Estudo de Lamentações 1:18 – Comentado e Explicado

Sade. O Senhor é justo, porque fui rebelde à sua voz. Escutai todos vós, ó povos, e vede a minha dor. Minhas virgens e meus jovens foram conduzidos para o exílio.
Lamentações 1:18

Comentário de Albert Barnes

Pessoas – povos, nações pagãs.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 1: 18-19 . O Senhor é justo, porque eu me rebelei, etc. – Ele não me faz mal em lidar assim comigo, nem posso acusá-lo de qualquer injustiça. Observe, leitor, quaisquer que sejam os problemas que Deus nos agrada, devemos reconhecer que neles ele é justo: não o conhecemos nem a nós mesmos, se não reconhecermos isso. Jerusalém possui a eqüidade das ações de Deus, confessando a iniqüidade dela. Ouça, peço a você, todas as pessoas – Veja nota em Lamentações 1:12 . Minhas virgens e meus rapazes foram levados para o cativeiro – Assim é dito, 2 Crônicas 36:17 , que os caldeus “não tinham compaixão de rapazes ou moças”. Liguei para meus amantes, mas eles me enganaram – Eles provaram como os riachos no verão para o viajante sedento, Jó 6:15 . Pretendem-se os egípcios e seus outros aliados, que a cortejaram em sua prosperidade e prometeram sua assistência, mas no dia de sua adversidade e necessidade foram alienados dela e a expulsaram. Assim, somos geralmente enganados e decepcionados com aquelas criaturas em que depositamos nossos corações e confiamos. Felizes aqueles que fizeram de Deus seu amigo e se mantêm em seu amor, pois ele não os enganará! Meus sacerdotes e meus anciões desistiram do fantasma na cidade – A fome consumiu tanto as pessoas mais honradas quanto as mais más. Enquanto eles procuravam sua carne para aliviar suas almas – Enquanto eles procuravam pão para mantê-los vivos. O LXX. adicione, ?a? ??? e???? , e não encontrou nenhum, com quem o siríaco concorda. Mas nenhuma dessas palavras aparece nas cópias hebraicas, embora a coisa esteja implícita, pois elas não teriam morrido se tivessem encontrado o que procuravam.

Comentário de John Calvin

Jerusalém novamente reconhece e expressa com mais clareza que sofreu um castigo justo. Antes ela confessara que seus inimigos eram cruéis pelo mandamento de Deus; mas era necessário apontar novamente a causa dessa crueldade, mesmo que ela provocasse por muito tempo a ira de Deus.

Ela diz, primeiro, que Deus era justo ou justo (144) porque ela provocou a boca dele . Pela boca de Deus devemos entender a doutrina profética, como é bem conhecida. Mas a frase é enfática, pois quando a palavra de Deus foi proclamada pela boca dos profetas, foi desprezada como um som vazio. Como, então, a doutrina profética não tem sua própria majestade atribuída a ela, Deus chama o que seus servos declaram sua boca. Esse modo de falar é retirado de Moisés e geralmente ocorre em seus escritos. Jeová , então, é justo ; como assim? porque eu provoquei sua boca . E era mais doloroso e menos desculpável provocar a boca de Deus do que simplesmente ofender a Deus. Os ímpios freqüentemente ofendem a Deus quando trabalham sob ignorância; mas quando o Senhor se agrada de abrir a boca para recordar os que erram e mostrar o caminho da salvação, e então os homens se precipitam, como se projetava, em pecados, é certamente uma marca de extrema impiedade. Portanto, entendemos por que o Profeta menciona a boca de Deus, ou o ensino dos profetas, até para exagerar a maldade de Jerusalém, que tão obstinadamente desconsiderou Deus falando por seus profetas.

A grandeza de sua tristeza é novamente deplorada; e o que se segue é dirigido a todas as nações: Ouça, peço a todos os povos; veja minha tristeza . E qual foi o motivo dessa grande tristeza? porque , diz ela, minhas virgens e meus jovens foram levados ao cativeiro . Isso pode parecer uma coisa leve; pois um relato anterior foi dado sobre outras calamidades, que eram muito mais graves; e o exílio em si é apenas um castigo moderado. Mas devemos ter em mente o que afirmamos anteriormente, que os judeus habitavam naquela terra, como se tivessem sido colocados ali pela mão de Deus, que Jerusalém seria um descanso perpétuo, que lhes fora concedido de cima; em suma, era como uma promessa da herança eterna. Quando, portanto, foram levados ao cativeiro, foi como se Deus os tivesse expulsado do céu e os banido do seu reino. Pois os judeus não teriam sido privados daquela terra, se Deus não os tivesse rejeitado e demonstrado sua alienação deles. Foi então o mesmo que repúdio. Portanto, não é de admirar que Jerusalém tenha lamentado tanto porque seus filhos e filhas foram levados ao exílio.

Comentário de E.W. Bullinger

é. Hebraico = Ele é.

pessoas = povos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *