Estudo de Levítico 4:1 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Fala aos israelitas. Dize-lhes:
Levítico 4:1

Comentário de Albert Barnes

E o Senhor falou … Israel – Esta fórmula é o começo de uma seção distinta da Lei.

Levítico 4: 2

Se uma alma pecar – A oferta pelo pecado era uma coisa nova, instituída pela Lei. Os tipos mais antigos de sacrifício Levítico 2: 1 ; Levítico 3: 1, quando oferecido por indivíduos, era puramente voluntário: nenhuma ocasião especial foi prescrita. Mas foi claramente ordenado que aquele que estava consciente de que havia cometido um pecado deveria trazer sua oferta pelo pecado. Nas regras resumidas das ofertas pelo pecado em Números 15: 22-31 , o tipo de pecado pelo qual as ofertas pelo pecado foram aceitas é contrastado com o que isolou o agressor dentre seu povo (compare Levítico 4:22 com Levítico 4: 30 ) As duas classes são distinguidas na linguagem da nossa Bíblia como pecado por ignorância e pecado presunçoso. A distinção é claramente reconhecida no Salmo 19: 12-13 e Hebreus 10: 26-27 . Parece evidente que a classificação assim indicada se refere imediatamente à relação da consciência com Deus, não às práticas externas, nem, imediatamente, às ações externas.

O pecador presunçoso, literalmente aquele que pecou “com mão erguida”, pode ou não ter cometido um crime que incorra à punição da lei civil: bastava que ele tivesse, com propósito deliberado, se rebelado contra Deus (ver Provérbios 2: 13-15 ), e ipso facto foi “separado do meio de seu povo” e alienado da aliança divina (ver Levítico 7:20 ; Êxodo 31:14 ; compare Mateus 12:31 ; 1 João 5:16 ). Mas o outro tipo de pecado, aquele para o qual a oferta pelo pecado foi designada, era de natureza mais complicada. Parece ter incluído todo o leque de “pecados, negligências e ignorâncias” pelos quais estamos acostumados a pedir perdão. as ofertas pelo pecado eram necessárias não apenas quando a consciência acusava o ofensor de ceder à tentação, mas às vezes pelo que eram violações da Lei cometidas estritamente na ignorância Levítico 4:13 , Levítico 4:23 , Levítico 4:28 ; Levítico 5:17 , e às vezes por causa da poluição cerimonial. Eles devem, portanto, ser considerados como protestos contra tudo o que se opõe à santidade e pureza da lei divina. Eles deveriam, em suma, ser oferecidos pelo adorador como um alívio para a consciência sempre que ele sentisse a necessidade de expiação.

Pecado por ignorância – Pecado por erro; isto é, desviar-se do caminho certo. Veja Salmo 119: 67 ; Eclesiastes 5: 6 .

Comentário de John Wesley

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

O Senhor falou a Moisés – As leis contidas nos três primeiros capítulos parecem ter sido entregues a Moisés ao mesmo tempo. Aqui começam as leis de outro dia, que Deus libertou entre os querubins.

Comentário de John Calvin

Depois que Moisés tratou das ofertas e outros sacrifícios, que eram testemunhos de gratidão e exercícios de piedade, ele agora desce à oferta pelo pecado ( expiationem ) que ocupava o lugar principal entre os sacrifícios, na medida em que, sem reconciliação, nunca poderia haver. qualquer relação entre homens e Deus; pois, como Ele abomina merecidamente toda a raça humana por causa da corrupção de nossa natureza, e porque todos nós continuamente provocamos Sua ira, toda a esperança de salvação deve ser fundamentada nos remédios fornecidos para propiciá-Lo. Este princípio, sendo estabelecido, devemos lembrar que Moisés passará a falar dos sacrifícios expiatórios que propiciam Deus aos homens pela remoção de sua culpa. Ele aqui mostra como Deus deve ser apaziguado, onde um homem deve ter pecado por ignorância ou imprudência; em que também é estabelecida uma distinção entre pessoas diferentes, uma vez que um tipo de vítima é requerido de um rei, outro dos sacerdotes e outro de pessoas comuns; embora haja consideração pelos pobres, para que não sejam sobrecarregados por uma despesa tão grande quanto os ricos. Mas, como parecerá que todos os tipos de ignorância não estão aqui incluídos no contexto, devemos entender o que significa a palavra ???? , shegagah (256) , que preferi apresentar erro ao invés de ignorância; pois Moisés não se refere àquelas transgressões nas quais somos presos, quando somos desviados pela aparência de retidão, de modo a pensarmos a nós mesmos sem culpa; mas àqueles dos quais não prestamos atenção, e pelos quais nossas mentes não são picadas; ou àquelas quedas repentinas, em que a enfermidade da carne sufoca tanto a razão e o julgamento que cega o pecador. É de tal maneira que Paulo fala quando nos oferece

“restaurar no espírito de mansidão aqueles que
são ultrapassados ??em falta ”( Gálatas 6: 1 😉

pois ele não quer dizer aqueles que são enganados por suas boas intenções (como chamam), ou melhor, por sua opinião tola, de modo a estar inconsciente de seus pecados; mas aqueles que caem na enfermidade de sua carne, e que Satanás pega desprevenidos em suas armadilhas; ou que, de qualquer forma, não percebem o mal que fizeram, de modo a aplicar imediatamente o remédio. Isso será mais claramente entendido no Salmo 19:12 , onde Davi, depois de pedir perdão por seus erros, procura ser mantido livre de pecados presunçosos. (257) A antítese entre ?????? , shegioth, (258) e ???? , zedim, mostra que essas transgressões são chamadas de erros, nas quais não há orgulho criminal contra Deus. “Se uma alma pecar – de todos os mandamentos” (259) é uma expressão dura; e, portanto, alguns se referem a pecados de omissão, mas eu o interpreto de maneira mais simples: “Se ele pecar, afastando-se dos mandamentos” ou “se ele cometer alguma coisa oposta ( alienígena ) aos mandamentos”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *