Estudo de João 12:14 – Comentado e Explicado

Tendo Jesus encontrado um jumentinho, montou nele, segundo o que está escrito:
João 12:14

Comentário de E.W. Bullinger

sobre ele = (em grego. epi. App-104.)

escrito . Veja App-153. Citado em Zacarias 9: 9 .

Comentário de John Calvin

14. E Jesus, tendo encontrado um jovem jumento. Essa parte da história é mais minuciosamente relatada pelos outros evangelistas, que nos dizem, que Cristo enviou dois de seus discípulos para levar um jumento ( Mateus 21: 1 ; Marcos 11: 1 ; Lucas 19:29 .) João, que foi o último escritor de todos os evangelistas, considerou o suficiente para notar brevemente a substância do que havia sido declarado pelo resto; e, por esse motivo, ele deixa de fora muitas circunstâncias. Uma aparente contradição, pela qual muitas pessoas ficam perplexas, é facilmente removida. Quando Mateus diz que Cristo estava sentado em uma jumenta e seu potro , deveríamos vê-lo como uma sinédoque. (13) Alguns imaginam que ele sentou primeiro na bunda e depois no potro dela; e fora dessa conjectura, eles formulam uma alegoria, de que ele se sentou pela primeira vez no povo judeu, que há muito estava acostumado a suportar o jugo da lei e depois. subjugou os gentios, como um jovem burro não treinado que nunca carregara um cavaleiro. (14) Mas a pura verdade é que Cristo montou em um jumento que havia sido trazido junto com sua mãe; e com isso concordam as palavras do Profeta, que, por uma repetição muito frequente entre os hebreus, expressa a mesma coisa duas vezes por palavras diferentes. Sobre um jumento , ele diz, e sobre o jumento que estava sob o jugo , ( ?p??????? ) Nosso evangelista, que estuda a concisão, deixa de fora a cláusula anterior e cita apenas a segunda.

Os próprios judeus são obrigados a expor a previsão de Zacarias 9: 9 , que naquele tempo foi cumprida, como se referindo ao Messias; mas, ao mesmo tempo, eles nos ridicularizaram por sermos desviados pela sombra de um jumento , (15) a fim de dar a honra do Messias ao filho de Maria. Mas muito diferentes são os testemunhos sobre os quais repousa nossa fé. E, de fato, quando dizemos que Jesus é o Messias, não começamos dizendo que ele entrou em Jerusalém sentado no jumento; pois nele havia uma glória como a do Filho de Deus, como vimos no primeiro capítulo deste evangelho; (16) e foi principalmente em sua ressurreição que seu poder divino foi ilustrado. Mas não devemos desprezar essa confirmação de que Deus, por sua maravilhosa Providência, exibiu naquela entrada, como em um palco público, o cumprimento daquilo que Zacarias havia predito.

Não temas. Nestas palavras do Profeta, como o evangelista as cita, devemos observar, primeiro, que nunca a tranquilidade é restaurada em nossas mentes, ou o medo e tremor são banidos delas, exceto por saber que Cristo reina entre nós. As palavras do Profeta, de fato, são diferentes; pois exorta os crentes a alegria e regozijo. Mas o evangelista descreveu aqui a maneira pela qual nossos corações exultam com verdadeira alegria. É que, quando esse medo é removido, com o qual todos devem ser atormentados, até que, reconciliados com Deus, eles obtêm a paz que nasce da fé ( Romanos 5: 1 ). Esse benefício, portanto, chega a nós através de Cristo, que, livres da tirania de Satanás, quebrando o jugo do pecado, cancelando a culpa e abolindo a morte, nos vangloriamos livremente, contando com a proteção de nosso Rei, uma vez que aqueles que são colocados sob sua tutela não devem temer nenhum perigo. Não que estejamos livres do medo, enquanto vivemos no mundo, mas porque a confiança, fundada em Cristo, se eleva superior a todos. Embora Cristo ainda estivesse distante, o Profeta exortou os homens piedosos daquela época a serem alegres e alegres, porque Cristo estava por vir. Eis que ele disse que teu rei virá ; portanto, não temam . Agora que ele veio, para que possamos desfrutar de sua presença, devemos lutar com mais vigor com medo, que, libertados de nossos inimigos, possamos honrar pacificamente e com alegria nosso Rei.

Filha de Sião. O Profeta se dirigiu a Sião em seu próprio tempo, porque essa era a habitação e a morada da Igreja. Deus agora, de fato, reuniu uma Igreja para si mesmo fora do mundo inteiro; mas essa promessa é particularmente dirigida aos crentes, que se submetem a Cristo, para que ele possa reinar neles. Quando ele descreve Cristo como cavalgando na bunda , o significado é que seu reino não terá nada em comum com a pompa, esplendor, riqueza e poder do mundo; e era apropriado que isso fosse tornado conhecido por uma manifestação externa, para que todos pudessem ter plena certeza de que é espiritual.

Comentário de Thomas Coke

João 12:14 . E Jesus, quando encontrou um jovem jumento, sentou-se sobre ele, etc. –????? de . Agora Jesus, tendo encontrado um jovem jumento, sentou-se, etc. Pois o evangelista não significa que Jesus foi saudado pela multidão de Jerusalém antes de ele subir; mas o seu significado é que Jesus estava cavalgando quando o saudaram: ou, porque Jesus enviou o jumento, a palavra ‘ ????? pode ser traduzido tendo adquirido; em que sentido o verbo e???s?e?? às vezes é usado.

Referências Cruzadas

Zacarias 9:9 – Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.

Mateus 21:1 – Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos,

Marcos 11:1 – Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé e Betânia, perto do monte das Oliveiras, Jesus enviou dois de seus discípulos,

Lucas 19:29 – Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *