurece o significado: vive, diz ele, Jeová, que trouxe e liderou seu povo da terra do norte e de todas as terras para as quais eu os levara; mas não há ambiguidade no sentido.

Quanto ao assunto em si, parece que Deus em primeiro lugar pretendeu lembrar os judeus de seus pecados, pois esse conhecimento deveria ser o caminho para o arrependimento, ou uma preparação para ele. Pois, exceto se estivessem convencidos de que foram castigados por seus pecados pelas mãos de Deus, eles teriam pensado que seu exílio era por acaso ou teriam dado lugar a murmurar queixas como costumavam fazer. Mas Deus aqui declara que ele era o autor do exílio deles, para que os judeus soubessem que Deus os puniu com justiça por seus pecados numerosos e graves. Mas Deus, em segundo lugar, mostra que estava em seu poder, sempre que quisesse, restaurar aqueles a quem afligira. Era o mesmo que ressuscitar da morte aqueles a quem ele havia matado, de acordo com o que é dito em outro lugar,

“Deus é quem mata, e quem dá vida.”
( 1 Samuel 2: 6. )

Muitos de fato podem destruir, mas não podem curar a ferida que podem ter causado. Mas em relação a Deus, ele é um juiz justo e um salvador misericordioso. Como, então, a morte está em seu poder sempre que ele pune os homens por sua iniquidade, assim também ele tem vida em suas mãos e por sua vontade, sempre que pretende mostrar misericórdia. Agora, então, percebemos o que o Profeta tinha em vista ao dizer que os judeus haviam sido expulsos por Deus.

Depois acrescenta: Eles habitarão em sua própria terra. Era necessário que os judeus fossem sustentados por esse apoio até a vinda de Cristo, pois viram que estariam naquela herança que foi prometida aos pais como penhor. da vida eterna e do reino celestial. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

a casa de Israel. Veja nota em Jeremias 2: 4 .

terra = solo.

Comentário de John Wesley

Mas vive o SENHOR, que criou e conduziu a semente da casa de Israel para fora da região norte, e de todos os países para onde eu os levara; e eles habitarão em sua própria terra.

Eles habitarão – Possivelmente parte desta profecia ainda está por cumprir, pois os judeus ainda não chegaram a habitar em sua própria terra.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *