Estudo de Jeremias 51:19 – Comentado e Explicado

O mesmo não acontecerá àquele que é a herança de Jacó, pois ele criou tudo, e Israel é a tribo do seu patrimônio. Seu nome é Javé dos exércitos.
Jeremias 51:19

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 51:19 . A porção de Jacó, etc. – Não é quem tem Jacó como porção; porque ele criou todas as coisas; não é quem tem o cetro de sua herança; cujo nome é o senhor dos exércitos. Houbigant.

Comentário de John Calvin

Se o Profeta dissesse apenas que os ídolos eram meros impostores e zombarias, teria sido realmente algo; mas essa parte de seu ensino teria sido fria e desinteressante, se ele não tivesse proclamado a glória do único e verdadeiro Deus. Deveríamos, de fato, saber que os ídolos não são nada, que os homens são enganados de maneira tola e totalmente apaixonados, quando imaginam que há neles alguma divindade. Mas o principal é que o próprio Deus verdadeiro é trazido diante de nós e que somos ensinados a direcionar todos os nossos pensamentos para ele. Isto é, então, o que agora é feito pelo Profeta; pois, depois de ter exposto a loucura dos pagãos em adorar ídolos, e ter mostrado que o todo não passa de engano e falsidade, ele agora diz: Não como eles, os deuses fictícios, é a porção de Jacó; isto é, o Deus que se revelou ao povo escolhido é muito diferente de todos os ídolos.

E, sem dúvida, a vaidade que o Profeta mencionado anteriormente não pode ser adequadamente entendida, exceto que o verdadeiro Deus seja conhecido. Pois embora alguns dos filósofos antigos ridicularizassem os erros mais grosseiros do povo comum, eles não tinham nada fixo ou certo sobre o qual pudessem descansar, como ele, que, quando perguntado: “O que era Deus?” pediu tempo para refletir e, após vários atrasos, confessou que quanto mais ele investigava a natureza de Deus, mais absorvidos eram seus pensamentos. E este deve necessariamente ser o caso dos homens até que eles aprendam o que Deus é, o que nunca pode ser feito até que ele próprio represente a si mesmo e a sua glória como se fosse um espelho.

Essa é a razão pela qual o Profeta, ao colocar o único Deus verdadeiro em oposição aos ídolos e a todas as invenções dos mortais, o chama de porção de Jacó, porque a lei era como se fosse a representação da glória de Deus. Como então ele havia se mostrado claramente ali, na medida em que era necessário para a salvação do povo escolhido, o Profeta, a fim de convidar os homens ao verdadeiro conhecimento do verdadeiro Deus, o chama de porção de Jacó, como se ele havia posto a lei como um espelho diante de seus olhos. A porção de Jacó então é Deus, que não é como deuses fictícios; como assim? porque ele é o criador de todas as coisas. É de fato por algumas palavras que ele faz a distinção entre o único Deus verdadeiro e os deuses fictícios; mas nesta breve frase ele inclui o que eu expliquei antes, mesmo que Deus é a fonte da vida e a vida de todos, e então que sua essência é espiritual e também infinita; pois como ele criou o céu e a terra, por necessidade ele sustenta ambos pelo seu poder.

Vemos então que o Profeta fala brevemente, mas não frigidamente; e desta passagem aprendemos uma doutrina útil, mesmo que Deus não possa ser compreendido por nós, exceto em suas obras. Como homens vaidosos se cansam de especulações, que não têm, por assim dizer, nenhum conhecimento prático, não é de admirar que se precipitem em muitas coisas delirantes. Sejamos então sóbrios a esse respeito, para que não possamos investigar mais a essência de Deus do que ela se torna nós. Quando, portanto, procuramos compreender o que Deus é, ou como obter o conhecimento dele, vamos direcionar todos os nossos pensamentos, olhos e mentes para suas obras.

Assim também por esta passagem, quando o Profeta chama Deus de obreiro ou conspirador de todas as coisas, fica exposta a vaidade de todas as superstições; e como? porque aprendemos, portanto, que o poder que não criou o céu e a terra é inútil e inútil; mas o único criador do céu e da terra é Deus, então ele é somente Deus. Como ele é o único Deus verdadeiro, segue-se que as invenções ou invenções dos homens são completamente delirantes e, portanto, são os artifícios e imposturas do diabo para enganar a humanidade. Vemos, portanto, que a doutrina do Profeta é exclusiva, quando ele diz que Deus é o criador de todas as coisas; pois onde o criador de todas as coisas não é encontrado, certamente não há divindade.

Ele acrescenta, a vara de sua herança. Isso parece se referir a Deus, mas no décimo capítulo a palavra Israel é introduzida; caso contrário, esses cinco versículos concordam literalmente, mas nessa passagem o Profeta diz que Israel era a vara da herança de Deus. Aqui, a vara significa um bastão de medição; pois a semelhança é tirada das terras que estão sendo medidas; para os antigos, usavam postes de determinado comprimento para medir. Por isso, os hebreus chamavam de herança a vara da herança, porque era o que havia sido medido e tinha certos limites: como quando alguém possui um campo, ele sabe quantos acres contém, tendo sido medido. Mas ambas as coisas podem ser ditas de maneira adequada e verdadeira, mesmo que Israel seja a vara da herança de Deus, e também que o próprio Deus seja uma vara de herança; pois existe uma união mútua. Pois, como Deus nos favorece com essa honra, nos tornar sua herança, e tem o prazer de nos ter como seus, assim também ele se oferece a nós como uma herança. Davi costuma dizer: “O Senhor é a minha porção” e “O Senhor é a porção da minha herança”, isto é, minha porção hereditária. Portanto, neste lugar, o significado não seria inadequado se aplicássemos as palavras a Deus. Como, no entanto, a palavra Israel é encontrada no primeiro lugar, pode ser considerada como entendida aqui. (86)

Por fim, ele diz: Jeová dos exércitos é o seu nome. Aqui está implícito um contraste; pois ele não honra a Deus com esse caráter, como se fosse um nome comum ou comum; mas ele reivindica por si próprio, e assim o distingue de todos os ídolos. Ao dizer, então, que esse nome pertence apenas ao Deus verdadeiro, mesmo o Deus de Israel, ele sugere que, por essa distinção, ele difere de todos os ídolos, e que os homens são sacrílegos quando transferem qualquer poder para os ídolos e esperam segurança. eles, e foge para eles. Como então esse nome pertence somente a Deus, segue-se que Nele habita uma plenitude de todo poder e força. Sendo assim, totalmente inútil é tudo o que o mundo jamais imaginou respeitando o número e a multidão de deuses. Segue agora, –

Comentário de E.W. Bullinger

A porção de Jacó, etc. Observe a alternância em Jeremias 51:19 , não como essa é a parte de Jacó: ( Deuteronômio 32: 9. Salmos 16: 5 ). Pois [o] primeiro de todas as coisas é Ele: e o cetro dele (Israel ” s) herança: o Senhor dos exércitos é o seu nome ( Deuteronômio 10: 9 ).

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *