Estudo de Jeremias 42:6 – Comentado e Explicado

Seja-nos favorável ou adverso, obedeceremos à ordem do Senhor, nosso Deus, junto ao qual te delegamos a fim de que nos seja propícia a submissão às ordens do Senhor, nosso Deus.
Jeremias 42:6

Comentário de Albert Barnes

Nós – A forma usada aqui não ocorre em nenhum outro lugar do Antigo Testamento, mas é a forma regular do pronome no Talmude. É um dentre muitos exemplos de Jeremias que usa a linguagem popular, e não a literária de seus tempos.

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 42: 6 . Se é bom, etc. – Se parece bom, ou se parece mau, etc. Houbigant.

Comentário de John Calvin

Enquanto os judeus falavam fingidamente assumindo um caráter que não era deles, eles profanavam o nome de Deus. Mas se desejamos provar nossa fidelidade a Deus, a única maneira de agir é considerar sua palavra como vinculativa, seja agradável ou não, e nunca murmurar, como fazem os ímpios; pois quando Deus teve um jugo sobre eles, eles reclamam que sua doutrina é muito dura e onerosa. Afaste-se, então, de todas as coisas que podem tornar a palavra de Deus inaceitável para nós, se desejamos dar uma prova segura de nossa fidelidade. Por isso disseram: Seja bom ou mau, o que Deus estabelecer, obedeceremos à sua voz.

Depois eles acrescentaram: Pelo qual te enviamos a ele (127) Aqui eles ainda se lançam em labuta. Jeremias não exigiu em palavras expressas que fizessem juramento; eles ainda fizeram um juramento; e então, de várias maneiras, ainda mais se sujeitaram à punição, se se tornassem perjuradores. Eles agora mostram que seria um crime duplo, se desobedecessem a Deus; como? Se o Profeta tivesse sido enviado a eles, eles poderiam ter dado desculpas; embora vaidosos, eles ainda podem ter algo a alegar; mas quando eles, por vontade própria, pediram a Deus, quando se ofereceram para fazer isso, e prometeram ser obedientes em todas as coisas, é evidente que, a menos que depois agissem de acordo com sua fé prometida, eles deveriam ter sido mais indesculpáveis, porque eles tentaram a Deus: pois quem os induziu a vir ao Profeta? Portanto, vemos que Deus extorquiu deles o que dobrou seu crime. Porém, quanto mais hipócritas tentam disfarçar suas ocultas, mais rapidamente se ligam e mais acendem a ira de Deus contra si mesmos.

Eles então acrescentaram: Para que seja bom conosco quando obedecemos à voz de Jeová Por essa circunstância, eles também agravaram seu crime. Pois se o Profeta tivesse prometido a eles uma questão próspera, eles poderiam não ter acreditado; nesse caso, eles teriam realmente pecado; mas sua maldade teria sido mais tolerável do que quando eles mesmos haviam falado, como se fossem os órgãos do Espírito Santo; disseram eles mesmos: Tudo ficará bem conosco; será nossa principal felicidade seguir a voz de Deus e obedecê-lo. Como, então, eles protestaram contra Deus e o Profeta, para que parecessem ser servos fiéis de Deus, a maior condenação que provocaram sobre si mesmos; pois se eles acreditavam que nada sairia feliz, exceto segundo a ordem de Deus, como é que eles não se submeteram a Deus? por que eles desprezaram o que foi dito depois pelo Profeta? Mas, como já dissemos, ao se enganarem ao lidar falsamente com Deus e profanar seu santo nome, vamos aprender e saber que não podemos, de nenhuma outra maneira, esperar uma questão feliz em tudo o que fazemos, mas obedecendo à voz de Deus; pois tudo o que os homens tentarem será amaldiçoado diante de Deus. Essa é nossa única esperança, de que, quando não tentarmos nada além do que está de acordo com a palavra de Deus, haverá uma questão boa e feliz, embora muitas coisas possam acontecer de outra maneira do que esperamos ou pensamos.

Comentário de E.W. Bullinger

mal = doente. Hebraico. ra “a”. App-44.

que possa estar bem, etc. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 6: 3 ).

Comentário de John Wesley

Seja bom ou mau, obedeceremos à voz do SENHOR nosso Deus, a quem te enviamos; para que seja bom conosco, quando obedecemos à voz do SENHOR nosso Deus.

Bem ou mal – Seja grato ou ingrato para nós.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *