Estudo de Jeremias 42:12 – Comentado e Explicado

Conseguir-vos-ei as suas graças, e ele terá piedade de vós, devolvendo-vos a posse de vossa terra.
Jeremias 42:12

Comentário de Albert Barnes

Ou então, eu lhe darei compaixão antes (ou seja, obter pena do) rei da Babilônia e “ele terá misericórdia de você e deixará você habitar em seu próprio solo”.

Comentário de John Calvin

Ele confirma a mesma coisa em outras palavras: eu lhe mostrarei misericórdia. Alguns explicam isso como significado, que Deus seria misericordioso com eles; e permito que essa seja a primeira razão pela qual eles deveriam ter alimentado a esperança; mas não duvido, mas que o Profeta se refere aqui a Nabucodonosor, como se ele tivesse dito: “Transformarei o coração do rei da Babilônia em misericórdia, para que ele trate misericordiosamente de você”. Dizem que Deus mostra misericórdia, quando ele perdoa e quando reconcilia aqueles que pecaram para si mesmo; mas diz-se também que ele mostra misericórdia, quando inclina o coração dos homens à misericórdia. Por esse motivo, Jacob diz:

“Deus lhe mostrará misericórdia diante do homem.”
( Gênesis 43:14 )

Mas abster-me de outras provas em um ponto que deveria ser bem conhecido.

A soma do que é dito então é que Nabucodonosor seria humano e misericordioso com os judeus, porque estava no poder de Deus mudar seu coração. Pois sabemos que Deus se volta como ele agrada aos corações dos homens; e ele freqüentemente transforma lobos em ovelhas. O significado então é que, embora Nabucodonosor fervesse de ódio contra o povo e estivesse preparado totalmente para destruir o restante, ainda haveria um remédio na mão de Deus, pois ele poderia suavizar sua dureza, pacificar sua ira e de uma natureza selvagem. o animal faz dele um pai, misericordioso, por assim dizer, com seus filhos.

Agora, esta passagem nos ensina que os corações e propósitos dos homens são governados por um poder do alto, de modo que inimigos, mesmo os piores, enquanto se enfurecem contra nós, são movidos não apenas por seus próprios sentimentos, mas também pelo trabalho oculto de Deus, e de acordo com o seu conselho, como ele os teria assim para experimentar a nossa fé. Pois se Deus modera aqueles que fervem de ira e ira, e os torna passíveis de serem colocados em nós; assim também ele solta as rédeas para aqueles que se enfurecem contra nós, e não apenas isso, mas também as agita, quando seu objetivo é punir-nos por nossos pecados, de acordo com a doutrina ensinada em todos os lugares das Escrituras. Assim, nos Salmos 106: 0 , diz-se que Deus virou o coração dos pagãos para odiar seu povo. Mas aqui, por outro lado, Deus promete que Nabucodonosor seria gentil e humano, de modo a poupar os judeus, porque ele controlaria seu coração e demonstraria misericórdia ao inclinar o rei a perdoar o povo.

Isso então deve ser observado com cuidado; pois quando nos vemos cercados de todos os lados pelos ímpios a quem Satanás leva à loucura, de modo que eles não busquem outra coisa senão nos pisar sob seus pés, especialmente quando têm o poder de nos destruir, a menos que nos sintamos totalmente seguros de que seus corações, sentimentos e todos os seus pensamentos estão nas mãos de Deus, devemos necessariamente estar totalmente desanimados. Por isso, para mitigar todos os nossos medos, é muito bom ouvir que o coração dos homens se volta e governa de acordo com a vontade de Deus. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

terra = solo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *