Estudo de Levítico 5:6 – Comentado e Explicado

Apresentará ao Senhor em expiação pelo pecado cometido uma fêmea de seu rebanho miúdo, uma ovelha ou uma cabra em sacrifício pelo pecado, e o sacerdote fará por ele a expiação de seu pecado.
Levítico 5:6

Comentário de Albert Barnes

Sua oferta pela transgressão – pelo contrário, como perdida, isto é, o que for devido por sua ofensa. O termo “oferta pela culpa” está fora de lugar aqui, pois se tornou a designação atual para um tipo distinto de oferta pelo pecado mencionado na próxima seção (ver Levítico 5:14 ).

Um cordeiro ou um cabrito – uma ovelha Levítico 4:32 ou uma desgrenhada cabra Levítico 4:23 .

Comentário de Thomas Coke

Levítico 5: 6 . Sua oferta pela transgressão A palavra original ???? asham, transgressão, se estende além de che? cheit, pecado, até pecados contra o conhecimento: mas a diferença precisa entre eles não é fácil de resolver: nos referimos ao Outram de Sacrificiis, como antes. O Dr. Beaumont observa que “essas ofertas de transgressão eram para pecados de menor importância, como omissão de alguns deveres, e não observavam as lavagens e purificações legais, etc., enquanto as ofertas de pecado no capítulo 4 eram para ofensas maiores, em fazer as coisas proibidas por Deus: e, portanto, essas oblações por ofensas desse tipo foram reduzidas, se o pecador fosse pobre (veja Levítico 5:11 .) que, no primeiro, nunca foi diminuído; ver cap. 4 ”

REFLEXÕES.— Três instâncias de invasão são mencionadas; 1. Esconder a verdade, quando corrigido pelos juízes. Em todos os casos de juramento, devemos falar toda a verdade, além de nada além da verdade: escondê-la é tão criminosa quanto acrescentar a ela. 2. Contratação de impureza cerimonial, e não lavagem de acordo com a lei antes de chegarem ao tabernáculo. Quando se tratava de conhecimento, eles deveriam confessar seus pecados e trazer suas ofertas. Nota; Quando o espírito de Deus desperta a consciência, começamos a nos ver culpados, onde nunca suspeitamos danos. 3. Juramento imprudente, seja para fazer o que é ilegal ou impraticável. Embora um voto precipitado possa ser melhor quebrado do que cumprido, ainda assim, como uma espada de dois gumes, corta nos dois sentidos. Nenhum membro precisa de um governo mais rigoroso do que a língua.

Uma oferta nesses casos deve ser trazida, acompanhada de confissão humilde e particular do pecado. Os verdadeiros penitentes nunca lidam apenas com reconhecimentos gerais, mas com uma enumeração distinta e particular de seus pecados. Então o sacerdote fez a expiação, e o pecado foi perdoado. Embora nosso arrependimento não seja a causa de nossa aceitação, mas apenas o sangue de Cristo, eles são inseparáveis: a verdadeira fé sempre produz uma verdadeira penitência.

Comentário de Scofield

oferta transgressão

As ofertas pela culpa têm em vista, antes, o dano que o pecado causa, e não a sua culpa – que é o aspecto da oferta pelo pecado. O que é devido aos direitos de Deus em todo ser humano é aqui significado. Salmos 51: 4 , é uma expressão perfeita disso.

Comentário de John Wesley

E trará ao SENHOR a sua oferta pela culpa pelo pecado que pecou, ??mulher do rebanho, cordeiro ou cabrito, por oferta pelo pecado; e o sacerdote fará expiação por ele em relação ao seu pecado.

Sua oferta pela culpa – Mas como é necessário que a confissão e o sacrifício sejam necessários para aquele que tocou uma coisa impura, quando essas pessoas foram lavadas com uma lavagem simples, como aparece em Levítico 11: 25,28,32,40,43 e Números 19: 7,8,10,19 ? Este lugar fala dele que, sendo tão impuro, entrou no tabernáculo, como pode ser reunido comparando-o com Números 19:13 , que, se alguém o fez, sabendo-se imundo, como era o caso, ele deveria seja cortado por isso; e se ele fez isso de forma ignorante, como é o caso aqui, ele estava descobrindo isso para oferecer esse sacrifício.

Comentário de John Calvin

6. E ele trará sua oferta pela culpa. Ele prossegue com o que já estamos considerando, quanto à remoção da culpa pelo sacrifício; mas ele começa a fazer uma distinção entre pobres e ricos, que se aplica também ao que foi antes; portanto, parece que a ordem não é exatamente observada por Moisés, uma vez que os casos que ele insere parecem interromper o fio de seu discurso; no entanto, permanece claro o fato de que todos os que cometeram erros são impuros até que tenham oferecido uma expiação. Mas o que antes havia sido omitido está aqui inserido, para que os pobres e necessitados não sejam pressionados além da extensão de seus meios; antes, os diferentes graus de oferta são designados, de modo que aquele a quem não era conveniente oferecer duas pombas, ou pombos, poderia ser retirado por uma pequena quantidade de farinha. Portanto, inferimos que o único desígnio de Deus era mostrar o único meio verdadeiro de reconciliação com as pessoas, para que elas pudessem recorrer ao Mediador e Seu sacrifício; pois os pobres são ordenados a oferecer duas pombas-da-tartaruga, ou uma pequena quantidade de refeição, que propiciaria Deus a eles, tanto quanto a vítima exigia dos ricos. A citação (268) , no entanto, que nossos intérpretes fazem do poeta é manca; a saber: “Quem deve ter trazido integridade de espírito aos templos, faz sacrifício de milho;” visto que esse cego não via o que era o objeto dos sacrifícios e, portanto, desprezava todo tipo de propiciação, como se somente a pureza e a inocência recomendassem homens a Deus. Devemos lembrar, então, que as vítimas de si mesmas não tinham importância e, no entanto, que os povos antigos eram exercitados nessas cerimônias, para ensiná-los que Deus só pode ser apaziguado mediante o pagamento de um resgate.

A referência é provavelmente a Persius, Sat 2, em finem

Composttum jus, fasque animi, sanctosque recessus
Mentis et incoctum generoso pectus honesto,
Hoc cedo ut admoveam templis, etfarre litabo . ”

Horace tem quase a mesma idéia, Od. 3:23, 17-20 –

Immunis aram si tetigit manus,
Hostia não sumptuosa
Mollivit aversos Penates
Farre pio, et saliente mica . “

Referências Cruzadas

Levítico 4:20 – e fará com este novilho como fez com o novilho da oferta pelo pecado. Assim o sacerdote fará propiciação por eles, e eles serão perdoados.

Levítico 4:28 – Quando o conscientizarem do seu pecado, trará como oferta pelo pecado que cometeu uma cabra sem defeito.

Levítico 4:32 – “Se trouxer uma ovelha como oferta pelo pecado, terá que ser sem defeito.

Levítico 6:6 – E por sua culpa trará ao sacerdote uma oferta dedicada ao Senhor: um carneiro do rebanho, sem defeito e devidamente avaliado.

Levítico 7:1 – “Esta é a regulamentação da oferta pela culpa, que é oferta santíssima:

Levítico 14:12 – “Então o sacerdote pegará um dos cordeiros e o sacrificará como oferta pela culpa, juntamente com a caneca de óleo; ele os moverá perante o Senhor como gesto ritual de apresentação e

Levítico 19:21 – O homem, porém, trará ao Senhor, à entrada da Tenda do Encontro, um carneiro como oferta pela culpa.

Números 6:12 – Ele se dedicará ao Senhor pelo período de sua separação e trará um cordeiro de um ano de idade como oferta de reparação. Não se contarão os dias anteriores porque ficou contaminado durante a sua separação.

Ezequiel 40:39 – No pórtico da entrada havia duas mesas de cada lado, em que os holocaustos, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa eram abatidos.

Ezequiel 42:13 – Depois ele me disse: “Os quartos do norte e do sul que dão para o pátio do templo são os quartos dos sacerdotes, onde os sacerdotes que se aproximam do Senhor comerão as ofertas santíssimas. Ali porão as ofertas santíssimas: as ofertas de cereal, as ofertas pelo pecado e as ofertas pela culpa, pois o local é santo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *