Estudo de Jeremias 50:29 – Comentado e Explicado

Convocai contra Babilônia os arqueiros, quantos retesam o arco, e sitiai-a, a fim de que ninguém possa escapar. Tratai-a segundo a sua conduta, tomai-lhe tudo o que ela fez, porque ela se levantou contra o Santo de Israel.
Jeremias 50:29

Comentário de Albert Barnes

Ou: “Convoque os arqueiros para Babilônia, até todos os que dobram o arco: acampar-se contra ela etc.” Nesta parte da profecia, a captura de Babilônia é considerada o castigo devido a ela por queimar o templo Jeremias 50:28 .

Comentário de Adam Clarke

Convoque os arqueiros – Os versículos anteriores são a previsão: aqui, Deus chama os medos e persas para cumpri-lo.

Comentário de John Calvin

O Profeta adota vários modos de falar, e não sem razão, porque ele teve que trovejar em vez de falar; e então, enquanto ele falava de algo incrível, não havia necessidade de confirmação comum; os fiéis também, quase desanimados em suas misérias, dificilmente poderiam alimentar qualquer esperança. Esta é a razão pela qual o Profeta mora por tanto tempo e de maneira difusa em um assunto em si não obscuro, pois não havia apenas necessidade de amplificação, mas também de grande veemência.

Então, como se ele tivesse muitos arautos prontos para obedecer, ele diz: Convoque os poderosos contra Babilônia. Alguns leem “muitos”, mas a palavra ???? , rebim, significa ambos; e acho que “os poderosos” ou fortes são usados ??aqui. Por que alguns a traduzem como “flechas”, não sei. É, de fato, imediatamente adicionado, todos os que dobram o arco, ??-???? ??? , caldereki koshet. Mas a palavra, sem nada acrescentado, nunca significa uma flecha. Eles se referem a um lugar em Gênesis 21:20 , onde se diz que Ismael é “um arqueiro”, ??? , rebe; mas a palavra “arco” segue-a. Não podemos então tomar ???? , rebim aqui, mas como significando muitos ou poderosos; e o último é a palavra mais adequada. Então o Profeta pede que os fortes e os guerreiros se unam, e então ele os menciona especificamente: todos que dobram o arco, até todos os arqueiros habilidosos. Para os persas destacados nesta arte, eles eram arqueiros de primeira ordem. Era de fato uma prática comum entre as nações orientais, mas os persas superavam todas as outras. O Profeta os aponta quando ele pede que os arqueiros se reúnam. (70)

Ele acrescenta, envolve-a ou sitia- a, para que não haja escapatória. Isso também era algo difícil de acreditar, pois Babilônia era mais um país do que uma cidade. Então, dificilmente se poderia pensar que poderia ter sido cercado e levado por muito tempo, como aconteceu. Portanto, o Profeta aqui testemunha que o que excedeu a opinião de todos aconteceria. Mas ele havia dito antes que essa seria a obra de Deus, que os fiéis podem não formar um julgamento de acordo com sua própria medida, pois nada é mais absurdo, como já foi dito, do que medir o poder de Deus por nós mesmos. compreensão. Como então o Profeta havia declarado anteriormente que o cerco de Babilônia seria obra de Deus, ele os oferece agora, com mais confiança, para cercá-lo, para que não haja uma fuga

Em seguida, é adicionado: Render a ela de acordo com seu trabalho; de acordo com o que ela fez, faça com ela Por essas palavras, o Profeta mostra que a vingança que Deus executaria nos caldeus seria justa, pois nada é mais justo do que render a um o que ele havia feito aos outros.

“Com que medida você mede para os outros”, diz Cristo, “será concedido a você”. ( Lucas 6:38 )

Como, então, a própria natureza nos ensina que a punição é a mais justa que é infligida aos próprios cruéis; portanto, o Profeta nos lembra aqui que Deus seria um vingador justo em sua extrema violência contra os babilônios. Mas ele parece mais longe, pois assume esse princípio de que Deus é o juiz do mundo. Desde que ele é assim, segue-se que aqueles que oprimem injustamente os outros devem, por fim, receber sua própria recompensa; como também Paulo diz, que o julgamento de Deus, caso contrário obscuro, será tornado evidente, quando ele der alívio e descanso aos miseráveis ??que agora estão injustamente aflitos, e quando devolver sua recompensa aos opressores. ( 2 Tessalonicenses 1: 6 ). O Profeta aproveita a ocasião dessa confiança para animar os fiéis e incentivá-los a ter esperança. Como assim? Como Deus é o juiz do mundo, os judeus deveriam ter considerado que tipo de pessoas os babilônios haviam sido; antes, eles já haviam experimentado suficientemente o quão cruéis e bárbaros eram. Como, então, a avareza e crueldade dos caldeus eram suficientemente aparentes, o Profeta aqui os lembra que, como Deus está no céu, não poderia ser de outro modo, mas que em breve os chamaria de julgamento, caso contrário, não seria Deus . Certamente ele não seria o juiz do mundo, se não considerasse os miseráveis ??injustamente oprimidos, lhes trouxesse ajuda e estendesse a mão para aliviá-los; e ele também não deveria punir os avarentos, os orgulhosos e os cruéis. Agora entendemos o significado do Profeta.

Ele acrescenta, em último lugar, porque ela agiu orgulhosamente contra Jeová, contra o Santo de Israel. Ao dizer que os babilônios agiram com orgulho, ele quer dizer que eles não apenas causaram danos aos homens, mas também foram insolentes em relação a Deus. ele mesmo; pois o verbo aqui usado denota um pecado diferente daquele que ocorre por leviandade ou falta de pensamento. Quando alguém peca sem consideração, diz-se que cometeu um erro; mas quando se peca conscientemente, é uma maldade deliberada, e diz-se que ele se orgulha; e isso aprendemos nos Salmos 19:12 ; para Davi se orgulha da oposição aos erros:

“Erros”, diz ele, “quem pode entender?”

e então ele pede a Deus para purificá-lo de todo orgulho. Na verdade, Davi não tinha erguido seus chifres contra Deus, mas ele ainda temia que a devassidão da carne o levasse ao orgulho. Quando, portanto, o Profeta agora diz que os caldeus agiram orgulhosamente em relação a Deus, é o mesmo que acusá-los de orgulho sacrilégio, mesmo que eles tenham planejado ser insolentes para com o próprio Deus, e não apenas cruéis para o seu povo.

Mas segue uma explicação, contra o Santo de Israel. Os babilônios poderiam ter levantado uma objeção e dito que não era seu objetivo agir com orgulho em relação a Deus. Mas o Profeta aqui apresenta a palavra Israel, como se ele tivesse dito: “Se existe um Deus no céu, nossa religião é verdadeira; então o nome de Deus habita conosco. Desde então, os babilônios oprimiram basicamente o povo que Deus escolheu, daí resulta que eles foram sacrílegos por ele. ” E ele quis dizer o mesmo quando disse antes: a vingança de Jeová, nosso Deus. Por que ele acrescentou, nosso Deus? para que os judeus soubessem que, independentemente do que eles tivessem sofrido, alcançaram o próprio Deus, como se ele fosse ferido em sua própria pessoa. Então também neste lugar o Profeta tira dos babilônios todos os meios de evasão quando diz que eles agiram orgulhosamente em relação ao Santo de Israel. Quando, portanto, os ímpios buscam evasões e dizem que não disputam com Deus, seus as pretensões são refutadas, quando continuam em guerra com sua Igreja e lutam contra seu povo fiel, cuja segurança ele se comprometeu a defender. Pois Deus não pode ser de outra forma o protetor de sua Igreja do que se colocar como escudo em sua defesa sempre que vê seu povo injustamente atacado pelos réprobos. Segue-se, –

Proclamai a muitos na Babilônia, a todos que dobram o arco, – “A envolva por aí, não haja escapatória” etc.

A primeira parte é uma acusação como a que encontramos no segundo verso; e o segundo afirma o que eles deveriam fazer. “Proclame”, é literalmente: “’Faça ouvir’ ‘-‘ ‘Faça muitos na Babilônia ouvir’ ‘etc. – Ed.

Comentário de E.W. Bullinger

recompensá-la. Ver Apocalipse 18: 6 .

de acordo com. Veja a nota em “como” , Jeremias 50:15 . Compare Apocalipse 18: 6 .

o Santo de Israel. Veja nota nos Salmos 71:22 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *