Estudo de Lamentações 3:43 – Comentado e Explicado

Cobristes-vos de cólera para nos perseguir. Matastes sem piedade.
Lamentações 3:43

Comentário de Albert Barnes

Nos versículos 43-66, longe de perdoar, Deus ainda está punindo ativamente Seu povo.

Em vez disso, “você se cobriu” de ira e nos perseguiu (nota de lamentações 1: 3 ). ” A cobertura (aqui e em Lamentações 3:44 ) é a de roupas e embalagens.

Comentário de Thomas Coke

Lamentações 3:43 . Cobriste de raiva, etc. – Cercaste de raiva. O verbo ???? sakak parece ter esse sentido, Jó 3:23 ; Jó 10:11 ; Jó 38: 8 . Parece haver uma alusão manifesta à maneira de caçar bestas selvagens nos países do leste, cercando a princípio um grande pedaço de terra com labutas, pelas quais as bestas não podiam romper; e estes sendo arrastados aos poucos, os ursos foram levados a um espaço mais estreito, onde foram mortos com dardos e dardos, à vontade dos caçadores. Veja a Nota do Bispo Lowth sobre Isaías 24: 17-18 . Statius fornece uma descrição, exatamente semelhante, do método de seleção de animais selvagens em labutas ou redes; Um calafrio. eu. 459

Comentário de John Calvin

À primeira vista, essa queixa pode parecer ter um coração amargo; pois aqui os fiéis se queixam de que foram mortos, e que Deus executou seu julgamento como se estivesse nas trevas, sem qualquer indulgência; e o próximo verso confirma a mesma coisa. Mas é um simples reconhecimento da vingança justa de Deus, pois em suas extremas calamidades os fiéis não podiam declarar que Deus lhes havia tratado misericordiosamente, pois eles haviam sido submetidos a extremo rigor, como vimos anteriormente. Se eles dissessem que foram castigados com indulgência, teria sido muito estranho, pois o templo havia sido queimado, a cidade havia sido demolida, o reino havia sido derrubado, as pessoas em grande parte levadas ao exílio, e o restante fora dispersa, a aliança de Deus fora abolida de alguma maneira; pois não poderia ter sido pensado de outra maneira de acordo com o julgamento da carne. Será que os exilados da Caldéia haviam dito que Deus os havia ferido com indulgência, não seria uma extenuação tão estranha? e também o Profeta falou na mesma linhagem? Pois as causas da tristeza eram quase inúmeras: todos haviam sido roubados de seus bens; então havia muitas viúvas, muitos órfãos; mas as principais causas de tristeza foram a queima do templo e a ruína do reino. Não é de admirar, então, que os fiéis apresentem aqui seus males agravados; mas, no entanto, não buscam outra causa além de seus próprios pecados.

Por isso dizem agora que Deus os havia coberto de ira. É uma metáfora mais adequada; como se ele tivesse dito que Deus havia executado sua vingança na escuridão. Pois um objeto apresentado aos olhos produz simpatia, e somos facilmente inclinados à misericórdia quando um triste espetáculo é apresentado a nós. Por isso, mesmo os inimigos mais selvagens às vezes são amolecidos, pois são levados por seus olhos a atos de humanidade. O Profeta, então, a fim de expor a horrível vingança de Deus, diz que houve uma cobertura introduzida, de modo que Deus havia punido as pessoas iníquas de maneira implacável. Mas, como eu disse, ele não acusa Deus de crueldade, embora ele diga que os havia coberto de ira. (196)

Ele então diz : Tu nos perseguiste e nos mataste, e não poupou. Eles íntimos, em resumo, que Deus tinha sido um juiz severo; mas, ao mesmo tempo, voltaram-se para si mesmos e buscaram ali a causa, para que, por sua própria dureza, não provocassem Deus contra si mesmos, como costumam fazer os hipócritas. E a consciência do mal nos leva também ao arrependimento; pois de onde é que os homens se tornam torcidos em seus pecados, exceto que se lisonjeiam? Quando, portanto, Deus suspende seus julgamentos, ou quando os modera, e não castiga os homens como eles merecem, então, se houver algum arrependimento, ele ainda será frígido e logo desaparecerá. Essa é a razão pela qual Deus inflige golpes mortais, porque não sentimos a mão dele, exceto o golpe como se fosse mortal. Como, então, o simples castigo não é suficiente para nos levar ao arrependimento, o Profeta apresenta os fiéis ao falar assim: “Eis que com ira nos cobriste, para não nos olhar”, para que não houvesse ou seja, uma oportunidade de misericórdia, ou seja, que eles possam ser os juízes de si mesmos, e concluir pela atrocidade de seu castigo com que gravidade devem ter provocado a ira de Deus. Segue-se no mesmo sentido:

Tu em ira nos cercaste e nos perseguiste,
Tu mataste e não poupaste.

Então o mesmo verbo começa o próximo verso, –

Tu te encerraste numa nuvem,
Essa oração pode não passar.

Ed

Comentário de E.W. Bullinger

perseguido = perseguido. Compare Salmos 35: 6 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *