Estudo de Lucas 19:1 – Comentado e Explicado

Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.
Lucas 19:1

Comentário de Albert Barnes

E Jesus entrou … – Veja as notas em Mateus 20:29 . Isso significa, talvez, “ele estava passando” por Jericó quando Zaqueu o viu. Sua casa era “em” Jericó.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 19: 1-2 . Jesus entrou e passou por Jericó – Nomeadamente, depois de realizar o milagre registrado no final do capítulo anterior. Ele estava agora a caminho do outro lado do Jordão para Betânia, perto de Jerusalém, para onde se apressou, com vistas a estar ali oito ou dez dias antes da páscoa, com a intenção de pregar e fazer milagres da maneira mais pública, sob os olhos de todo o povo e dos grandes, de cujo ressentimento ele não tinha mais medo, porque seu ministério havia continuado o tempo determinado, e ele estava determinado a morrer nessa páscoa. Havia um certo homem chamado Zaqueu, chefe entre os publicanos – um dos principais cobradores de impostos ou coletor de cabeças, ou talvez o que chamaríamos de comissário da alfândega. E ele era rico – Tendo acumulado abundância de riqueza por seu emprego remunerado.

Comentário de E.W. Bullinger

E etc. Os versículos 1 a 10 são peculiares a Lucas. inserido, & c. = tendo entrado. estava passando. Após a cura do cego. Compare “aproxime-se” ( Lucas 18:35 ).

Jericó. Agora Eriha. Nos tempos medievais Riha. A cidade das palmeiras ( Deuteronômio 34: 3. Juízes 1:16 ), a cerca de dezoito milhas de Jerusalém e a seis milhas do Jordão. Compare Josué 6:26 com 1 Reis 16:34 . Depois da ala, tornou-se uma cidade grande e rica, com cerca de 100.000 habitantes (compare Josephus, Bell. Jud. Iv. 8. Ecclus 24:14).

Comentário de John Calvin

Isso mostra a pouca atenção que Lucas prestou à observação da ordem das datas; pois, depois de detalhar o milagre, ele agora relata o que aconteceu na cidade de Jericó. Ele nos diz que, enquanto Cristo se apresentava à vista de todos, enquanto andava pelas ruas, Zaqueu sozinho desejava muito vê-lo. Pois era uma evidência de intenso desejo que ele escalou uma árvore; já que os homens ricos são, em sua maioria, altivos e se envolvem com a gravidade afetada. É possível, de fato, que outros tenham o mesmo desejo, mas esse homem foi o mais indicado por Lucas, tanto por sua posição como por sua maravilhosa conversão, que ocorreu repentinamente. Agora, embora a fé ainda não estivesse formada em Zaqueu , ainda assim era uma espécie de preparação para ela; pois não era sem uma inspiração celestial que ele desejava tão sinceramente ter uma visão de Cristo; Quero dizer, em referência ao design que apareceu imediatamente. Alguns foram levados, sem dúvida, pela vã curiosidade de correr até de lugares distantes, com o objetivo de ver Cristo, mas o evento mostrou que a mente de Zaqueu continha alguma semente de piedade. Dessa maneira, antes de se revelar aos homens, o Senhor freqüentemente lhes comunica um desejo secreto, pelo qual eles são levados a Ele, enquanto ele ainda está oculto e desconhecido; e, embora eles não tenham um objeto fixo em vista, Ele não os decepciona, mas se manifesta no devido tempo.

Comentário de Adam Clarke

Entrou e passou – estava passando. Nosso Senhor ainda não havia passado por Jericó – ele estava apenas passando por ele; pois a casa de Zaqueu, na qual ele deveria alojar, Lucas 19: 5 , estava nela.

Comentário de Thomas Coke

Lucas 19: 1-4 . E Jesus entrou, etc. – Depois de conferir a visão aos mendigos (ver Mateus 9:27 ; Mateus 9:38 ). Jesus entrou em Jericó, atendido por eles, por seus discípulos e pela multidão: ele não permaneceu, contudo, nisto. cidade, porque ele se apressou a estar em Jerusalém oito ou dez dias antes da páscoa, com a intenção de pregar e fazer milagres da maneira mais pública, aos olhos de todo o povo e dos grandes; cujo ressentimento não deveria mais influenciá-lo, porque seu ministério havia continuado o tempo determinado e ele estava decidido a morrer nessa páscoa. Um homem, no entanto, pertencente a esta cidade, um dos principais cobradores de impostos, tendo ouvido falar dos milagres de nosso Senhor, teve uma grande curiosidade de ver que tipo de pessoa ele era; mas ele não pôde para a multidão; pois, estando a páscoa à mão, os caminhos para Jerusalém estavam cheios de gente; e muitos deles, encontrando-se com nosso Senhor, escolheram viajar em sua companhia, para que pudessem contemplar seus milagres. Zaqueu, portanto, correu antes e subiu a um sicômoro para vê-lo. Parece que ele estava em Jericó, quando Jesus passou: isso explica sua corrida diante da multidão nesta ocasião; pois no quinto versículo parece que sua casa estava mais adiante, a caminho de Jerusalém. Seu desejo de ver Jesus foi aumentado, sem dúvida, pelo relato que ele recebeu em Jericó, dos milagres realizados nos mendigos cegos; pois as notícias de uma transação tão extraordinária seriam rapidamente espalhadas no exterior. As palavras, e ele era rico, no final de Lucas 19: 2 parecem referir-se ao discurso no último capítulo, Lucas 19:24 , etc. particularmente a Lucas 19:27 . Zaqueu é uma prova de que é possível que um homem rico entre no reino dos céus.

Comentário de Spurgeon

Lucas 19: 1-2 . E Jesus entrou e passou por Jericó. E eis que havia um homem chamado Zaqueu, que era o chefe entre os publicanos e ele era rico.

Jesus Cristo havia acabado de abençoar um cego que era pobre, tão pobre que ele era um mendigo comum; Ele também abençoará o homem rico? Ai sim! ele não conhece distinção de pessoas, está pronto para abençoar todas as classes; se eles são ricos ou pobres não é nada para ele.

Lucas 19: 3 . E ele procurou ver Jesus quem ele era;

Possivelmente ele não tinha muito respeito, mas tinha uma grande curiosidade; ele gostaria de ver o homem sobre quem todos estavam falando: “Ele procurou ver Jesus quem ele era”.

Lucas 19: 3 . E não podia para a imprensa, porque ele era pouco de estatura.

A multidão que o rodeava era tão densa que o homenzinho baixo não conseguia enxergar sobre as cabeças das pessoas altas. Embora ele empurrasse e tentasse entrar na frente, sempre havia um corpo maior diante dele, para que ele não pudesse ver o grande Mestre.

Lucas 19: 4 . E ele correu antes e subiu em uma árvore de sicômoro –

Você não vê o homenzinho baixo correndo na frente da multidão e subindo em uma árvore que estava no caminho? Os homens ricos geralmente não escalam árvores, mas aqui estava um homem cuja curiosidade superou sua dignidade, então ele “subiu em uma árvore de sicômoro” –

Lucas 19: 4-5 . Para vê-lo: pois ele deveria passar por ali. E quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e o viu.

Você não pode imaginar que vê o abençoado Mestre parando e olhando para aquela árvore? De alguma forma, ele sempre se uniu àqueles a quem pretendia abençoar. Quando ele falou ao cego, ele se levantou como se fosse cego e perguntou: “O que queres que eu te faça?” E agora ele para sob este sicômoro e olha para curioso Zaqueu como se ele também fosse levado com um acesso de curiosidade e pergunta: “Quem é essa árvore?” “Ele olhou para cima e o viu”, o espiou,

Lucas 19: 5 . E disse-lhe: Zaqueu, apresse-se e desça; por hoje devo permanecer em tua casa.

Oh, quão espantado deve ter ficado o pequeno judeu quando ouviu as palavras de Cristo! Nunca um homem ficou tão surpreso antes, mas com a palavra veio uma suavidade divina no coração do chefe dos publicanos, e ele cedeu àquele convite singularmente condescendente, àquele comando estranhamente inesperado.

Lucas 19: 6 . E ele se apressou e desceu; e o recebeu com alegria.

Uma grande mudança foi repentinamente realizada nele; a abertura dos olhos do cego não foi mais notável do que a renovação do coração de Zaqueu: “Ele se apressou, desceu e o recebeu com alegria”.

Lucas 19: 7 . E quando eles viram, todos eles murmuraram, dizendo que ele havia sido convidado a um homem pecador.

Eu me pergunto para onde ele poderia ter ido e não ter sido convidado por um homem que era pecador; mas Zaqueu era considerado um pecador além dos pecadores comuns. Nosso Senhor ainda gosta de ser convidado de um homem pecador, ele ainda quer um lugar onde possa ficar. Ó homem, tu que és pecador, pergunte-o para casa contigo! Ó mulher, tu que és um pecador em tua profissão, peça-lhe que vá para casa contigo, e diremos novamente, sem murmurar, mas com alegria: “Ele foi convidado com alguém que é pecador.”

Lucas 19: 8 . E Zaqueu se levantou, e disse ao Senhor; Eis, Senhor, a metade dos meus bens que dou aos pobres;

Essa foi uma grande prova de que a conversão de Zaqueu foi genuína; Gostaria de ver o mesmo tipo de prova em muitos professores que conheço: “Eis, Senhor, a metade dos meus bens que dou aos pobres.” Lembro-me de alguém que se converteu neste lugar, e ele imediatamente deu 50 libras a algum bom objeto, e eu disse a seu irmão: “Acho que seu irmão me converti”. Ele respondeu: “Espero que sim, mas ele é uma pederneira terrível”. “Mas”, respondi, “ontem, ele deu 50 libras a esse tipo de trabalho”. “Ah então!” disse o irmão: “Tenho certeza de que ele se converteu, pois a graça de Deus o faria fazer uma coisa dessas.” Agora, Zaqueu era, sem dúvida, um homem desse tipo, alguém que amava seu dinheiro e o guardou para si o tempo que pôde; mas agora que ele se converte, ele diz: “Eis, Senhor, a metade dos meus bens que eu dou aos pobres;” –

Lucas 19: 8 . E se tomei algo de alguém por falsa acusação, restauro-o quatro vezes.

Ele age em caridade e justiça, pois está determinado a fazer a coisa certa com sua substância. Veja bem, ele era um homem rico, então seu dinheiro era uma fonte de problemas. O mendigo cego não teve essa dificuldade, pois não tinha nenhum dinheiro que devia distribuir quando se convertesse; mas este homem rico – este camelo, como nosso Salvador chamou esses homens, passou pelo olho de uma agulha pela graça de Deus, e assim o Senhor provou a realidade de sua conversão.

Lucas 19: 9 . E Jesus lhe disse: Hoje é chegada a salvação a esta casa, pois também ele é filho de Abraão.

“Ele não parece, tornou-se cobrador de impostos dos romanos, oprimiu seus próprios compatriotas. Mas ele é filho de Abraão, e a salvação chegou a ele. ”

19:10 . Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

Se, neste momento, pedirmos ao nosso Senhor Jesus: “Para onde vais, Divino Mestre?” sua resposta ainda é: “Eu vim procurar e salvar o que foi perdido”. “Você veio atrás daqueles que se consideram bons o suficiente sem ti?” Ele balança a cabeça e diz: “Eu sou médico, e o todo não precisa de médico, mas dos doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. ” O evangelho da graça de Deus é para os culpados; se você não é culpado, não há evangelho para você; mas se você é culpado, e confessa, a você é a palavra desta salvação enviada.

Esta exposição consistia em leituras de Lucas 18: 31-43 ; Lucas 19: 1-10 .

Comentário de Spurgeon

Lucas 19: 1-2 . E Jesus entrou e passou por Jericó. E eis que havia um homem chamado Zaqueu, que era o chefe entre os publicanos, e ele era rico.

Muitos desses cobradores de impostos eram ricos; eles geralmente cultivavam os impostos e cuidavam de extorquir tudo o que podiam da pobreza do povo.

Lucas 19: 3 . E ele procurou ver Jesus quem ele era;

Ele não procurou ouvi-lo; sua curiosidade estava em outra direção – ele desejava vê-lo. Quem poderia ser esse homem que criou tanta agitação? Que tipo de homem ele era?

Lucas 19: 3-5 . E não podia para a imprensa, porque ele era pouco de estatura. E ele correu antes e subiu a um sicômoro para vê-lo: pois ele deveria passar por aquele caminho. E quando Jesus chegou ao local, olhou para cima e o viu:

Zaqueu subiu no sicômoro para poder ver Jesus, mas ele próprio foi visto ali por Jesus; e esse, queridos amigos, é o primeiro ato no processo de salvação. Jesus olha para nós e depois olhamos para ele. Então, aqui, o Senhor espiou Zaqueu entre os galhos da árvore; “Ele olhou para cima e o viu” –

Lucas 19: 5 . E disse-lhe: Zaqueu, apresse-se e desça; por hoje devo permanecer em tua casa.

Sua surpresa ao receber essa mensagem deve ter sido esmagadora, mas ele não sofreu essa surpresa por adiar sua obediência ao mandamento de Cristo.

Lucas 19: 6-7 . E ele se apressou, desceu e o recebeu com alegria. E quando eles viram, todos eles murmuraram, dizendo: Que ele fora convidado a um homem pecador.

“Esse professor professamente superior, esse purista, esse professor da mais alta moral, foi convidado por esse coletor de impostos – um homem que é uma espécie de fora da lei, uma pessoa de má reputação por completo.” Ah! como o espírito legal, em homens hipócritas, clama contra a doce benevolência de nosso abençoado Mestre, que vem ao mundo com esse mesmo objetivo: ser Convidado dos pecadores, para que seja Médico dos pecadores!

Lucas 19: 8 . E Zaqueu se levantou, e disse ao Senhor; Eis, Senhor, a metade dos meus bens que dou aos pobres;

Não havia ninguém entre as pessoas hipócritas que fizessem um décimo do que Zaqueu declarou que ele faria.

Lucas 19: 8 . E se tirei algo de alguém por falsa acusação, restauro-o quatro vezes.

Não havia ninguém entre os murmuradores que ousaria dizer isso. Há muitas pessoas que rapidamente condenam aqueles que são cem vezes melhores que eles. Gostaria de saber se há pessoas desse tipo aqui; Eu não deveria me perguntar se existem.

Lucas 19: 9 . E Jesus lhe disse: Hoje é chegada a salvação a esta casa, pois também ele é filho de Abraão.

Quando nosso Senhor esteve aqui, sua missão pessoal como ganhador de almas foi para os judeus, para aqueles que eram da casa de Abraão; então ele mostra que, por mais desprezado que esse homem possa ser, ele entrou na bússola da missão imediata de Cristo: “pois ele também é filho de Abraão”.

Lucas 19: 10-11 . Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido. E, ouvindo essas coisas, ele acrescentou e contou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e porque pensavam que o reino de Deus deveria aparecer imediatamente.

Alguns deles sonhavam com uma soberania temporal com Cristo à frente, então ele os ensinou que seu reino era algo muito diferente disso.

Lucas 19: 12-13 . Ele disse, portanto: Um certo nobre foi a um país longínquo para receber para si um reino e voltar. E chamou seus dez servos, e os entregou dez libras, e disse-lhes: Ocupem até que eu venha.

“Use essas libras na minha conta; seja mordomo deles por mim até eu voltar. ”

Lucas 19: 14-16 . Mas seus cidadãos o odiavam e enviaram uma mensagem atrás dele, dizendo: Não teremos este homem para reinar sobre nós. E aconteceu que, quando ele retornou, tendo recebido o reino, ordenou que esses servos fossem chamados a ele, a quem ele havia dado o dinheiro, para que ele soubesse quanto cada homem havia ganho negociando. Então veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua libra ganhou dez libras.

Ele era um homem modesto; ele não disse: “Ganhei dez libras”; mas “Tua libra ganhou dez libras”. E se Deus abençoou alguém, a fim de permitir-lhe obter um grande resultado do talento que lhe foi confiado, ele deve atribuir tudo a Deus, e não a si mesmo: “Senhor, tua libra ganhou dez libras”.

Lucas 19: 17-19 . E ele lhe disse: Bem, bom servo; por ter sido fiel em muito pouco, você tem autoridade sobre dez cidades. E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua libra ganhou cinco libras. E ele disse-lhe o mesmo: Sê tu também em cinco cidades.

Observe que, qualquer que seja o triunfo de Cristo, seus servos fiéis devem participar dele. Ele deve ser o rei de muitas cidades nas ricas províncias do domínio de seu pai; mas ele dará a um de seus servos dez cidades e a outras cinco cidades. Mas que domínio vasto que deve ser, do qual ele pode se dar ao luxo de dar recompensas como essa! Dez cidades – qualquer rei terreno pode dar dessa maneira? Finalmente, há recompensas reais para aqueles que são fiéis agora. Nenhuma piedade lamentável cairá sobre a sorte daqueles que diligentemente servem ao Senhor Cristo; eles terão uma rica recompensa, não de dívida, mas de graça; e, portanto, maior.

19:20 . E outro veio, dizendo: Senhor, eis aqui a tua libra, que guardei num guardanapo.

Ele não o perdeu, não o gastou, nem sequer cavou um buraco na terra e o escondeu; mas ele usara um belo pedaço de linho para embrulhá-lo e cuidara muito bem dele; e ali estava como quando ele a recebeu. Não havia diminuído, nem crescido.

19:21 . Porque eu te temi, porque és homem austero; tu aceitas que não deitaste e ceifas que não semeaste.

Portanto, há um tipo de medo servil, um pavor, um horror de Deus, que até manterá os homens fora de seu serviço. Isso não deveria ser feito legitimamente, mas, sem dúvida, existem algumas pessoas que, por uma timidez maligna, têm medo de tentar qualquer coisa por Deus ou pelo homem e, portanto, sua vida é inútil. Seu talento canga e enferruja no guardanapo em que o embrulhou.

19:22 . E ele disse-lhe: Da tua boca te julgarei, servo mau. Tu sabias que eu era um homem austero,

“Essa foi a sua opinião; de acordo com a sua própria confissão, essa foi a sua idéia a meu respeito: ‘Você sabia que eu era um homem austero’ –

Lucas 19: 22-23 . Tomando o que não deitei e colhendo o que não semeei; por que, então, não entregaste meu dinheiro ao banco, para que, na minha vinda, pudesse ter exigido o meu com a usura?

Com interesse adequado. Deus não se preocupa em limpar seu caráter com homens ímpios. Você e eu somos muito particulares e meticulosos em nos defendermos de falsas acusações; mas o caráter de Deus não precisa de limpeza. É tão transparente que, se homens ímpios escolhem fingir que pareciam com ele, ele discute com eles em seu próprio terreno, e não fica para responder às suas calúnias. Quando ouvi pessoas dizerem que Deus é injusto ou muito severo, tudo o que me senti inclinado a dizer em resposta foi exatamente isso: “Seja o que for, ele é o Deus que finalmente o julgará; e se você pensa assim dele, tanto mais você se entrega a ele e se submete à sua infinita majestade, pois ele é rei dos reis e senhor dos senhores. É um dia ruim quando tentamos ser o juiz do nosso juiz e fingimos ser o deus de Deus. Ele é infinitamente glorioso, então vamos nos inclinar diante dele.

Lucas 19: 24-26 . E ele disse aos que estavam ali: Toma dele a libra, e dá-a àquele que tem dez libras. (E eles disseram-lhe: Senhor, ele tem dez libras.) Porque eu vos digo que a todo aquele que for dado; e daquele que não tem, até que lhe seja tirado.

Aqueles que já têm alguns terão mais, especialmente em matéria de graça. Se você servir bem a Deus, ele lhe dará mais para fazer. Se você o ama ardentemente, ele o recompensará, permitindo que você tenha mais amor por ele; e se você exercitar grande fé, ele lhe dará ainda mais fé. A maneira de ser verdadeiramente enriquecido, espiritualmente, é ser fiel a Deus no que temos.

19:27 . Mas aqueles meus inimigos, que não gostariam de reinar sobre eles, traziam para cá e os matavam diante de mim.

O que quer que essas palavras signifiquem, é certo que há uma terrível condenação reservada para todos os inimigos de Deus. Que nenhum de nós seja encontrado entre eles!

Comentário de John Wesley

Ele passou por Jericó – para que Zaqueu devesse ter vivido perto do fim da cidade: a árvore estava na própria cidade. E ele era rico – Essas palavras parecem se referir ao discurso do último capítulo, Lucas 18: 24-27 , particularmente a Lucas 18:27 . Zaqueu é uma prova de que é possível pelo poder de Deus que mesmo um homem rico entre no reino dos céus.

Referências Cruzadas

Josué 2:1 – Então Josué, filho de Num, enviou secretamente de Sitim dois espiões e lhes disse: “Vão examinar a terra, especialmente Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali passaram a noite.

Josué 6:1 – Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava.

Josué 6:26 – Naquela ocasião Josué pronunciou este juramento solene: “Maldito seja diante do Senhor o homem que reconstruir esta cidade de Jericó: “Ao preço de seu filho mais velho lançará os alicerces da cidade; ao preço de seu filho mais novo porá suas portas! “

1 Reis 16:34 – Durante o seu reinado, Hiel, de Betel, reconstruiu Jericó. Lançou os alicerces à custa do seu filho mais velho, Abirão, e instalou as suas portas à custa do seu filho mais novo, Segube, de acordo com a palavra que o Senhor tinha falado por meio de Josué, filho de Num.

2 Reis 2:18 – Quando voltaram a Eliseu, que tinha ficado em Jericó, ele lhes falou: “Não lhes disse que não fossem? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *