Estudo de Jeremias 44:26 – Comentado e Explicado

Escutai, porém, a palavra do Senhor, judeus que habitais no Egito. Eis, diz o Senhor, pelo meu grande nome eu juro! Esse nome não será mais pronunciado em todo o Egito por nenhum homem de Judá, dizendo: Pela vida do Senhor Javé!
Jeremias 44:26

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 44:26 . Que meu nome não será mais chamado, etc. – Os judeus parecem ter se juntado à adoração do Deus verdadeiro com a dos ídolos, como os samaritanos haviam feito antes deles. Portanto, Deus declara que ele não receberá tal culto poluído por suas mãos, nem permitirá que seu nome seja mais profanado por tais hipócritas; mas os consumirá por uma destruição repentina e geral, ou os entregará à impenitência e à total apostolado. Veja Lowth e Calmet.

Comentário de John Calvin

Ouçam agora, ele diz, a palavra de Jeová, etc. Por essas palavras, como já sugeri, ele sugere que eles não poderiam ganhar nada com sua insolência, exceto que assim provocariam Deus, que por outro lado estabeleceu seu próprio poder contra eles. Assim, diz Jeová: Eis que jurei pelo meu grande nome, etc. Como muitas vezes haviam desconsiderado Deus falando com eles, ele confirmou com juramento o que ia dizer. Se ele tivesse apenas ameaçado, eles poderiam tê-lo desconsiderado como de costume, como se o Profeta falasse o que era inútil. Esta é a razão pela qual ele agora apresenta Deus como juramento. E deve-se observar que, sempre que Deus confirma suas palavras por juramento, é o que faz, ou porque vê que tem a ver com homens que são como pedras, que não podem ser levados a sentir pela simples verdade; ou quando ele tem prazer em ajudar nossa enfermidade e preguiça: pois Deus confirma tanto as ameaças quanto as promessas feitas por um juramento. Quando ele confirma ameaças, indiretamente, condena indiretamente a obstinada maldade daqueles a quem se dirige. Mas quando ele promete algo por juramento, mostra como é grande a nossa propensão a satisfazer as dúvidas e que fraqueza existe em nossa fé; pois, se houvesse tanta fé em nós, deveríamos nos contentar com uma pequena palavra. Como Deus interpõe seu próprio nome como garantia, parece que somos naturalmente incrédulos ou que a fraqueza de nossa fé é tal que deseja esse apoio. Mas aqui, como Deus ameaça, ele mostra que os judeus eram tão obstinados em sua maldade, que era necessário sacudi-los pelo terror.

Agora, Deus faz um juramento por seu próprio grande nome Homens, como o apóstolo diz, jura por Deus ( Hebreus 6:16 😉 porque ele é chamado como testemunha e juiz quando seu nome é interposto. Mas não é um acréscimo supérfluo, quando Deus não apenas jura por si mesmo, mas por seu próprio grande nome, pois assim sugeriu que os judeus eram grandemente enganados, se pensassem que Deus não lhes daria vingança, porque se entregavam. Pois é comum os hipócritas medirem Deus por seu próprio julgamento; e quando eles extenuam seu poder, pensam nele como uma criança. Para, então, despojar os judeus dessa falsa imaginação, ele diz, por seu próprio grande nome. Há, então, implícito aqui um contraste entre a grandeza do nome de Deus, que não pode ser diminuída por vontade do homem, e a presunção do povo antigo, que tornou desprezível o nome de Deus.

Depois, acrescenta: Se meu nome, etc. É uma sentença imperfeita que, como já dissemos muitas vezes, era freqüentemente usada para que uma maior reverência possa ser observada por nós, quando juramos pelo nome de Deus. Agora devemos chegar ao que é dito: Não haverá um judeu que jure mais em meu nome. O próprio Deus faz um juramento, e qual é o juramento que ele faz? que ninguém deveria profanar seu nome; pois pensaram que era alguma evidência de religião quando juraram por Jeová. Ainda não passava de uma terrível profanação do nome de Deus. Eles se contaminaram, como parece, com superstições egípcias; mas, para que eles diferissem dos próprios egípcios e possuíssem algo especial, que, em suma, parecessem ser uma nação santa, ainda mantinham uma forma de juramento, distinta do que era comum entre os gentios. Deus declara que ele não permitiria que seu nome fosse mais irreverentemente usado no Egito . Não é invocado, diz ele, será meu nome mais pela boca de um judeu. E ele fala de juramentos que reunimos a partir do próximo versículo, quando ele diz: Vivo vive Jeová em toda a terra do Egito , pois, como tem sido disseram que os judeus ainda se gabavam de manter a lei, porque o nome de Deus ainda estava na boca e na língua. Mas Deus diz que era para ser tirado deles, porque era uma poluição vergonhosa de seu nome, quando se misturavam aos egípcios em todos os tipos de superstições, e ainda se vangloriavam de que eram o povo de Deus. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

Eu jurei, etc. Referência ao Pentateuco ( Gênesis 22:16 ).

O Senhor DEUS. Hebraico Adonai Jeová. App-4.

Comentário de John Wesley

Ouvi, pois, a palavra do SENHOR, todo o Judá que habita na terra do Egito; Eis que jurei pelo meu grande nome, diz o Senhor, que meu nome não será mais mencionado na boca de qualquer homem de Judá em toda a terra do Egito, dizendo: O Senhor Deus vive.

O Senhor viveNinguém ficará vivo dos judeus que estão no Egito, para jurar que o Senhor Deus vive.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *