Estudo de Lamentações 4:13 – Comentado e Explicado

Mem. Foi por causa dos pecados de seus profetas e das iniqüidades dos sacerdotes, que derramavam em seus muros o sangue dos justos.
Lamentações 4:13

Comentário de Albert Barnes

O sangue dos justos – Jeremias 26: 7-24 exibe sacerdotes e profetas como os principais impulsionadores na tentativa de silenciar a palavra de Deus, matando Jeremias. Compare a referência da margem a Mateus.

Comentário de Joseph Benson

Lamentações 4:13 . Pelos pecados de seus profetas, etc. – Ou seja, dos falsos profetas, a quem os habitantes de Jerusalém ouviram principalmente; e as iniqüidades de seus sacerdotes – que dominavam por seus meios, Jeremias 5:31 ; e em vez de descontar e reprovar o pecado no povo, como era seu dever indispensável, eles próprios eram culpados de muitos atos flagrantes de injustiça, opressão e violência; de modo que, como aqui é atestado, eles até derramaram o sangue dos justos no meio de Jerusalém, a cidade santa; isto é, o sangue dos profetas de Deus e daqueles que aderiram a eles. Os sacerdotes e os falsos profetas eram os líderes da perseguição, pois na época de Cristo os principais sacerdotes e escribas eram os homens que irritavam o povo contra ele, que de outro modo teriam persistido em suas hosanas. Este foi o pecado que o Senhor não perdoou ( 2 Reis 24: 4 ) e que, acima de todos os outros, trouxe destruição total àquela cidade. Não que o povo fosse inocente; não, enquanto os profetas profetizavam falsamente, e os sacerdotes abusavam do poder que seu próprio ofício e a doutrina desses profetas lhes davam, as pessoas adoravam tê-lo, e era, pelo menos em parte, para agradar a muitos deles. profetas e sacerdotes agiram como eles fizeram. Mas a culpa é atribuída principalmente àqueles que deveriam ter ensinado melhor o povo, deveriam tê-lo reprovado e admoestado, e lhes dito qual seria o fim de tal conduta: das mãos, portanto, daqueles vigias que não lhes deram aviso era necessário o sangue deles. De fato, os homens eclesiásticos foram a principal causa da primeira e da última destruição de Jerusalém. E assim eles são da destruição da maioria dos outros lugares que arruinam pela negligência de seus deveres, ou pelo encorajamento de outros em seus maus cursos; o que nos mostra o quão grande é uma bênção para um povo, um ministério piedoso e consciente e quão grande é um mal que é o ministério.

Comentário de Adam Clarke

Pelos pecados de seus profetas e iniqüidades de seus sacerdotes – Esses seres mais miseráveis, sob o pretexto de zelo pela verdadeira religião, perseguiram os profetas, sacerdotes e pessoas de Deus genuínos, e fizeram com que seu sangue fosse derramado no sangue. meio da cidade, da maneira mais aberta e pública; exatamente como os padres assassinos e pregadores sedentos de sangue, sob o reinado da sangrenta rainha Mary, fizeram na Inglaterra. Contudo, os sacerdotes pródigos e profetas idólatras em Jerusalém apenas derramaram o sangue dos santos de Deus ali: mas os papistas sanguinários, no reinado acima, queimaram o sangue aqui, porque queimaram o povo vivo; e ao mesmo tempo, em sua pior que a crueldade molocheana, consignaram, com todo o fervor peculiar à sua Igreja então implacável, as almas daqueles a quem massacraram, às amargas dores da morte eterna! Ó terra, não cubras o sangue deles!

Comentário de John Calvin

O Profeta, como em um assunto totalmente provado, repreende os judeus, para que ele possa, conforme necessário, derrubar seu orgulho. Se ele tivesse inicialmente condenado a maldade dos profetas e dos sacerdotes, nenhum crédito teria sido dado à sua palavra. Mas depois que ele colocou diante deles o que observamos, e especialmente depois de mostrar que a ruína da cidade era uma espécie de prodígio, o que ele acrescenta agora deve ter sido certamente inferido, mesmo que os judeus tivessem de tantas maneiras e com tanta pertinacidade provocou Deus, que se tornou necessário que eles fossem totalmente destruídos, como aconteceu.

Mas ele aponta aqui os pecados pelos quais a ira de Deus foi acesa. as pessoas. Ele então diz que a fonte ou a origem estava doente dos profetas e sacerdotes. Agora, já explicamos em outro lugar que a falha não foi removida do povo quando os profetas e sacerdotes foram condenados. De fato, as pessoas comuns se exoneram prontamente quando podem alegar ignorância ou dizer que foram enganadas por seus professores e líderes. Mas quando Jeremias imputa a parte principal dos males aos profetas e sacerdotes, ele não, como eu disse, devolve a eles a culpa do povo, mas insinua que seus médicos haviam sido como impostores. Pois quando o povo se corrompeu, os profetas foram enviados para esse fim, a fim de aplicar um remédio a seus males, e também os sacerdotes; pois sabemos que era um dever determinado a eles reter o povo na verdadeira religião e no culto a Deus. Em resumo, Jeremias mostra que o povo havia sido arruinado, porque a corrupção começara com os profetas e os sacerdotes; ou, que é a mesma coisa, que os pecados do povo se mostraram fatais, porque suas cabeças ou chefes estavam doentes; porque , diz ele, do pecado dos profetas e da iniqüidade dos sacerdotes, etc.

Ele menciona um tipo de pecados: derramar o sangue dos justos no meio de Jerusalém. Sem dúvida, eles desencaminharam o povo em outras coisas, pois lisonjeavam seus vícios e soltavam a licenciosidade; mas o Profeta aqui se fixou em um pecado em particular, o mais grave; pois eles não apenas, por seus erros, falsas doutrinas e bajulações, afastaram o povo do temor de Deus, mas também defenderam obstinadamente sua impiedade, e pela força e crueldade reprimiram seus fiéis mestres e mataram as testemunhas de Deus. Deus; pois, pelos justos ou justos, ele sem dúvida significa os profetas. Pois o que Jerônimo e outros dizem, que o sangue foi derramado porque os falsos mestres atraem almas para perdição, é frívolo e totalmente estranho ao que Jeremias tinha em vista; pois a palavra justo não pode ser aplicada aos homens miseráveis ??que foram presos à sua própria ruína. Então Jeremias, depois de ter denunciado o pecado dos profetas e a iniqüidade dos sacerdotes, menciona a crueldade selvagem, que era como se fosse o cume de todas as suas riquezas. Embora, então, eles tivessem provocado de várias maneiras a Deus, ainda assim essa era sua extrema maldade, que exerceram uma crueldade tão grande contra os servos de Deus, que restringiram como se o Espírito Santo ficasse calado. Pois quando os desprezadores de Deus chegaram ao ponto de derramar sangue inocente, era uma prova de uma obstinação diabólica. Agora, então, entendemos o que o Profeta tinha aqui em vista.

Agora, esta passagem nos ensina que Satanás poluiu desde o início o santuário de Deus por meio de nomes sagrados: pois o ofício profético era honroso – assim como o sacerdotal. Deus havia estabelecido entre seu povo o sacerdócio, que era como uma imagem viva de Cristo: não havia nada mais excelente que o sacerdócio sob a Lei, se considerarmos a instituição de Deus. Também foi uma bênção singular que Deus prometeu que seu povo nunca deveria ficar sem profetas. Como profetas e sacerdotes tinham dois olhos na Igreja, o diabo os transformou em todo tipo de profanação. Esse exemplo nos lembra o quanto devemos assistir, para que os títulos vazios não nos enganem, que nada mais são do que máscaras ou espectros. Quando ouvimos o nome da Igreja e dos pastores, devemos reverentemente considerar o ofício e a ordem que procedeu de Deus, desde que não nos contentemos com títulos nus, mas examinemos se a realidade também corresponde. Assim, vemos que o mundo inteiro degenerou por muitas eras da verdadeira religião; sob que pretexto? mesmo isso – que aqueles que desencaminharam almas miseráveis, vangloriam-se de que eram os vigários de Cristo, os sucessores dos apóstolos, de modo que ainda se vangloriavam arrogantemente desses títulos e se inflavam com eles. Mas vemos o que aconteceu no tempo de Jeremias.

Já tivemos passagens semelhantes; mas isso deve ser cuidadosamente observado, pois diz que profetas e sacerdotes haviam destruído a própria Igreja de Deus. Foi, de fato, uma provação muito grave e, portanto, um instrumento poderoso para subverter a fé dos simples, quando viram que os próprios profetas e sacerdotes eram a causa da ruína; mas cabia aos fiéis constantemente perseverar em sua obediência à lei. E, ao mesmo tempo, devemos lembrar o que eu disse, que o Profeta aumenta a iniquidade do povo, porque os sacerdotes e os profetas foram infectados com impiedade e desprezo a Deus, e não apenas isso, mas eles exercitaram-se. crueldade tirânica para com os servos de Deus. Segue-se, –

Comentário de E.W. Bullinger

justos = justos. Compare Mateus 23:31 , Mateus 23:37 .

Comentário de John Wesley

Pelos pecados dos seus profetas, e pelas iniqüidades dos seus sacerdotes, que derramaram o sangue dos justos no meio dela,

Sacerdotes – Os homens eclesiásticos foram uma grande causa da primeira e última destruição de Jerusalém. E assim eles são da maioria dos outros lugares que arruinam, negligenciando seus deveres ou encorajando outras pessoas em suas más ações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *