Estudo de Jeremias 26:19 – Comentado e Explicado

Ezequias, rei de Judá, e o povo de Judá condenaram-no por isso à morte! Não temeram eles o Senhor? Não lhe imploraram o favor, a ponto de se arrepender do mal com que os ameaçava? E nós poderíamos arcar com a responsabilidade de tão grande crime?
Jeremias 26:19

Comentário de Albert Barnes

Assim poderíamos adquirir … – Antes, e deveríamos cometer um grande mal contra nossas próprias almas; isto é, ao matar Jeremias, devemos cometer um pecado que provaria um grande infortúnio para nós mesmos.

Comentário de John Calvin

Tendo agora relatado o que Micah havia denunciado, eles acrescentaram: Matando, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá o mataram? Pelo exemplo do piedoso rei Ezequias, eles exortaram o povo a mostrar bondade e docilidade, e demonstraram que era uma honra feita a Deus e a seus profetas, não se irritarem com suas repreensões e ameaças, por mais que pudessem ter sido. foram instigados ou por mais profundamente que possam ter sido feridos. Mas acrescentaram ainda: Ele não temeu a Jeová? e suplicar a face de Jeová? e Jeová não se arrependeu? Eles confirmaram o que Jeremias havia dito anteriormente, que não havia outro remédio senão submeter-se calmamente às instruções proféticas e, ao mesmo tempo, fugir para a misericórdia de Deus; pois pelo temor de Deus aqui se entende a verdadeira conversão; o que mais é o medo de Deus além da reverência pela qual mostramos que somos submissos à sua vontade, porque ele é um pai e um soberano? Quem, então, possui Deus como Pai e Soberano, não pode fazer outra coisa senão submeter-se do coração ao seu bom prazer. Portanto, os anciãos queriam dizer que Ezequias e todo o povo realmente se voltaram para Deus. Agora, o arrependimento, como deve ser bem conhecido, contém duas partes – o pecador fica descontente consigo mesmo por causa de seus vícios – e abandonando todos os desejos perversos da carne, ele deseja formar toda a sua vida e suas ações de acordo com a regra. da justiça de Deus.

Mas eles acrescentaram que suplicaram, etc. Embora Jeremias use o número singular, ele ainda inclui o povo e o rei; ele parece, no entanto, ter usado o número singular intencionalmente, a fim de elogiar o rei, cuja piedade era extraordinária e quase incomparável. Não há dúvida de que ele apontou o caminho certo para os outros, para que eles se arrependessem, e também que ele humildemente depreciou essa vingança, que justamente encheu suas mentes de terror. Ele, de fato, atribuiu isso especialmente ao rei piedoso; mas a mesma preocupação também deve ser estendida aos principais homens e a todo o corpo do povo, como veremos atualmente; Ele não suplicou então o rosto de Jeová?

Esta segunda cláusula merece atenção especial; pois um pecador nunca voltará a Deus, a menos que tenha a esperança de perdão e salvação, como jamais temeremos a presença de Deus, exceto que a esperança de reconciliação nos seja oferecida. Portanto, as Escrituras, sempre que falam de arrependimento, acrescentam fé ao mesmo tempo. São de fato coisas totalmente distintas, e ainda assim não contrárias, e nunca devem ser separadas, como alguns fazem sem consideração. Pois arrependimento é uma mudança de toda a vida e, como se fosse uma renovação; e a fé ensina o culpado a fugir para a misericórdia de Deus. Mas ainda devemos observar que há uma diferença entre arrependimento e fé; e ainda assim eles se unem, de modo que aquele que rasga um do outro perde inteiramente os dois. Esta é a ordem que o Profeta agora segue ao dizer que Ezequias suplicou a face de Jeová. De onde é o desejo de orar, exceto pela fé? Não basta, então, sentir ódio e desgosto por seus pecados e desejar se conformar à vontade de Deus, exceto se ele pensa em reconciliação e perdão. Os anciãos apontaram o remédio e o exibiram como se fosse pelo dedo; pois se o povo, segundo o exemplo de Ezequias e de outros, se arrependesse, deveria fugir para a misericórdia de Deus e testemunhar sua fé, orando a Deus para ser propício a eles.

Portanto, Jeová se arrependeu do mal que havia falado contra eles. O Profeta agora faz uso do número plural; concluímos, portanto, que sob o nome do rei Ezequias, ele antes incluía todo o povo. Deus então se arrependeu do mal (173) Quanto a esse modo de falar, não falarei agora de maneira geral. Sabemos que nenhuma mudança pertence a Deus; pois de onde vem o arrependimento, exceto por isso – que muitas coisas acontecem inesperadamente que nos obrigam a mudar nosso propósito? alguém pretendia algo; mas ele pensou que isso seria o que nunca aconteceu; portanto, é necessário que ele revogue o que havia determinado. O arrependimento é o associado da ignorância. Agora, como nada é escondido de Deus, então nunca pode ser que ele se arrependa. Como assim? porque ele nunca determinou nada, mas de acordo com seu certo conhecimento prévio, pois todas as coisas estão diante de seus olhos. Mas esse tipo de fala, que Deus se arrepende, ou seja, não executa o que ele anunciou, refere-se ao que parece aos homens. Não é de admirar que Deus assim nos fale com condescendência; mas, embora essa simplicidade ofenda os ouvidos delicados e ternos, nós, ao contrário, nos maravilhamos com a indulgência de Deus em descer até nós e falar de acordo com a compreensão de nossas capacidades fracas. Agora percebemos como se pode dizer que Deus se arrepende, mesmo quando ele não executa o que havia denunciado. Enquanto isso, seu objetivo permanece fixo e, como James diz,

“Não há nele sombra de virar.” ( Tiago 1:17 .)

Mas uma pergunta pode ser novamente levantada: Como Deus se arrependeu do mal que havia ameaçado tanto ao rei quanto ao povo? mesmo porque ele adiou sua vingança; pois Deus não revogou seu decreto ou sua proclamação, mas poupou Ezequias e o povo que vivia. Então o adiamento da vingança de Deus é chamado de arrependimento; pois Ezequias não experimentou o que temia, visto que não viu a ruína da cidade nem o triste e terrível evento que Micah havia previsto.

Agora, isso também deve ser notado – que o rei piedoso é aqui elogiado pelo Espírito Santo, que ele sofreu severamente reprovação, embora, como eu já disse, ele não fosse culpado. Ele tinha, de fato, um zelo ardente e estava preparado para enfrentar qualquer problema na promoção da verdadeira adoração a Deus; e ainda assim, calma e silenciosamente, ele se envolveu com o Profeta, quando falou da destruição da cidade e do Templo, pois viu que precisava de um ajudante assim. Pois, por mais sabiamente que príncipes piedosos se esforcem na promoção da glória de Deus, Satanás resiste a eles. Por isso, eles sempre desejam, por uma questão de pouca importância, ter professores verdadeiros e fiéis para ajudá-los, ajudá-los e fortalecê-los, e também se opor a seus adversários; pois, se os professores se calam ou dissimulam, uma maior má vontade é recebida pelos bons príncipes e magistrados; pois quando com a espada desembainhada eles defendem a glória de Deus e sua adoração, enquanto os professores são cães idiotas, todos gritam: “Oh! o que significa essa gravidade? Nossos professores poupam nossos ouvidos, mas estes não poupam nem nosso sangue. ” Portanto, é sempre desejável que os reis bons e piedosos tenham mestres ousados ??e sinceros, que choram em voz alta e confirmam os esforços de seus príncipes. Tal era o sentimento do piedoso Ezequias, como podemos concluir a partir desta passagem. O resto eu devo adiar.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico “eth Jeová = o próprio Jeová.

suplicou ao SENHOR = apaziguou a face de Jeová. Figuras do discurso Pleonasmo e Antropopatéia .

O arrependeu. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6. Referência a Pentateuco ( Êxodo 32:14 ). App-92.

almas. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de John Wesley

Ezequias, rei de Judá e todo o Judá, o matou? Ele não temeu ao SENHOR, e rogou ao SENHOR, e o SENHOR se arrependeu do mal que pronunciara contra eles? Assim, podemos obter um grande mal contra nossas almas.

Assim – Agora, se seguirmos um caminho bem contrário, e matarmos esse homem, não devemos fazer bem a nós mesmos, mas adquirir grande mal contra nossas almas; isso é contra nós mesmos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *