Estudo de Jeremias 36:3 – Comentado e Explicado

Quando o povo de Judá compreender todo o mal que lhe pretendo fazer, talvez cada um se afaste de seu perverso caminho, de sorte que eu lhes possa perdoar as iniqüidades e os pecados.
Jeremias 36:3

Comentário de Albert Barnes

Compare Jeremias 26: 3. No ponto da data, Jeremias 26 : é imediatamente anterior ao presente.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 36: 3 . Pode ser, etc. – Essas e outras expressões do mesmo tipo indicam suficientemente que a presciência de Deus de eventos futuros não impõe restrições irresistíveis à vontade do homem, nem tira a liberdade das ações humanas. Baruque era o discípulo mais fiel de nosso profeta: ele o serviu enquanto ele vivia na qualidade de secretário e nunca o deixou até a morte.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 36: 3 . Pode ser que a casa de Judá ouça, etc. – Ou seja, ouvirão e colocarão no coração todo o mal, etc., para que possam retornar, etc. – Blaney traduz o versículo: “Porventura a casa de Judá possa ouvir todo o mal que eu pretendo fazer com eles, de modo a desviar cada um do seu mau caminho, e eu posso perdoar a iniqüidade e o pecado deles”. Veja a expressão semelhante, Jeremias 36: 7 ; Jeremias 26: 3 ; Ezequiel 12: 3 ; Amós 5:15 ; nos lugares em que Deus é apresentado como falando segundo a maneira dos homens, e usando métodos como, na probabilidade humana, é mais provável que prevaleça: compare Jeremias 8: 6 . Essas, e expressões do mesmo tipo, indicam suficientemente que a presciência de Deus de eventos futuros não restringe a vontade do homem, nem tira a liberdade das ações humanas. Para que eu possa perdoar sua iniqüidade e seu pecado – O perdão dos pecados nas Escrituras às vezes significa absolver um pecador da obrigação que o pecado lhe havia submetido à morte eterna; às vezes a remissão de um castigo temporal: pode aqui ser entendido como compreendendo ambos, embora seja provável que o último se destine principalmente.

Comentário de Adam Clarke

Pode ser que a casa de Judá ouça – Ainda era possível evitar os julgamentos que tantas vezes foram denunciados contra eles. Mas, para isso, eles devem –

  1. Ouça o que Deus falou.
  • Todo homem se desvia do seu mau caminho.
  • 3. Se o fizerem, Deus graciosamente promete perdoar sua iniqüidade e seu pecado.

    Comentário de John Calvin

    Aqui, Deus explica o objetivo que ele tinha em vista, mesmo para tentar outra vez se os judeus eram curáveis, para que o ensino do Profeta pudesse ser propício à sua salvação. Mas ele usa a partícula ???? auli, “pode ??ser”, o que implica uma dúvida; porque eles tinham tantas vezes, e por tanto tempo, e de tantas maneiras diferentes, se mostravam tão obstinados que dificilmente havia uma esperança em seu arrependimento. Deus, no entanto, mostra que ele não estava cansado, desde que houvesse neles ainda a menor partícula da religião. Pode ser então, ele diz, que a casa de Judá ouvirá todo o mal, etc.

    Vimos como o Profeta trabalhou, não apenas para aterrorizar sua própria nação por ameaças, mas também docemente para atraí-las ao serviço de Deus; mas Deus fala aqui deles como de homens perversos, que eram quase intratáveis, de acordo com o que é dito nos Salmos 18:26 , que Deus seria severo com os perversos; pois Deus lida com os homens de acordo com sua disposição. Como os judeus então eram indignos de que Deus, segundo sua gentileza, os ensinasse quando crianças, isso só lhes restava, a se arrepender sob a influência do medo. Pode ser, ele diz, que eles suportem todo o mal etc. Agora vemos por que Deus toca apenas em ameaças, pois isso só permaneceu para os homens tão obstinados.

    Ele diz: O mal que penso fazer etc. Deus aqui transfere para si o que pertence aos homens; pois ele não pensa ou delibera consigo mesmo; mas como não podemos compreender seu conselho incompreensível, ele às vezes assume a pessoa do homem; e é isso que é comum nas Escrituras. Mas ele diz que pensa no que pronuncia em sua palavra; enquanto Deus exorta os homens a se arrependerem, ele mantém sua mão suspensa e permite uma oportunidade de se arrepender. Ele então diz que está, por assim dizer, no meio de suas deliberações: como quando alguém quer saber se um criminoso se submeterá, então Deus se transforma, de certa maneira, no que é o homem, quando ele diz: pensar; isto é, que eles saibam que a vingança não é em vão denunciada em minha palavra; pois farei o que ameaçar agora, exceto que se arrependam.

    Ele diz: Para que todos desviem o seu caminho mau. Isto é ouvir, mencionado anteriormente, mesmo quando os homens se tocam seriamente, para ficarem descontentes com seus vícios e desejar que o coração se entregue a Deus. Ele se une a uma promessa, pois, sem a esperança de perdão, não pode ser que os homens se arrependam, como se costuma dizer; mas deve ser repetido, porque poucos entendem que a fé não pode ser separada do arrependimento; e um pecador nunca pode ser induzido a retornar verdadeiramente a Deus, a menos que tenha esperança de perdão, pois essa é uma verdade principal, conforme é dito nos Salmos 130: 4 ,

    “Contigo é misericórdia, para que sejas temido.”

    Então, de acordo com o que é comumente feito, o Profeta diz que, se os judeus se voltassem para Deus, ele seria propício a eles, como se dissesse, que os homens não ficariam desapontados se se arrependessem, porque Deus se encontraria prontamente e reconcilie-se com eles: apenas uma coisa, como eu disse, é o que pode nos encorajar a nos arrepender, isto é, quando estamos convencidos de que Deus está pronto para nos perdoar. Ele menciona iniquidade e pecado. O Profeta, sem dúvida, se referiu a essas duas palavras, a fim de mostrar que não devemos nos desesperar, embora os pecados sejam acumulados nos pecados. Segue-se –

    Comentário de E.W. Bullinger

    mal = calamidade. Hebraico. ra “a”. App-44.

    todo homem. Hebraico. “ish. App-14.

    iniqüidade. Hebraico. “avon. sin. Hebrew. chata App-44.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *