Estudo de Jeremias 27:10 – Comentado e Explicado

Porque são mentiras que vos profetizam a fim de que sejais banidos de vossa terra, dispersados por mim e levados a perecer.
Jeremias 27:10

Comentário de Albert Barnes

Para afastá-lo agora … – Isso seria o resultado de suas vaticinações.

Comentário de John Calvin

Este versículo também confirma o que eu disse: que este discurso foi planejado para os judeus e que era peculiar para eles; pois o que é dito aqui não poderia ser aplicado às nações pagãs. O que havia sido dito ultimamente sobre augúrios, mágicos e adivinhos, sem dúvida deve ser entendido daqueles impostores que, sob o nome de profetas, enganaram esse povo miserável.

Ele diz que eles profetizaram a falsidade. Muitos, sem dúvida, aduziram, com o objetivo de se opor a ele, suas próprias evasões: “Você é o único a ser acreditado? tu sozinho diz a verdade? como você prova que o que ensina é um oráculo do céu e que estes nos enganam? ” Pois o clamor geralmente ímpio, como vemos hoje em dia, com os papistas, se encobre com uma pretensão desse tipo: por qualquer abominação que possa haver, encobrem-na apenas com esse sofisma – que as Escrituras são obscuras, e que a controvérsia é incerta, e que, portanto, não se pode acreditar em nada além do que a Igreja decretou: então, com eles, a definição de homens, como eles dizem, é a única regra de fé; e, portanto, também, toda a autoridade das Escrituras é pisada por eles, como se Deus tivesse em vão falado por seus próprios profetas e apóstolos. Não há dúvida de que a doutrina de Jeremias foi contestada por tais clamores: ele, no entanto, perseverou no curso de seu cargo e condenou com ousadia os profetas, que eles apenas enganavam os judeus por suas mentiras.

Ele acrescenta que eles podem afastá-lo de sua terra. Eu disse que isso não pode ser aplicado a outras nações; mas Deus deu uma esperança de misericórdia ao seu povo, desde que obedecessem voluntariamente ao rei da Babilônia. Na verdade, não foi um perdão total; todavia, foi devido à sua bondade que Deus não tratou os judeus com rigorosa justiça, mas os castigou com gentileza e moderação paterna: pois era um castigo duradouro permanecer em seu próprio país e prestar homenagem ao rei da Babilônia. Deus então teria mitigado o castigo do povo, se eles tivessem voluntariamente aceitado o jugo. É o que Jeremias diz agora: “Os falsos profetas buscam apenas isso, para afastar você do seu país; pois eles querem que você pense que estará livre de todo castigo; mas Deus está preparado para lidar gentilmente com você; embora ele não passe inteiramente por seus vícios, seu castigo será facilmente suportado, pois permanecerá em seu próprio país. Mas se você crer nesses impostores, eles o levarão para o exílio distante; porque Deus diz: eu os rejeitarei, e vós perecereis. (185)

Se se objeta novamente que os judeus não podiam formar uma certa opinião, se se devia acreditar em Jeremias e não nos outros que eram muitos, a resposta está à mão: eles próprios estavam conscientes de serem maus e não havia necessidade de debates para averiguar o que era verdade; pois cada um achou que o juízo de Deus era contra si mesmo, pois se haviam afastado da pura adoração a Deus e se poluíram com muitas superstições ímpias, e uma licença em todos os tipos de pecados também prevaleceu entre eles: foram advertidos, nem uma vez, nem por um dia, mas por muitos profetas, e também continuamente e por um longo tempo. Como então eles haviam provocado a vingança de Deus por sua obstinada maldade, como poderiam estar em dúvida a respeito de Jeremias, se ele tinha, como da boca de Deus, e como um arauto celestial declarou a eles o que mereciam? E certamente sempre que os homens fingem ter caído em erro ou ignorância, eles sempre podem ser privados dessa evasão; pois sua própria consciência os convence e é suficiente para condená-los.

Deus acrescenta que os judeus pereceriam, exceto se antecipassem um julgamento extremo, isto é, exceto se se submetessem ao castigo paterno. Essa passagem merece ser notada especialmente, como veremos novamente novamente; pois aqui somos ensinados que, sempre que Deus mostra alguns sinais de desagrado, não há nada melhor para nós do que nos preparar para a paciência; pois assim, sempre daremos lugar e uma passagem livre à sua misericórdia; mas, por pertinência, nada ganhamos, e nada fazemos além de acender sua ira cada vez mais. É isso que Jeremias quer dizer quando declara que aqueles que não se submetessem ao rei de Babilônia pereceriam. Segue-se –

10. Pois eles te profetizam falsamente, a fim de afastá-lo da sua terra; porque te afastarei e perecereis (isto é, da terra).

A palavra ??? pode ser frequentemente traduzida adverbialmente. Isso às vezes pode ser considerado, é evidente: ele ameaça expulsão e ruína, caso escutem falsas profecias; então, no versículo seguinte, ele promete continuar na terra aos obedientes: “Mas a nação que põe seu pescoço sob o jugo do rei de Babilônia e o serve, farei com que se estabeleça em sua terra, diz Jeová: para que possa cultivá-lo e permanecer nele. ” – Ed

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *