Estudo de Lamentações 1:13 – Comentado e Explicado

Mem. Até aos meus ossos lançou ele do alto um fogo que os devora. Sob meus passos estendeu redes e me fez cair violentamente, enchendo-me de pavor. Eu ando amargurado o dia inteiro!
Lamentações 1:13

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 1: 13-16 . Do alto ele enviou fogo aos meus ossos – Calamidades tão consumistas e aflitivas quanto fogo nos ossos. Ele estendeu uma rede para os meus pésEle me levou a uma condição miserável, na qual estou tão enredado que não consigo me livrar nem escapar dela. Assim, o profeta ensina Jerusalém a olhar além dos babilônios e a ver a mão vingadora de Deus em seus sofrimentos. Como se ele tivesse dito: é o próprio Deus que enviou esses males sobre mim; suscitou contra mim os meus inimigos, e não são mais que a vara da sua ira. O jugo das minhas transgressões está preso pela mão dele, etc. – Ele reuniu minhas iniqüidades e as iniqüidades do meu povo, e fez um jugo deles para me atacar, de modo que eu sou oprimido por eles e pelos julgamentos infligidos por eles. Elas são enfeitadas e caem sobre meu pescoço – Meus castigos são torcidos com meus pecados como cordões para fortalecê-los: tenho uma complicação de julgamentos sobre mim: espada, fome, pestilência, cativeiro; e eles não estão apenas preparados para o meu pescoço, mas já estão colocados nele. Ele fez minha força cair, etc. – Todos os meus homens valentes, a força da minha nação, estão quebrados, e estou tão caído que não sou capaz de me levantar novamente. O Senhor pisou em todos os meus homens poderosos, etc. – A destruição que é feita pela guerra é freqüentemente expressa pisando nos pés: veja nota em Jeremias 50:26 . Ele convocou uma assembléia contra mim para esmagar, etc. – Em vez daquelas assembléias solenes que costumavam ser convocadas no meio de mim pelo som da trombeta, para celebrar minhas festas solenes, Deus chamou uma assembléia de caldeus para me deitar em ruínas e esmagar meu povo. O Senhor pisou a filha de Judá como uma prensa de vinho – Esse povo, que antes era escolhido por Jeová, e protegido contra todas as tentativas violentas por sua proteção imediata e onipotente, agora ele desistiu da fúria de seus inimigos, afligi-los com tanta severidade que seu sangue foi derramado nas ruas de Jerusalém como vinho da prensa. Por estas coisas eu choro, etc. – Por essas aflições dolorosas, e pelos meus pecados que as causaram, e por esses sinais de ira divina que eu vejo neles, choro tão abundantemente, e estou com tanta angústia, que meus olhos se enchem de água, porque o edredom que deveria aliviar minha alma – Nomeadamente, Deus; está longe de mim – retraiu-se, desapontou-se de mim e me viu de longe. Meus filhos estão desolados – As outras cidades de Judá, sob Jerusalém, a cidade mãe, ou o meu povo, são desperdiçadas, destruídas e desoladas, porque o inimigo prevaleceu – e cumpriu seu propósito.

Comentário de John Calvin

O Profeta prossegue com o mesmo assunto, que a vingança de Deus se enfureceu mais terrivelmente contra Jerusalém. Mas, empregando uma metáfora, ela diz, esse fogo foi enviado aos seus ossos . Aqueles que interpretam ossos de lugares fortificados enfraquecem o significado do Profeta. Tomo os ossos no seu devido sentido, embora se tenha dito que o fogo de Deus havia penetrado nas partes mais íntimas. Esse modo de falar geralmente ocorre nas Escrituras. Por ossos é denotada força ou bravura. Por isso, David às vezes lamentava que seus ossos estivessem irritados ou perturbados. ( Salmos 6: 2. ) E Ezequias disse em seu cântico

“Como leão, ele quebrou meus ossos.” ( Isaías 37:13 .)

No mesmo sentido, o Profeta agora diz que aquele fogo havia sido enviado por Deus, que governava seus ossos , isto é, que não apenas queimava a pele e a carne, mas também consumia os ossos. ??? , rede , também significa tirar ou receber: mas como a versão anterior é mais comumente tomada, estou disposto a segui-la – que o fogo dominava seus ossos

Há outra semelhança acrescentada: Deus havia colocado uma rede diante de seus pés; e assim ele retirou todos os meios de fuga. Ela sugere (pois é Jerusalém quem fala) que ela havia sido enredada pelos julgamentos de Deus, de modo que estava prestes a arruinar, como se tivesse caído em labutas ou armadilhas. Afirma-se, em terceiro lugar, que ela ficou desolada o dia todo, de modo que ficou triste perpetuamente . Por todo o dia se entende continuamente. Diz-se então que ela sofria sem fim, além de qualquer medida, porque havia sido devolvida pelas redes de Deus e seus ossos haviam sido consumidos pelo fogo celestial: pois a expressão de cima , ????? , memerumn , é enfática, pois o Profeta significa que não era comum ou queima humana; porque o que é atribuído a Deus excede o que é humano ou terreno. É, então, como se ele tivesse dito, que tinha sido uma vingança que demonstrou o terrível poder de Deus; pois era o mesmo que Deus trovejara do céu. Agora percebemos a importância das palavras. Segue-se, –

Comentário de John Wesley

De cima enviou fogo aos meus ossos, e prevalece contra eles; ele estendeu uma rede aos meus pés, virou-me para trás; me fez desolado e desmaiou o dia todo.

Fogo – Um julgamento tão consumista e aflitivo quanto o fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *