Estudo de Jeremias 35:17 – Comentado e Explicado

Eis por que, assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel, vou lançar sobre Judá e os habitantes de Jerusalém os flagelos de que os ameacei, porquanto lhes falei e não me escutaram, e quando os chamei não me responderam.
Jeremias 35:17

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 35:17 . Portanto, assim diz o Senhor: Eis aqui, etc. – Como eles não obedeceram aos preceitos da minha palavra, executarei as ameaças dela. Trarei Judá, etc. Ou seja, pelo exército caldeu; todo o mal que tenho pronunciado contra eles – tanto na lei como nos profetas; porque eu lhes falei e os chamei – Tentei de todas as maneiras e meios para convencê-los e reduzi-los; falado por minha palavra, chamado por minha providência, e ambos para o mesmo fim; e ainda assim, sem nenhum objetivo: eles não ouviram nem responderam.

Comentário de Adam Clarke

Trarei sobre Judá e sobre todos os habitantes de Jerusalém todo o mal – Tendo, pela conduta dos recabitas, claramente e plenamente convencido-os de ingratidão e rebelião, ele agora passa a pronunciar sentença contra eles.

Comentário de John Calvin

O Profeta, depois de ter mostrado que os judeus eram tão condenados pelo exemplo dos recabitas, que não havia defesa para eles, acrescenta agora: – como a palavra de Deus lhes era inútil, agora seria eficaz contra eles. . Este é o significado do verso.

Eu falei com eles, diz Deus; Agora não falarei mais com eles, mas falarei contra eles, isto é, comandarei os caldeus, e eles serão meus ministros e os executores da minha vingança. Vemos, portanto, a ordem que o Profeta observou: ele não apresentou esta sentença final, que é como um raio, até que ele provasse que os judeus eram culpados. Para esse fim, foi a comparação que ele fez, quando disse que os recabitas haviam obedecido ao pai e que os judeus haviam desconsiderado a lei de Deus e todos os avisos dados pelos profetas. Eu trarei, diz ele, a Judá e aos habitantes de Jerusalém todo o mal que tenho falado contra eles; porque eu falei com eles, e eles não ouviram

Aqui o Profeta distingue entre dois tipos de fala. Pois Deus falou aos judeus, mas ele também falou contra eles. Aqui estão duas preposições, não muito diferentes: uma começa com um ? aleph e a outra com ? , oin. Por aquele, o Profeta denota doutrina, exortações e tudo o que pode levar ao arrependimento, para que os homens sejam lembrados de seu dever ou retidos nele. Este, então, é um modo de falar, isto é, quando Deus se dirige a nós e nos convida a si mesmo. O outro modo é o que se refere a ameaças, ou seja, quando Deus, depois de descobrir que ele não pode fazer nada ensinando, recorre a ameaças e mostra que vingança nos espera. Essa passagem, portanto, é especialmente digna de observação, porque, portanto, aprendemos que quando os homens rejeitam a palavra de ensino, eles não podem escapar da outra palavra, que denuncia o julgamento de Deus. Ensinar parece inútil quando não é recebido pelos homens; mas todo aquele que despreza sua palavra encontrará, finalmente, para sua própria ruína, que as denúncias pelas quais Deus confirma e ratifica a autoridade de sua palavra não podem ser anuladas: pois, então, eles não ouviram a palavra que eu havia falado. a eles virão sobre eles todos os males que tenho pronunciado contra eles

Acrescentando, eu chamei e eles não responderam, ele amplia a atrocidade do pecado deles; pois Deus não tinha simplesmente mostrado o que era necessário para a salvação deles, mas também os chamara para si mesmo, e até os chamava em voz alta; mas ele falou aos surdos, pois eles não responderam. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor Deus dos exércitos, o Deus de Israel = Jeová Elohim Zeba “, Elohim de Israel. Veja o App-4. Este é o uso mais completo (e, portanto, o mais solene) deste título divino. Ocorre neste livro apenas três vezes (aqui, Jeremias 38:17 e Jeremias 44: 7 ).

Ver. Figura do discurso Asterismos . App-6. Usado para enfatizar ainda mais o que se segue.

mal. Hebraico. ra “a”. App-44.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *