Estudo de Jeremias 25:7 – Comentado e Explicado

Mas não me escutastes – oráculo do Senhor -, o que provocou minha cólera, para a vossa desgraça, por causa dos {ídolos} feitos por vossas mãos.
Jeremias 25:7

Comentário de Adam Clarke

Que você possa provocar – Você não quis ouvir; mas escolheu me provocar com raiva.

Comentário de John Calvin

Ele prova o que havia dito antes, que os judeus haviam sido totalmente desobedientes, embora Deus tivesse gentilmente oferecido e mostrado que ele seria reconciliado com eles, desde que se voltassem do coração para ele. O fato de esta mensagem não ter sido recebida pelos judeus era uma evidência de obstinação extrema e irrecuperável. E ele aumenta a culpa deles dizendo: para que me provoque; pois ele sugere que eles foram levados ao mal por um propósito voluntário, como se quisessem provocar Deus. O Profeta, então, dizendo que você pode me provocar, os acusa de maldade deliberada. De fato, muitas vezes acontece que os homens se desviam da ignorância e não comparecem porque ninguém os adverte; mas como Deus havia exortado tantas vezes os judeus a se arrependerem, nenhuma outra opinião poderia ter sido formada sobre eles, mas que eles desejavam, não apenas desprezar a Deus, mas também provocá-lo à disputa.

E é isso que devemos observar com cuidado, pois quem foi ensinado a vontade de Deus, a menos que ele obedeça, não pode escapar da acusação de obstinação voluntária, pois resolveu, por assim dizer, continuar em guerra com Deus. Embora os ímpios não confessem isso, o fato é evidente; e Deus, que é um juiz justo, declarou que aqueles que desprezavam a doutrina profética eram considerados.

E ele diz que é mau para você, a fim de que eles saibam que Deus não defendeu sua própria causa porque ele precisava do serviço deles, mas que cuidava do bem-estar deles. Pois aqui deve ser entendido um contraste implícito, como se o Profeta tivesse dito: “Que perda Deus sofreu por sua perversidade? De fato, tentaste privá-lo de sua glória, pois adornaste vossos ídolos por despojos que lhe foram tirados; mas não está no poder dos homens subtrair nada dos direitos de Deus; ele permanece sempre perfeito: então isso acaba em vossa ruína quando sois rebeldes. Quando, portanto, Deus agora o reprova, ele não mantém seu próprio direito, como se tivesse recebido algum ganho ou perda de você; mas é uma evidência de sua misericórdia, porque ele não quer que você pereça, embora veja que você é levado à destruição por um impulso insano. Em seguida, segue:

Comentário de E.W. Bullinger

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

provoca-me à ira, etc. Referência a Pentateuco ( Deuteronômio 32:21 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *