Estudo de João 12:12 – Comentado e Explicado

No dia seguinte, uma grande multidão que tinha vindo à festa em Jerusalém ouviu dizer que Jesus se ia aproximando.
João 12:12

Comentário de Albert Barnes

Veja esta passagem explicada nas notas em Marcos 11: 1-11 ; João 12:16

Foi glorificado – ressuscitou dos mortos e subiu ao céu.

João 12:17

Registro nu – testemunhou que ele o havia criado e, como era natural, divulgou o relatório pela cidade. Isso despertou muita atenção, e as pessoas saíram em multidões para encontrar alguém que tinha poder para realizar esses milagres.

João 12:19

Não impeça nada – Todos os seus esforços são ineficazes para impedir o progresso de suas opiniões e impedir que as pessoas acreditem nele.

O mundo – como devemos dizer: “Todo mundo – toda a cidade saiu.” O fato de ele ter tido tanto sucesso os levou a acelerar o objetivo de matá-lo, João 11:53 .

Comentário de E.W. Bullinger

No dia seguinte: ou seja, o quarto dia antes da Páscoa, dia 11 de Nisan. Nosso pôr do sol de sábado a domingo. Veja App-156. muita gente uma grande multidão.

Comentário de John Calvin

12. No dia seguinte, uma grande multidão. Essa entrada de Cristo é mais copiosamente relacionada ( Mateus 21: 1 ; Marcos 11: 1 ; Lucas 19:29 ) pelos outros evangelistas; mas João aqui abraça os pontos principais. Em primeiro lugar, devemos lembrar o desígnio de Cristo, que foi que ele veio a Jerusalém por sua própria vontade. oferecer-se para morrer; pois era necessário que sua morte fosse voluntária, porque a ira de Deus só podia ser aplacada por um sacrifício de obediência. E, de fato, ele sabia muito bem qual seria o resultado; mas antes de ser arrastado para a cruz, ele deseja ser solenemente reconhecido pelo povo como seu rei; antes, ele declara abertamente que inicia seu reinado avançando para a morte, mas, embora sua abordagem tenha sido celebrada por uma vasta multidão de pessoas, ele ainda permaneceu desconhecido de seus inimigos até que, pelo cumprimento das profecias, que veremos posteriormente em suas próprio lugar, ele provou que ele era o verdadeiro Messias; pois ele desejava omitir nada que contribuísse para a plena confirmação de nossa fé.

Uma grande multidão, que veio à festa. Assim, os estrangeiros estavam mais dispostos a cumprir o dever de respeitar o Filho de Deus do que os cidadãos de Jerusalém, que deveriam ter sido todos exemplos de todos os outros. Pois eles tinham sacrifícios diariamente; o templo estava sempre diante de seus olhos, o que deveria ter: acendeu em seus corações o desejo de buscar a Deus; estes também eram os mais altos mestres da Igreja, e havia o santuário da luz divina. Portanto, é uma manifestação de ingratidão excessivamente básica neles que, depois de terem sido treinados para tal exercício desde seus primeiros anos, eles rejeitam ou desprezam o Redentor que lhes foi prometido. Mas essa falha prevaleceu em quase todas as épocas, que quanto mais perto e mais familiarmente Deus se aproximava dos homens, mais ousadamente os homens desprezavam a Deus.

Em outros homens que, saindo de suas casas, se reuniram para celebrar a festa, observamos um ardor muito maior, de modo que eles indagam ansiosamente sobre Cristo; e quando ouvem que ele está entrando na cidade, saem para encontrá-lo e parabenizá-lo. E, no entanto, não se pode duvidar que eles foram despertados por um movimento secreto do Espírito para encontrá-lo. Não lemos que isso foi feito em nenhuma ocasião anterior. Mas, como os príncipes terrestres convocam seus súditos ao som de uma trombeta ou de um clérigo público, quando eles tomam posse de seu reino, então Cristo, por um movimento de seu Espírito, reuniu esse povo, para que o saudassem como seu rei. Quando as multidões desejavam fazer dele um rei, enquanto ele estava no deserto ( João 6:15 ), ele se retirou secretamente para a montanha; pois naquela época eles não sonhavam com outro reino senão aquele em que pudessem ser bem engordados, da mesma maneira que o gado. Portanto, Cristo não pôde conceder e cumprir seu desejo tolo e absurdo, sem negar a si mesmo e renunciar ao ofício que o Pai lhe havia concedido. Mas agora ele reivindica para si um reino que havia recebido do Pai. Reconheço prontamente que as pessoas que foram encontrá-lo não estavam bem familiarizadas com a natureza deste reino; mas Cristo olhou para o futuro. Enquanto isso, ele não permitiu que nada fosse feito que não fosse adequado ao seu reino espiritual.

Comentário de Adam Clarke

No dia seguinte – no que chamamos de segunda-feira.

Comentário de Thomas Coke

João 12:12 . Muitas pessoas que vieram para a festa, etc. – As notícias da aproximação de nosso Senhor chegaram à cidade, um grande número de pessoas que vieram do país para participar da festa e que tinham uma opinião favorável de seu caráter, foi com ramos de palmeira nas mãos, os emblemas usuais de vitória e triunfo, para recebê-lo como o Messias na capital. Veja as notas nos lugares paralelos.

Comentário de Scofield

quando eles

(Veja Scofield “ Mateus 21: 4 “) .

Comentário de Spurgeon

João 12: 12-15 . No dia seguinte, muita gente que veio à festa, quando barba que Jesus estava vindo para Jerusalém, pegou galhos de palmeiras e saiu ao seu encontro, e chorou: Hosana: Bendito seja o rei de Israel que vem em o nome do Senhor. E Jesus, quando encontrou um jovem jumento, sentou-se sobre ele; como está escrito: Não temas, filha de Sião; eis que teu rei vem, sentado no jumento.

Mesmo na pequena glória de um tipo temporal, que foi dada ao Senhor Jesus Cristo quando ele estava “aqui entre os homens”, como diz o hino da sra. Luke, sua humildade e mansidão eram muito manifestas, cumprindo assim a profecia registrada em Zacarias 9 : 9 : “Alegra-te grandemente, ó filha de Sião; grita, ó filha de Jerusalém; eis que teu rei vem a ti; ele é justo e tem salvação; humilde e montando em um jumento, e em um potro o potro de um jumento. ” Oh, que todo o seu povo sempre teria um espírito tão humilde, não buscando grandes coisas para si, mas condescendendo com homens de baixa condição, lembrando que foi o Mestre deles que disse a seus discípulos: “Tome meu jugo em você, e aprende de mim; porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. ”

João 12:16 . Essas coisas não entenderam inicialmente seus discípulos: mas quando Jesus foi glorificado, lembrou-se deles de que estas coisas lhe haviam sido escritas e de que haviam feito essas coisas a ele.

Eu me pergunto se, quando Cristo voltar à Terra, na glória de seu Pai com os santos anjos, também não entenderemos muitas coisas que são mistérios completos para nós agora. Porventura, será dito de nós então: “Essas coisas não entenderam seus discípulos no começo: mas quando Jesus foi glorificado, lembraram-se deles de que essas coisas lhe haviam sido escritas e de que haviam feito essas coisas a ele”. Aquela primeira glória de sua ascensão ao céu derramou uma enxurrada de luz sobre a vida de Cristo, como sem dúvida a maior glória de seu segundo advento lançará uma luz ainda mais brilhante sobre nosso entendimento das coisas de Cristo que superam bastante nossa compreensão agora.

João 12: 17-19 . O povo, portanto, estava com ele quando ele chamou Lázaro de seu túmulo, e o ressuscitou dentre os mortos, registro nu. Por essa causa, o povo também o conheceu, pois ouviram que ele havia feito esse milagre. Os fariseus disseram, portanto, entre si: Percebereis como nada prevaleces? eis que o mundo se foi depois dele.

Sem dúvida, muitos de seus discípulos pensaram o mesmo, mas quão equivocados estavam os amigos e os inimigos de Cristo, pois vocês se lembram, irmãos e irmãs, de que a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém foi seguida, em menos de uma semana, por uma diferença muito diferente. cena, quando a mesma multidão que gritou “Hosanna!” gritou “Afaste-se com ele, afaste-o, crucifique-o!” O mundo, que deveria ter ido atrás dele, pregou-o na cruz; tão curta é a popularidade humana. Tão curta também é a admiração de Cristo pelas mentes carnais, pois elas o admiram de certa maneira, e não podem deixar de fazê-lo. Houve vidas escritas de Cristo, que foram cheias de admiração por ele, mas igualmente cheias de oposição à sua divindade. Nem sempre devemos considerá-lo um sinal encorajador quando os homens louvam a Cristo; pois muito em breve, se a raiz do problema não estiver neles, e eles não o aceitarem como seu Senhor e Mestre, eles mudarão sua nota e, em vez de “Hosana!” será “Fora com ele, crucifique-o!”

João 12: 20-21 . E havia alguns gregos entre eles que vieram adorar na festa: O mesmo aconteceu com Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e o desejou, dizendo: Senhor, veríamos Jesus.

Não sei por que esses gregos foram a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, a menos que fosse porque ele tinha um nome grego. No entanto, André e Pedro também tinham nomes gregos. Se eu fosse a Paris e quisesse ver o presidente, e soubesse que havia alguém no gabinete que tinha um nome em inglês, eu provavelmente deveria dizer: “Bem, ele é inglês ou é de ascendência inglesa, então ele pode se interessar por mim e conseguir a introdução que eu quero. ” Talvez tenha sido essa a razão pela qual esses gregos vieram para Philip. Não consigo pensar em outro; mas sei que, se você quer chegar a Cristo, sempre encontrará alguma maneira de fazê-lo, e que a razão pela qual tantas pessoas não o alcançam é porque elas não o querem. Todos vocês podem vir a Jesus Cristo, se quiserem. Mas, infelizmente! até que a graça dele a controle e mude, sua vontade o inclina a ficar mais longe de Cristo do que a procurá-lo.

João 12:22 . Filipe vem e diz a André; e novamente André e Filipe dizem a Jesus.

Andrew e Philip parecem ter sido amigos firmes e colegas de trabalho; e sempre é bom quando homens cristãos podem trabalhar para Cristo com companheiros agradáveis. Meu pobre irmão perplexo, se você não conseguir chegar a Jesus Cristo sozinho, será uma coisa boa para você dizer a alguns Filipe: “Senhor, eu gostaria de ver Jesus”. Talvez Filipe conte a seu amigo André, e então Filipe e André irão juntos, e contarão a Jesus, e assim você o alcançará. É uma grande ajuda na oração, quando você é incapaz de orar, conseguir que alguém que você conhece como cristão e que tenha simpatia por você venha e ore com você.

João 12: 23-24 . E Jesus lhes respondeu, dizendo: Chegou a hora em que o Filho do homem deve ser glorificado. Em verdade, em verdade, –

“Amém, amém” –

João 12: 24-25 . Digo-vos: Se um grão de trigo cair na terra e morrer, ele permanece só; mas, se morrer, dá muito fruto Aquele que ama a sua vida o perderá;

Ou, como deve ser traduzido: “Quem ama a sua vida a perde”. Essa não é a verdadeira maneira de viver; e em sua tentativa egoísta de viver para si mesmo, ele está perdendo sua vida.

João 12: 25-26 . E aquele que odeia sua vida neste mundo a manterá eternamente. Se alguém me servir, siga-me;

O melhor serviço que você pode prestar a Cristo é imitá-lo. Se você quiser fazer o que quiser, faça o que ele fez.

João 12:26 . E onde eu estiver, também estará meu servo:

Você não pode esperar melhores acomodações do que isso; então, como Cristo teve que viver aqui em meio a tristeza, pecado e vergonha, você deve estar disposto a fazer o mesmo; mas, como Cristo depois foi exaltado para uma honra indescritível, assim será com você se você é seu verdadeiro servo

João 12:26 . Se alguém me servir, ele honrará meu Pai.

Pois tal é o amor do Pai por seu Filho, que ele se deleita em honrar todos aqueles que se tornam servos fiéis de seu Filho.

João 12:27 . Agora minha alma está perturbada; e o que devo dizer? Pai, salva-me desta hora; mas por esta causa vim até esta hora.

Havia um conflito no coração do Salvador, a fraqueza de sua verdadeira masculinidade, lutando com a força de sua infinita afeição pelo seu povo e também pelo seu Pai. Nunca devemos esquecer que Ele “foi tentado em todos os aspectos como nós, mas sem pecado”. Se não tivesse sido doloroso para ele morrer como substituto dos pecadores, não haveria sacrifício expiatório em sua morte; e se nenhum medo o tivesse ultrapassado ao pensar na morte, teria provado que ele não morreu como nós; e, portanto, ele não seria capaz de tomar o nosso lugar como ele fez. Observe como o Salvador fala da luta que estava acontecendo em sua alma. “Oque eu devo dizer?” Você já fez essa pergunta ao tentar orar? Nesse caso, não fique surpreso, pois até o seu Senhor e Mestre disseram o mesmo. “Oque eu devo dizer?” – como se ele fizesse uma pausa para considerar que forma sua oração deveria tomar – “direi: Pai, salve-me a partir desta hora? Não; mas direi: Por essa causa vim até esta hora. ”

João 12:28 . Pai, glorifique o seu nome.

Essa é uma grande resposta à pergunta do Salvador: “O que devo dizer?” E, quando você não sabe orar, pode sempre apresentar a petição: “Pai, glorifique o seu nome”. Você tem alguém querido em casa muito doente; você ficaria feliz se a vida preciosa pudesse ser poupada, mas você não tem certeza se pode pedir por ela? Bem, então diga: “Pai, glorifique o seu nome”. Possivelmente, você está passando por uma grande provação e ficaria feliz em escapar dela; no entanto, você não sabe se é a vontade divina que deve fazê-lo. Bem, então, você pode, de qualquer forma, fazer esta oração: “’Pai, glorifique o seu nome’. Tudo o que é mais para a tua glória, que seja a minha vontade, assim como a tua vontade.

João 12:28 Então veio uma voz do céu, –

Uma voz audível, para aqueles que estavam ao lado podiam ouvi-la: “Veio uma voz do céu” –

João 12: 28-30 . Dizendo : eu o glorifiquei e o glorificarei novamente. O povo, pois, que estava ali, e ouviu, disse que trovejava; outros diziam: Um anjo falou a ele. Jesus respondeu e disse: Esta voz não veio por minha causa, mas por sua causa.

“Você precisava ser fortalecido quanto ao caráter e autoridade divinos da minha missão; você precisava se consolar com a plena certeza de que realmente glorificarei meu Pai, mesmo quando morrer na cruz do Calvário. ”

João 12:31 . Agora é o julgamento deste mundo:

Esta é uma frase maravilhosa – como se, na morte de Cristo, o mundo fosse julgado e condenado; e assim foi; nada jamais convenceu o mundo de alta traição contra Deus como quando os homens disseram do Senhor Jesus Cristo, o bem-amado Filho de Deus: “Este é o herdeiro; Vinde, matemo-lo, e a herança será nossa. O derramamento do sangue de Cristo na cruz é a evidência carmesim da profunda transgressão da natureza humana: “Agora é o julgamento deste mundo”. Há outra tradução deste texto, mantendo a palavra grega: “Agora é a crise deste mundo

João 12:31 . Agora o príncipe deste mundo será expulso.

Graças a Deus por isso! Seu trono foi abalado até a queda quando Cristo morreu no Calvário. Todos os poderes das trevas sofreram derrota eterna na hora em que homens e demônios imaginavam que haviam conquistado a vitória.

João 12: 32-33 . E eu, se for levantado da terra, atrairei todos os homens para mim. Isso ele disse, significando que morte ele deveria morrer.

No entanto, eles não entendiam, mesmo assim, claramente como agora nos parece que ele falou sobre o seu levantamento na cruz.

João 12: 34-36 . O povo respondeu: Ouvimos da lei que Cristo permanece para sempre; e como dizes: O Filho do homem deve ser levantado? quem é esse filho do homem? Disse-lhes Jesus: Ainda um pouco de tempo está a luz convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não caiam sobre vós; porque quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas falaram a Jesus, e partiram, e se esconderam delas.

Comentário de John Wesley

No dia seguinte, muitas pessoas foram à festa, quando ouviram que Jesus estava vindo para Jerusalém,

No dia seguinte – no domingo.

Os que vieram para a festa – Para que esta multidão consistisse principalmente de galileus, não homens de Jerusalém. Mateus 21: 8 .

Referências Cruzadas

Mateus 21:8 – Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.

João 11:55 – Ao se aproximar a Páscoa judaica, muitos foram daquela região para Jerusalém a fim de participarem das purificações cerimoniais antes da Páscoa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *