Estudo de Jeremias 27:18 – Comentado e Explicado

Se na verdade são profetas inspirados pelo Senhor, que intercedam junto ao Senhor dos exércitos, a fim de que os objetos que ficaram no templo, no palácio do rei de Judá e em Jerusalém não sejam levados para Babilônia!
Jeremias 27:18

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta ri para desprezar a confiança tola com que os falsos profetas estavam inchados, quando prometeram toda a felicidade no futuro. Ele diz, portanto, que eles não deviam acreditar na prosperidade da qual profetizaram, mas que, pelo contrário, deveriam ter temido um castigo muito grave.

Ele então diz: Se são profetas, interceda com Jeová, para que o que resta ainda não seja tirado de Jerusalém. Eles prometeram o retorno dos navios, que já haviam sido levados para Babilônia; e, no entanto, o que ainda restava no templo e no palácio do rei e em toda a cidade seria removido para a Babilônia. Agora percebemos o desígnio do Profeta; ele compara o futuro com o passado e mostra que esses impostores prometeram tolamente algum estado melhor das coisas, mesmo quando o pesado julgamento de Deus lhes estava iminente; pois a cidade e o templo estavam condenados à ruína inteira. O verbo p , pego, significa encontrar, ir ao encontro, e é tomado metaforicamente no sentido de interceder; pois aquele que conhece alguém como intercessor, de certa maneira restringe o oponente; e as Escrituras usam essa palavra quando falam dos santos como suplicando a Deus; a palavra correta é interceder. (189)

Nesta passagem, aprendemos que essas duas coisas estão unidas – ensinando e orando. Então Deus quer que ele, a quem ele designou professor em sua Igreja, seja assíduo em oração. E assim os apóstolos disseram, quando falaram em nomear diáconos, que não podiam comparecer às mesas; pois eles disseram que estavam suficientemente envolvidos no ensino e mencionaram também orações. ( Atos 6: 2. ) O mesmo também aprendemos neste lugar, onde Jeremias atribui o ofício de interceder aos verdadeiros e fiéis servos de Deus, que conscientemente cumpriram o ofício de ensinar; Se eles são profetas, diz ele, interceda com Jeová, para que os vasos restantes não sejam levados. Notemos ao mesmo tempo a definição que ele dá; pois por isso ele também mostra que devem ser considerados verdadeiros profetas, mesmo aqueles que têm a palavra de Deus, como já descobrimos em outros lugares,

“O Profeta que tem um sonho e que tem a minha palavra verdadeira, deixe que ele diga a minha palavra.” ( Jeremias 23:28 )

Dissemos por essas palavras do Profeta que pode ser determinado quem são eles que merecem ser chamados de profetas, mesmo aqueles que têm a palavra de Deus. Jeremias confirma o mesmo aqui quando diz: Se eles são profetas, e se a palavra de Jeová está com eles Essas duas cláusulas devem ser lidas juntas, pois a segunda é exegética, ou explicativa da primeira. Mas agora não posso terminar o todo; devo, portanto, adiar o resto até amanhã.

Comentário de E.W. Bullinger

Be = existe; ou ele e permanece. Hebraico. yesh. Compare Jeremias 31: 6 , Jeremias 31:16 , Jeremias 31:17 e veja notas em Provérbios 8:21 ; Provérbios 18:24 .

o SENHOR dos Exércitos = Jeová Zebaote. Veja nota em Jeremias 6: 6 . 1 Samuel 1: 3 .

às. Alguns códigos, com três edições impressas anteriores, omitem “at” .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *