Estudo de Lamentações 3:44 – Comentado e Explicado

Numa nuvem vos envolvestes para impedir que a prece a atravessasse.
Lamentações 3:44

Comentário de John Calvin

O Profeta confirma a mesma coisa, mas as palavras são diferentes. Ele novamente repete a palavra para cobrir; mas, para que a metáfora seja mais clara e mais explicada, ele diz, com uma nuvem. Ele simplesmente sugere, que uma nuvem se interpôs, que Deus poderia punir mais irrestritamente os judeus, como eles mereciam. Isaías fala algo diferente, mas com o mesmo propósito:

“A mão de Deus”, diz ele, “não é encurtada, nem seus ouvidos são mais surdos; mas seus pecados interpuseram uma distância entre você e Deus. ” ( Isaías 59: 1. )

Não há dúvida de que Isaías quis dizer o mesmo que nosso Profeta, mesmo que a natureza de Deus nunca mude; e, portanto, que quando ele parece se enfurecer contra seu povo, a causa deve ser atribuída aos pecados deles, porque Deus sempre permanece como ele. Sabemos o que é dito nos Salmos,

“Tu és Deus que ouve a oração.” ( Salmos 65: 3. )

Deus, então, está sempre pronto para ouvir seu povo, e ele também possui poder suficiente para ajudá-los; mas a distância surge dos nossos pecados. E assim o Profeta agora diz que uma nuvem se interpôs.

Quase a mesma frase é encontrada no terceiro capítulo, como vimos; pois ali o Profeta disse, em nome de todo o povo, que eles haviam se separado de Deus, mas que era uma separação, não porque Deus havia mudado seu propósito, mas porque o povo, de certa maneira, havia rejeitado seu favor . Então, diz ele, cobriu -se de uma nuvem, isto é, fez para si uma cobertura, para que a oração não passe. Isso parece, de fato, muito estranho, porque Deus avança para encontrar todos os miseráveis ??e promete ouvir suas orações: o que, então, isso pode significar, que uma nuvem interposta para que a oração não lhe passe? até que os judeus não oraram corretamente, e que eles haviam fechado contra si todos os acessos pelos quais Deus os podia admitir. Em resumo, os fiéis aqui não disputam com Deus, como se tivessem sido enganados por suas promessas, mas confessam que não eram dignos de orar a Deus e também reconhecem que não oraram corretamente. (197) E de acordo com esse sentido, eles dizem que foram impedidos, como se uma nuvem se interpusesse, para que sua oração não pudesse subir a Deus. Segue-se, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *