Estudo de Jeremias 36:8 – Comentado e Explicado

E Baruc, filho de Néria, executou pontualmente a ordem do Profeta Jeremias, lendo no templo os oráculos do Senhor inscritos no rolo.
Jeremias 36:8

Comentário de Albert Barnes

Leitura – Ler.

Comentário de John Calvin

Aqui a prontidão de Baruque é elogiada, pois ele não desobedeceu ao Profeta de Deus, mas assumiu de bom grado o cargo que lhe fora designado. Seu escritório, como dissemos, não estava isento de perigo. Como então sua mensagem não era de modo algum popular, mas, pelo contrário, muito desagradável, por isso é vista a devoção de Baruque. Ele não recusou, pois sabia que esse fardo lhe era imputado por algum propósito. Jeremias então diz que fez o que havia sido ordenado e leu no templo as palavras de Jeová (103) Ele as chama um pouco mais nas palavras de Jeremias, mas a mesma coisa significa; pois, como Deus é, por assim dizer, representado por seus ministros, ele muitas vezes transfere para eles o que pertence a ele próprio. ( Romanos 2:16 ; 2 Timóteo 2: 8 ) Isso é chamado de doutrina de Jeremias, que, no entanto, falando propriamente, não tem outro autor além de Deus. Assim, Paulo chamou aquele Evangelho, do qual ele era o pregador e testemunha, seu Evangelho; e, no entanto, ele próprio não havia inventado o evangelho, mas o havia recebido de Cristo, e fielmente o libertado como de suas mãos.

Devemos, portanto, observar esse modo de falar, que ocorre em toda parte nas Escrituras – a mesma coisa é atribuída a Deus e a seus servos. Assim, encontramos o que pode parecer estranho: – Dizem que os apóstolos perdoam pecados, dizem que trazem salvação; mas a razão é que, porque eles eram ministros da graça de Deus, e exortaram os homens em nome de Cristo a se reconciliarem com Deus. Eles então se absolveram, porque eram os testificadores da absolvição. Assim também as palavras que Deus ditou a seu servo foram chamadas de Jeremias; todavia, propriamente falando, não eram as palavras do homem, pois não procediam de um homem mortal, mas do único Deus verdadeiro. Segue-se –

8. E Baruque, filho de Nerias, fez conforme tudo o que Jeremias, o profeta, lhe ordenara, a fim de ler no livro as palavras de Jeová na casa de Jeová.

O que Jeremias havia ordenado a Baruque era pegar um rolo e escrever as palavras de sua boca: esse Baruque fez, e com esse propósito, que ele pudesse ler as palavras (como diz Targum ) na casa do Senhor. – Ed.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *