Estudo de Joel 2:25 – Comentado e Explicado

Restituir-vos-ei as colheitas devoradas pelo gafanhoto, pelo roedor, pelo devastador e pela lagarta, {esse} meu poderoso exército que mandei contra vós.
Joel 2:25

Comentário de Albert Barnes

E restaurarei para você os anos em que os gafanhotos comeram – A ordem em que esses destróieres são nomeados não sendo os mesmos de antes, é claro que o estresse não está na ordem, mas na sucessão das incursões, flagelo depois do flagelo. É claro também que eles não vieram no mesmo ano, ou dois anos, mas ano após ano, pois ele diz que não “ano”, mas no plural, “anos”. Os gafanhotos, embora não toda a praga pretendida, não são excluídos. “Como o poder de Deus foi manifestado nas pragas do Egito por pequenos animais, como os cyniphes, mosquitos tão pequenos quanto escassos de serem vistos, agora também agora , “Em criaturas tão pequenas” é mostrado o poder de Deus e a fraqueza do homem. Se uma criatura tão pequena é mais forte que o homem, “por que a terra e as cinzas se orgulham?” Os gafanhotos, por menores que sejam, estão nas mãos de Deus “um grande exército” (e, provavelmente deste lugar, Muhammed ensinou seus seguidores a chamá-los) e impérios poderosos são apenas “as forças de Deus e mensageiros de Sua Providência para o castigo de “Seu povo” por eles “,” a vara de Sua Ira; ” e quando eles cumprem sua missão e são expulsos por Ele, são como os mais vis vermes.

: “Desde então, após o arrependimento, Deus promete tal riqueza, o que dirá Novatus, quem nega o arrependimento ou que os pecadores podem ser reformados em seu estado anterior, se eles apenas realizarem obras de arrependimento? Pois Deus, de maneira tão sábia, recebe penitentes, para chamá-los de povo e dizer que “nunca serão confundidos” e prometer que habitará no meio deles e que não terão outro Deus. , mas deve, com toda a mente, confiar Nele que permanece neles para sempre. ”

Através do arrependimento tudo o que havia sido perdido pelo pecado, é restaurado. Em si, o pecado mortal é um mal irreparável. Priva a alma da graça, de sua esperança de glória; perde o céu, merece o inferno. Deus, por meio de Cristo, restaura o pecador, apaga o pecado e acaba com suas consequências eternas. Ele substitui o pecador onde estava antes de cair. Então Deus diz por Ezequiel; “Se o ímpio se afastar de todos os pecados que cometeu e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é lícito e correto, certamente viverá, não morrerá; todas as suas transgressões que ele cometeu não lhe serão mencionadas ” Ezequiel 18: 21-22 ; e, “quanto à iniquidade dos iníquos, ele não cairá assim no dia em que se converter da sua iniquidade” Ezequiel 33:12 . Deus perdoa essa maldade, como se nunca tivesse existido. Se nunca tivesse sido, o homem teria toda a graça que possuía antes de cair.

Assim também, depois que ele foi perdoado, nada da sua graça anterior, nem reserva da glória futura, lhe serão tirados. O tempo que o pecador perdeu, no qual ele poderia ter ganho aumento de graça e glória, está perdido para sempre. Mas tudo o que ele havia ganho antes volta. Todo o seu amor perdido retorna através da penitência; todas as suas realizações passadas, que antes eram aceitas por Deus, ainda são aceitas para a mesma glória. “As obras anteriores que foram amortecidas pelos pecados seguintes, revivem através do arrependimento”. O penitente começa de novo o serviço de Deus, mas ele não está no início desse serviço, nem de sua preparação para a vida eterna. Se a graça que ele tinha antes, e a glória correspondente a essa graça, e às suas conquistas anteriores por meio dessa graça, lhe fossem perdidas, então, embora eternamente abençoado, ele seria punido eternamente pelo pecado perdoado, que Deus prometeu , “não deve ser lembrado”.

Deus também prometeu recompensar tudo o que é “feito no corpo 2 Coríntios 5:10 . O que é mau, é apagado pelo Sangue de Jesus. O que, por Sua graça, era bom, e feito por amor a Si mesmo, Ele recompensa, seja antes de alguém cair, ou depois de sua restauração. Senão, ele não recompensaria a todos, como diz que recompensará. E quem não acreditaria que, após a grande queda e o grande arrependimento de Davi, Deus ainda recompensou toda aquela grande e simples fé e paciência que Ele lhe deu? De onde os escritores antigos dizem: “É piedoso acreditar que a graça recuperada de Deus que destrói os males anteriores de um homem também reintegra seu bem, e que Deus, quando destrói em um homem o que não é Seu, ama o bem que Ele implantou até mesmo no pecador. ”:“ Deus se agrada da mesma forma com a virtude dos justos e com o arrependimento dos pecadores, que restauraram seu antigo estado, Davi e Pedro. ” “A penitência é uma coisa excelente que lembra perfeitamente todos os defeitos.”: “Deus deixa Seu sol surgir sobre os pecadores, nem Ele menos do que antes, dá a eles os maiores presentes de vida e salvação.”

De onde, desde que a canker, etc., são imagens de inimigos espirituais, este lugar foi parafraseado; “Não permitirei que pereça a riqueza das coisas espirituais que você perdeu pelas paixões da mente.” Não, já que ninguém pode se recuperar sem a graça de Deus e, usando essa graça, o penitente, que realmente se eleva novamente pela graça de Deus, se eleva com maior graça do que antes, pois ele tem a graça anterior e; além disso, essa nova graça, pela qual ele se eleva.

Comentário de Thomas Coke

Joel 2:25 . E restaurarei para você os anos, etc. – A respeito desses anos, dizia o cap. Joel 1: 4 para que os gafanhotos comam o que resta da larva, etc. Chandler processa, eu recompensarei a você os anos, etc. Deus, diz Houbigant, restaurou a fertilidade da terra, quando dirigiu da Judéia o povo do norte, ou o exército de Senaqueribe, que veio depois que os gafanhotos destruíram a Judéia, como o profeta havia predito no sexto verso do capítulo anterior.

Comentário de Joseph Benson

Joel 2: 25-27 . E restaurarei para você os anos que os gafanhotos comeram Eu o compensarei, ou farei as pazes, pelo que os gafanhotos comeram nos anos anteriores, por uma extraordinária abundância dos frutos da terra. Este versículo prova, sem sombra de dúvida, que eles enganam quem interpreta essa profecia de uma invasão hostil da Judéia; pois parece ser uma regra geral nas profecias que quando qualquer coisa de natureza comum é expressa por metáforas, o que é o sentido literal dessas metáforas geralmente é significado na conclusão, de que não pode haver erro sobre isso. Disto muitos casos foram dados; e talvez não haja exemplos do uso de metáforas nos escritos proféticos, sobre coisas de natureza comum, mas que, no final, a metáfora é explicada e o que significa expressamente declarado. Mas aqui, em vez de qualquer indicação na conclusão de uma metáfora ser usada, ou o que significa essa metáfora, o gafanhoto é literalmente mencionado como sendo a causa dessa calamidade e, de fato, em termos tão expressos, que o a passagem não pode, sem grande violência, ser interpretada como invasão hostil. “Temos aqui”, diz o arcebispo Newcome, “uma chave para a descrição grandiosa e bela que percorre esses dois capítulos. E se considerarmos Joel 2: 7 , e a adequação dos adjuntos, aplicável a gafanhotos, e freqüentemente apenas a gafanhotos, não resta dúvida de que o profeta deve ser entendido em sentido literal, como predizer uma praga de gafanhotos. Todo leitor do gosto deve ser impressionado com a maneira poética e sublime pela qual a alegoria é conduzida. Não existe uma peça de poesia mais esplêndida. E meu povo nunca se envergonhará – Desde que continuem me servindo. E sabereis que eu estou no meio de Israel – Deus dá sinais de sua bênção e proteção especial ao seu povo, é expresso por sua morada entre eles, ou no meio deles, Joel 3:17 ; Levítico 26: 11-12 ; Ezequiel 37:26 . Este é um favor que ele nunca promete, mas sob a condição de sua sincera e constante obediência: como aparece nos lugares citados anteriormente. E que eu sou o Senhor, seu Deus, e mais ninguém – Você estará convencido de que estou sempre pronto para protegê-lo e você não precisa se aplicar a nenhum outro deuses em seus desejos ou problemas. E meu povo nunca se envergonhará – não ficará mais desapontado com a confiança que depositam em mim, nem será repreendido pelos pagãos, como se eu os tivesse abandonado.

Comentário de John Wesley

E restaurarei para você os anos que os gafanhotos comeram, a lagarta e a lagartixa e a lagarta, meu grande exército que enviei entre vocês.

Restaurar – Faça as pazes com você.

Comentário de Adam Clarke

Eu restaurarei – os anos – já foi observado que os gafanhotos não apenas destruíram a produção daquele ano, mas consumiram tão completamente todos os brotos e latiram as árvores, que não se recuperaram por alguns anos. Aqui Deus promete que ele impediria ou remediaria o mal; pois ele restauraria os anos que os gafanhotos, a lagarta, a lagarta e a lagarta haviam comido.

Comentário de E.W. Bullinger

restaurar : faça o bem.

gafanhotos, etc. Veja a nota em Joel 1: 4 .

Meu grande exército. Aqui, o símbolo e o que é simbolizado são reunidos, e o exército dos homens (versículos: Joel 2:11 , Joel 2:20 ) é implicado pela figura da fala Hipocatástase (App-6).

Comentário de John Wesley

E restaurarei para você os anos que os gafanhotos comeram, a lagarta e a lagartixa e a lagarta, meu grande exército que enviei entre vocês.

Restaurar – Faça as pazes com você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *