Estudo de Jeremias 38:17 – Comentado e Explicado

E Jeremias disse então a Sedecias: Eis o que diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: se te entregares aos oficiais do rei de Babilônia, terás a vida salva e a cidade não será queimada. E sobreviverás, assim como tua família.
Jeremias 38:17

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 38:17 . Se você sair com segurança Nabucodonosor não estava pessoalmente no cerco de Jerusalém. Ele estava em Riblah, na Síria, cap. Jeremias 39: 5-6 . Seu exército foi comandado por seus generais; é a esses generais ou príncipes que Jeremias aconselha Zedequias a voltar e a se submeter ao rei, por quem ele havia sido estabelecido no trono.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 38: 17-18 . Então disse Jeremias: Assim diz o Senhor : Aqui temos o bom conselho que Jeremias lhe deu, com as razões pelas quais o rei deveria segui-lo; razões tiradas, não de qualquer prudência ou política de sua autoria, mas em nome do Senhor, o Deus dos exércitos e Deus de Israel. Se você sair com segurança ao rei dos príncipes de Babilônia – Aqueles mencionados Jeremias 39: 3 , e se submeter a eles; então tua alma viverá – Ou seja, viverás; e esta cidade não será queimada, etc. – Salvarás a cidade da destruição pelo fogo, e tuas esposas e filhos sofrerão uma morte violenta. Deve-se observar que Nabucodonosor não estava agora pessoalmente no cerco de Jerusalém, mas em Riblah, na Síria, Jeremias 39: 5 ; Jeremias 39: 9 . Seu exército foi comandado por seus generais; e é a eles, aqui chamados príncipes, que Jeremias aconselha Zedequias a sair, e através deles a se submeter ao rei, por quem ele havia sido estabelecido no trono. Mas se você não sair, etc. – Como ele já havia usado exortações e promessas, então aqui ele usa avisos e ameaças para prevalecer com o rei e seguir o caminho pelo qual somente ele poderia preservar Jerusalém, ele próprio e a família da ruína.

Comentário de Adam Clarke

Irá seguramente ir – Na obediência do rei aos conselhos do profeta, a segurança da cidade dependia.

Ao rei dos príncipes da Babilônia – Os generais do exército retornando ao cerco pela derrota dos egípcios; pois o próprio Nabucodonosor estava então em Riblah, na Síria, Jeremias 39: 5 , Jeremias 39: 6 .

Comentário de John Calvin

Uma pergunta pode ser levantada aqui: se Deus novamente ordenou a seu profeta que repetisse o que tantas vezes falara em vão? Para isso, não podemos dizer nada certo, exceto que a probabilidade é de que o Profeta não abriu a boca sem ser guiado pelo Espírito Santo. Pois, embora ele não tivesse recebido nenhum novo mandamento, o Espírito de Deus o influenciou e governou sua língua e seu coração. De fato, descobriremos atualmente que o que estava à mão havia sido revelado a ele; não o que ele tinha antes, mas foi adicionado como uma nova confirmação da antiga doutrina. Mas isso é apenas uma provável conjetura; deixe então cada um ter sua própria visão da questão.

Para que ele agora ganhasse crédito por sua resposta, ele a precedeu dizendo que não falava, exceto da boca de Deus. Ele havia declarado isso muitas vezes, tendo testemunhado que o que ele disse lhe foi dado a conhecer por Deus. Mas agora não se sabe se ele foi convidado a repetir as mesmas coisas; embora seja certo que ele não fez mau uso do nome de Deus, nem ele, sem autoridade, afirmou que era a palavra de Deus. O Espírito, portanto, como eu disse, era seu guia e governante, embora possamos admitir que ele não recebeu nenhum mandamento divino.

Ele chama Deus, o Deus dos exércitos, e o Deus de Israel. Pelo primeiro título, ele denota a onipotência de Deus; e no segundo, a aliança que ele havia feito com os judeus. Ele então expôs o incomensurável poder de Deus, a fim de fazer Zedequias temer; pois os hipócritas, embora sejam constrangidos a temer o nome de Deus, ainda assim se endurecem de certa maneira: é, portanto, necessário despertá-los, como o Profeta fez aqui. Ele então tocou na impiedade de Zedequias; pois ele não apenas professava ser um dos eleitos de Deus, mas também era o rei e a cabeça; ele governou a herança do Senhor. E, no entanto, ele não acreditou em nenhuma das profecias. Portanto, está implícita uma reprovação, quando o Profeta diz, o Deus de Israel

Uma atenuação da punição é adicionada, desde que Zedequias, de bom grado, coloque seu pescoço sob o jugo. E não era uma misericórdia comum de Deus, que ele ainda pudesse escapar de um castigo extremo; pois ele era indigno de ser considerado por Deus, pois, durante alguns anos, não havia prestado atenção ao que ouvira da boca de Jeremias, que devia render a si mesmo, seu povo e a cidade aos caldeus. ele recusou, mas foi refratário e obstinado contra Deus. Vimos, portanto, que ele não era digno de qualquer alívio; e, no entanto, Deus ainda estava pronto para perdoá-lo, quanto à sua vida, desde que ele passasse, por sua própria vontade, para os caldeus. E assim ele se tornou mais indesculpável, na medida em que quando soubesse que Deus seria propício se ele se submetesse ao devido castigo, ele ainda não estava disposto a obedecer, como veremos mais adiante. E assim vemos que Jeremias não havia dito sem razão: “Se eu te aconselhar, não me ouvirás nem me obedecerá; Para o evento provou isso. Isso é uma coisa. Então ele disse : Viverás; e, em primeiro lugar, ele disse: Tua alma viverá; e então: Esta cidade não será queimada, e viverás; e ele repetiu as palavras : Viverás, tu e tua casa Agora segue a ameaça –

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor, o Deus dos exércitos, o Deus de Israel. Veja nota em Jeremias 35:17 .

o Deus dos exércitos. Alguns códigos, com aramaico, Septuaginta, siríaco e vulgata, omitem “Deus” e lêem “Jeová Z baiote, Deus de Israel”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *