Estudo de Lucas 15:11 – Comentado e Explicado

Disse também: Um homem tinha dois filhos.
Lucas 15:11

Comentário de Albert Barnes

E ele disse – Jesus, para ilustrar ainda mais o sentimento que ele havia proferido, e mostrar que era apropriado regozijar-se com o arrependimento dos pecadores, passa a mostrá-lo por uma parábola mais bela e instrutiva. Veremos sua beleza e propriedade lembrando que o “objetivo” era simplesmente “justificar sua conduta em receber pecadores” e mostrar que se alegrar com o retorno deles era apropriado. Isso ele mostra pelos sentimentos de um “pai”, regozijando-se com o “retorno” de um filho ingrato e dissipado.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 15: 11-12 . E ele disse, etc. – Cristo entregou a seguir a parábola do filho perdido ou pródigo: “qual de todas as suas parábolas”, diz o Dr. Macknight, “é a mais encantadora, não apenas porque impõe uma doutrina incomparavelmente alegre, mas porque está repleta de ternas paixões. , é finamente pintado com as imagens mais bonitas e é para a mente o que uma paisagem encantadora e diversificada é para os olhos. ” Nesta parábola, nosso Senhor segue o mesmo desígnio dos dois anteriores: a de defender-se em conversas com publicanos e pecadores, de reprovar a inveja dos fariseus e de encorajar todo penitente sincero, movendo representações do divino misericórdia. Um certo homem teve dois filhos – Agora crescido até a masculinidade; e os mais jovens deles – Carinhosamente vaidoso de sua própria capacidade de administrar seus negócios, e impaciente da restrição que ele impunha na casa de seu pai; Disse a seu pai: Dá-me a porção de bens que caem sobre mim . Como agora chego a anos de discrição, desejo que entregues em minhas mãos a porção de tua propriedade que, segundo uma distribuição equitativa, cai. para minha parte. Veja aqui, leitor, a raiz de todo pecado, um desejo de nos dispor independentemente de Deus! E ele dividiu para eles o seu sustento – deu-lhes seu estoque principal de dinheiro, reservando a casa e a propriedade em suas próprias mãos. “É evidente que nenhum sentido significativo pode ser colocado nessa circunstância da parábola, como se referindo às dispensações de Deus a suas criaturas. É uma dessas muitas circunstâncias ornamentais que seria uma fraqueza excessivamente rigorosa acomodar ao projeto geral. ” – Doddridge.

Comentário de E.W. Bullinger

E ele disse . Essa parábola é peculiar a esse evangelho. Veja em Lucas 15: 8 .

homem (como em Lucas 15: 4 ). Aqui representando o Pai (Deus).

dois filhos Veja a estrutura (V3, acima).

Comentário de John Calvin

Esta parábola nada mais é do que uma confirmação da doutrina anterior. (520) Na primeira parte é mostrada a prontidão em que Deus está disposto a perdoar nossos pecados, e na segunda parte (que trataremos posteriormente no lugar apropriado) é mostrada a grande malignidade e obstinação daqueles que murmuram diante de sua compaixão. Na pessoa de um jovem pródigo que, depois de ter sido reduzido à mais profunda pobreza pelo luxo e pela extravagância, retorna como suplicante a seu pai, (521) a quem ele foi desobediente e rebelde, Cristo descreve todos os pecadores que, cansados ??de sua loucura, se aplica à graça de Deus. Para o pai bondoso, (522) por outro lado, que não apenas perdoa os crimes de seu filho, mas por sua própria vontade o encontra ao retornar, ele compara Deus, que não está satisfeito em perdoar aqueles que oram a ele, mas até avança para encontrá-los com a compaixão de um pai. (523) Vamos agora examinar a parábola em detalhes.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 15:11 . Um certo homem teve dois filhos: – Em seguida, nosso Senhor proferiu a parábola do filho perdido ou pródigo, que dentre todas as suas parábolas é talvez a mais encantadora; não apenas ao impor uma doutrina cheia de conforto inexprimível, mas porque abundante com os perdões carinhosos, é finamente pintada com as mais belas imagens e é para a mente que paisagem encantadora e diversificada é para os olhos.

Comentário de Spurgeon

Lucas 15: 11-13 . E ele disse: Certo homem teve dois filhos. E o mais novo deles disse a seu pai: Pai, dá-me a parte dos bens que caem sobre mim. E ele lhes dividiu a vida. E não muitos dias depois que o filho mais novo se reuniu e viajou para um país longínquo, e desperdiçou sua substância com uma vida desenfreada.

Foi um ato de ingratidão deixar seu pai, um ato de loucura extrema para transformar os bens de seu pai em maus tratos.

Lucas 15:14 . E quando ele gastou tudo, surgiu uma grande fome naquela terra; e ele começou a sentir falta.

E o melhor de todos os pecadores será gasto um dia; os prazeres do pecado são apenas por uma estação; o tendão mais forte de um braço de carne um dia partirá; as flores que crescem no jardim do homem um dia desaparecerão; o homem pode pensar que ele tem uma eternidade de prazer diante dele, mas se ele está olhando para a carne, isso deve durar apenas uma hora.

Lucas 15:15 . E ele se juntou a um cidadão daquele país; E ele o enviou a seus campos para alimentar suínos.

Na melhor das hipóteses, os confortos deste mundo são ignorantes para um homem; eles o degradam; como era um emprego muito degradante para um judeu alimentar suínos, de modo que o conforto que o mundo pode dar a um homem, além de degradar seu espírito nobre.

Lucas 15:16 . E ele teria enchido sua barriga com as cascas que os porcos comiam e ninguém lhe dava.

O pródigo não pode ser reduzido; Ele foi criado para pastorear com os porcos, e os inveja, porque estão satisfeitos com as cascas; ele não pode comer do mesmo e, portanto, inveja até os brutos. Certamente, quando um pecador se torna totalmente convencido do pecado, pode muito bem invejar até os pardais ou as serpentes porque não pecaram.

Lucas 15: 17-20 . E quando ele voltou a si mesmo, disse: Quantos empregados contratados de meu pai têm pão suficiente e sobra, e eu pereço de fome! Levantarei-me e irei a meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti, e não sou mais digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus servos contratados. E ele se levantou e veio a seu pai. Mas quando ele ainda estava muito longe, seu pai o viu.

Lembre-se da paráfrase de Matthew Henry – aqui havia olhos de misericórdia.

Lucas 15:20 . E teve compaixão,

Aqui estava um coração de misericórdia

Lucas 15:20 . E correu,

Aqui estavam pernas de misericórdia.

Lucas 15:20 . E caiu em seu pescoço,

Aqui estavam feitos de misericórdia.

Lucas 15:20 . E o beijou.

E aqui havia lábios de misericórdia.

Lucas 15: 21-22 . E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu, e aos teus olhos e não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos:

Aqui estavam palavras de misericórdia, maravilhas de misericórdia e, de fato, é toda misericórdia por toda parte.

Lucas 15: 22-25 . Traga a melhor túnica e coloque-a sobre ele; pôs um anel na mão e sapatos nos pés. Traz para cá o bezerro gordo, e mata-o; e comamos, e sejamos felizes: por isso meu filho estava morto e está vivo novamente; ele estava perdido e foi encontrado. E eles começaram a se divertir. Agora seu filho mais velho estava no campo:

É aí que esses bons filhos mais velhos sempre estão; estão fora do trabalho, não estão em casa em comunhão com Deus; eles estão no campo. Não pergunte quem era o irmão mais velho; ele está aqui hoje à noite, há muitos moralistas invejosos, e um professor invejoso também, que sente dificuldade em perdoar infratores devassos.

Lucas 15: 25-27 . E quando ele chegou e se aproximou da casa, ele ouviu musick e dança. E ele chamou um dos servos e perguntou o que essas coisas significavam. E ele lhe disse: Teu irmão chegou; e teu pai matou o bezerro gordo, porque o recebeu sã e salva. E ele estava com raiva,

Ele não queria que o bezerro gordo fosse morto, se esse irmão reprovado pudesse entrar pela porta dos fundos e comer com os servos, ele achava isso bom o suficiente, mas para que esse rebelde se igualasse a si mesmo – ele não suportava isso!

Lucas 15:28 . E não quis entrar; por isso saiu o pai, e implorou.

Veja a ternura deste pai; os mesmos braços que abraçavam o pecador também estavam prontos para agarrar o que era justo. Sempre sinto muita pena e muita admiração por esse querido, querido pai. O que, com um filho ruim e um bom filho, ele teve dois filhos ruins, pois esse filho bom, como vê, havia entrado em um animal de estimação assim como eu vi alguns cristãos de verdade entrarem em um estado de espírito muito pouco cristão. Bem, eles não gostam de receber de alguma forma em sua empresa as mulheres que se perderam – os homens que perderam sua reputação. Ele estava com raiva, e não quis entrar, e agora seu pai coroou seu amor. Ele correu para encontrar um filho e agora começa a argumentar com outro que está com raiva antinatural e sem graça com seu pai.

Lucas 15:29 . E, respondendo ele, disse a seu pai: Eis que eu te sirvo por muitos anos, e nunca transgredi o teu mandamento; e ainda assim nunca me deste um menino, para me alegrar com meus amigos.

Eu conheço o irmão. Ele diz: “Eu tenho sido um cristão consistente: tenho sido diligente no serviço de Deus: tenho abundado em oração e, durante todo o dia, tenho sido atormentado e castigado todas as manhãs. Não sinto muita alegria: tenho tanta visão e sensação de tentação e pecado que geralmente sou de espírito baixo. Raramente tenho uma garantia total. Eu nunca recebi um garoto para me divertir com meus amigos. Aqueles que estão sob a lei nunca se divertem. Você nunca conheceu um homem que tentasse salvar a si mesmo, guardando os mandamentos de Deus que ousariam se divertir. Não, eles precisam desenhar rostos compridos, e bem podem, pois têm uma longa tarefa diante deles; eles vestem uma roupa de tristeza, sendo de um rosto triste, como são os hipócritas.

Lucas 15: 30-32 Mas, logo que este teu filho veio, que devorou ??a tua vida com prostitutas, mataste para ele o bezerro gordo. E ele lhe disse: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que tenho é teu. Aconteceu que deveríamos alegrar-nos e alegrar-nos: por isso teu irmão estava morto e está vivo novamente; e foi perdido, e é encontrado.

E assim, queridos amigos, há mais alegria pelo pródigo quando ele volta do que pelo homem que pensa que nunca se perdeu.

Referências Cruzadas

Mateus 21:23 – Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *