Estudo de Lamentações 3:8 – Comentado e Explicado

Não obstante meus gritos e apelos sufocou a minha prece!
Lamentações 3:8

Comentário de Albert Barnes

Gritar – ou seja, pedir ajuda.

Desliga – ou ” desliga “. Deus fechou as avenidas para o lugar em que está imerso, para que sua voz não encontre saída.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 3: 8 . Também quando eu choro e grito – Quando, sob a convicção de que, na minha atual condição angustiada, não posso me libertar e que nenhuma criatura possa me libertar, faço pedido a Deus em oração pela libertação, e sou sério, fervoroso e importunar meus endereços para ele; ele encerra minha oração – Recusa-se a ouvi-la, ou me dá alguma facilidade ou alívio; Hebraico, ??? , o mesmo que ??? , ele obstruiu minha oração; “Impediu minha oração de se aproximar dele.” Blaney. Assim, às vezes Deus parece estar zangado, mesmo contra as orações de seu povo, Salmos 80: 5 . E o caso deles é deplorável quando são negados, não apenas o benefício de uma resposta, mas o conforto da aceitação.

Comentário de John Calvin

O Profeta descreve aqui a extremidade de todos os males, que não lhe valeu nada para chorar e orar. E, no entanto, sabemos que somos chamados a fazer isso em todas as nossas misérias.

“A torre mais forte é o nome do Senhor, para que os justos fujam e estejam seguros.” ( Provérbios 18:10 .)

Novamente,

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
( Joel 2:32 .)

E as Escrituras estão cheias de testemunhos desse tipo; isto é, que Deus graciosamente convida todos os fiéis a si mesmo:

“Ele me chamará, e eu o ouvirei.” ( Salmos 91:15 .)

“No dia em que eu ligar, responda-me rapidamente.”
( Salmos 102: 2. )

“Antes que eles liguem, eu responderei.” ( Isaías 65:24 .)

Em suma, não há necessidade de coletar todas as passagens; mas podemos nos contentar com uma coisa, que quando Deus afirma para si mesmo essa prerrogativa, que ele responde orações, ele sugere que é isso que não pode ser separado de sua essência eterna e divindade; isto é, ele está pronto para ouvir a oração. E daí o salmista conclui:

“A ti virá toda a carne.” ( Salmos 65: 3. )

Quando, portanto, Jeremias reclama que suas orações foram em vão e sem frutos ou efeitos., Parece estranho e inconsistente. Mas sabemos que Deus retém os fiéis em suspense e ouve provar e provar sua paciência, às vezes por um longo tempo. Esta é a razão pela qual ele adia e atrasa sua ajuda.

Não é de admirar, então, que Deus não tenha ouvido as orações de seu servo, isto é, de acordo com o julgamento da carne. Pois Deus nunca rejeita os seus, nem é surdo às suas orações e suspiros; mas os fiéis costumam falar de acordo com o que a carne julga. Como, então, o Profeta descobriu que ele não obteve nada pela oração, ele diz que sua oração foi fechada ou que a porta estava fechada contra ele, para que sua oração não chegasse a Deus.

Agora, esta passagem é digna de nota especial; pois, exceto que Deus imediatamente nos encontra, ficamos lânguidos e não apenas nosso ardor na oração é resfriado, mas quase extinto. Vamos, então, ter em mente o roubo, embora Deus possa não nos ajudar em breve, mas nossas orações nunca são repudiadas por ele; e como vemos que os santos pais experimentaram a mesma coisa, não vamos nos perguntar se o Senhor neste dia tentaria nossa fé da mesma maneira. Portanto, perseveremos em invocá-Lo; e se houver um atraso maior, e nossa reclamação for de que não somos ouvidos, continuemos no mesmo curso, como veremos o Profeta fez. Segue-se, –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *