Estudo de Lucas 9:37 – Comentado e Explicado

No dia seguinte, descendo eles do monte, veio ao encontro de Jesus uma grande multidão.
Lucas 9:37

Comentário de Albert Barnes

Veja esta passagem explicada nas notas de Mateus 17: 14-21 e notas de Marcos 9: 14-29 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 9: 37-45 . Para uma elucidação completa desses versículos, veja as notas em Mateus 17: 14-23 ; e Marcos 9: 14-29 . Deixe esses ditos penetrarem nos seus ouvidos – isto é, considere-os profundamente; na alegria lembre-se da cruz. Tão sabiamente nosso Senhor equilibra elogios com sofrimentos.

Comentário de E.W. Bullinger

em. Grego. pt App-104.

desça . Grego. katerchomai, apenas uma vez fora de Lucas e Atos (em Tiago 3:15 .

a colina = a montanha, como em Lucas 9:28 .

Comentário de Adam Clarke

Muita gente – Veja em Mateus 17:14 ; (Nota).

Comentário de Spurgeon

Nosso Senhor estava na montanha e havia sido transfigurado; e quando ele desceu, a primeira pessoa que conheceu foi o diabo, com quem teve que entrar em contato. Sempre que você ou eu subirmos ao topo da montanha e tivermos uma experiência muito feliz e deliciosa, poderemos esperar uma batalha em breve. Nossa alegria é, no entanto, uma preparação para o conflito; isso irrita nosso espírito e nos fortalece para enfrentar o grande inimigo de nossas almas.

Lucas 9: 37-40 . E aconteceu que no dia seguinte, quando desceram da colina, muita gente o encontrou. E eis que um homem da companhia clamou, dizendo: Mestre, peço-te, olhe para meu filho; pois ele é meu único filho. E eis que um espírito o toma, e de repente ele clama; e rasga-o que ele espuma outra vez, e machucá-lo dificilmente se afasta dele. E implorei a teus discípulos que o expulsassem; e eles não podiam.

Lá estavam eles, todos perplexos e derrotados; e seus inimigos olhavam para eles com muitos sorrisos de desprezo e desprezo. Agora vem o capitão conquistador. Ele mudará a maré da batalha quando suas tropas estiverem voando diante do inimigo. Ele vem e, com uma palavra, reúne-os novamente.

Lucas 9:41 . E Jesus, respondendo, disse: Ó geração sem fé e perversa, até quando estarei com você, e sofrerei. Traga teu filho aqui.

Se você orou por alguém querido e o diabo não foi expulso, mas aquele por quem você pediu parece ser pior e não melhor, apesar de todas as suas orações e todos os seus esforços, ouça o próprio Mestre dizendo a você hoje à noite, como ele disse ao pai desta criança: “Traga seu filho para cá”.

Lucas 9:42 . E como ele ainda estava por vir, o diabo o jogou no chão e o assustou.

Esta é a maneira usual de Satanás. Sempre que ele está prestes a ser expulso de alguém, ele fica com raiva; e se ele não puder destruir, ele se preocupará, assim como um mau inquilino causará danos à casa se ele não puder mais manter a posse dela. “Como ele ainda estava por vir, o diabo o jogou no chão e o assustou.” Talvez eu converse com alguns hoje à noite que estão vindo para Cristo, e ainda tenho medos piores do que nunca. Eles estão mais perturbados do que nunca. Bem, você é como esta pobre criança: “Como ele ainda estava por vir, o diabo o jogou no chão e o assustou”. Foi, no entanto, o último lançamento do diabo.

Lucas 9:42 . E Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou novamente a seu pai.

Quão bem é feito, curvado perfeitamente, feito, com que facilidade é feito, com que rapidez é feito quando Cristo entra em cena! Vamos orar distintamente hoje à noite por aqueles que foram nossos fracassos até agora. Eles não serão os fracassos de Cristo se em oração e pela fé os trouxermos a ele.

Lucas 9:43 . E todos ficaram maravilhados com o poderoso poder de Deus.

Mas, enquanto estavam maravilhados, muitos deles não acreditaram. Uma coisa é se surpreender, outra é se humilhar e ser levado à simples fé em Cristo. Nunca se contente com nenhuma emoção que não seja aquela que o leva a crer em Jesus por si mesmo.

Lucas 9: 43-44 . Mas enquanto eles se admiravam de tudo o que Jesus fazia, ele disse aos seus discípulos: Deixem estas palavras nos seus ouvidos; porque o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens.

Logo após a transfiguração, logo após expulsar o diabo, ele diz a seus discípulos que “o Filho do homem será entregue nas mãos dos homens”. A sombra da cruz caiu sobre Cristo muito antes de o conteúdo da cruz estar sobre seu ombro. Ele nunca se esqueceu de que chegaria o dia em que ele deveria dar a vida como resgate para muitos, e ele também nunca mais voltou.

“Isso foi compaixão como um Deus,

Que quando o Salvador soube

O preço do perdão era o sangue dele,

Sua pena nunca se retirou.

45. Mas eles não entenderam esse ditado, e foi escondido deles, que não o perceberam; e recearam perguntar-lhe esse ditado.

Ainda não eram espirituais o suficiente para espionar seu significado; e quando eles tiveram um leve vislumbre, isso os fez se sentir tão tristes, tão abatidos, que não se atreveram a ir e pedir a ele que o explicasse completamente. Você não acha que você e eu podemos ter esta noite, algo pressionando sobre nós que desapareceria se levássemos a Jesus? E ainda temos medo de perguntar a ele. Vamos afastar esse medo, estar familiarizados com nosso Senhor e contar a ele tudo o que irrita nosso espírito.

Lucas 9:46 . Então surgiu um raciocínio entre eles, qual deles deveria ser o maior.

Triste, triste, triste, cem vezes triste! Quando ele estava falando de sua morte e de ser entregue nas mãos de homens iníquos, seus discípulos estavam discutindo sobre quem deveria ser o maior. Ah, irmãos, mas podemos ser culpados de uma inconsistência tão grande quanto. Se, depois da morte de Cristo por nós na cruz, e depois que ele desistiu de tudo por nós e nos lavou o sangue de seus corações, se começamos a querer que ele fosse grande e famoso aos olhos dos homens, que desgraçados somos ! Que Deus nos livre de toda ambição, de todo tipo de egoísmo e de qualquer medida de orgulho! Caso contrário, somos inconsistentes em fingir seguir um Mestre como o Senhor Jesus.

Lucas 9: 47-48 . E Jesus, percebendo o pensamento do coração deles, tomou um filho, colocou-o junto dele, e disse-lhes: Quem quer que receba esta criança em meu nome, recebe-me; e todo aquele que me receber, recebe aquele que me enviou; é menos entre todos, o mesmo será grande.

O caminho para subir nas fileiras de Cristo é descer. Esteja disposto a fazer a coisa mais má e você estará crescendo na estima de Cristo. Quando você é ótimo, você é pequeno. Quando você não é nada, então você é ótimo. O Senhor tira de nós as gotas negras de orgulho que nos fazem defender nossa dignidade e pensamos que devemos ser alguém! Alguém? Deus não o usará enquanto você for alguém; mas quando você não é ninguém, Deus o engrandecerá grandemente e o usará na Igreja dele.

Lucas 9:49 . E João respondeu e disse: Mestre, vimos alguém expulsando demônios em teu nome; e nós o proibimos, porque ele não nos segue.

Esse homem que expulsava demônios era um dissidente, ele não estava na igreja regular. Ele estava indo bem; mas ainda assim, que direito ele tinha? João disse: “Ele não nos acompanha”. Ele estava fora do pálido; e até João, com toda a sua disposição amorosa, sentiu que devia apagar essa vela. Ele não tinha o direito de brilhar em nada além do castiçal ortodoxo regular. “Nós o proibimos, porque ele não nos acompanha.”

Lucas 9:50 . E Jesus disse-lhe: Não o proíba, porque quem não é contra nós é por nós.

Jesus também disse que ninguém poderia fazer um milagre em seu nome, e depois ir levemente e falar mal dele; de modo que era pelo bem da causa deixar o praticante irregular continuar com esse negócio. Além disso, se alguém pode expulsar um demônio, deixe ele fazê-lo; pois não há muito poder para expulsar demônios; e lembre-se, que esses senhores que encontraram falhas, não podiam expulsar o diabo por si mesmos. Eles foram espancados nessa mesma tarefa; e, no entanto, quando alguém o fez no poder de Deus, eles começaram a reclamar e a proibi-los. Certamente isso é ser como o cachorro na manjedoura. Deus nos salve de cair nesse espírito!

Lucas 9:51 . E aconteceu que, quando chegou a hora de ele ser recebido,

Não é uma expressão maravilhosa? Cristo deve morrer e ser sepultado. Ah! mas esta palavra compreende tudo, “para que ele seja recebido”. Não pense na escuridão da morte, especialmente no que diz respeito aos seus queridos amigos que ultimamente adormeceram. Pense em serem recebidos. Eles pareciam cair; eles foram tão baixos quanto a sepultura; mas eles não podiam ir mais baixo. Graças a Deus por sua abundante misericórdia em recebê-los.

Lucas 9:51 . Ele firmemente fixou o rosto para ir a Jerusalém,

Para ir aonde ele deve, açoitou, cuspiu e crucificou: “Ele firmemente fixou o rosto em Jerusalém.”

Lucas 9: 52-53 . E enviou mensageiros diante de seu rosto; e eles foram, e entraram em uma aldeia dos samaritanos, para se preparar para ele. E eles não o receberam, porque seu rosto era como se ele fosse a Jerusalém.

Ele costumava ser recebido em Samaria; mas agora o espírito maligno voltou à frente: “Eles não o receberam, porque seu rosto era como se ele fosse a Jerusalém”, e eles não queriam que ninguém fosse ao banquete em Jerusalém, mas desejavam que todos parassem. e adorar a Deus com eles no monte Gerizim. Para que eles não o recebessem.

Lucas 9: 54-55 . E quando seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram: Senhor, queres que ordene que o fogo desça do céu e os consuma, como Elias fez? Mas ele se virou, repreendeu-os e disse: Não sabeis de que tipo de espírito sois.

Ao ler o Antigo Testamento, você se lembrará de que o espírito do Antigo Testamento estava de acordo com a lei de Moisés; mas você não está sob a lei, mas sob a graça, e o espírito de Cristo é outro espírito, não o espírito de julgamento, derrubando fogo do céu, mas o espírito de misericórdia, trazendo vida e bênção do alto.

Lucas 9:56 . Pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los. E eles foram para outra vila.

Isso foi tudo o que Cristo fez como castigo a esses samaritanos: ele “foi para outra aldeia”. No entanto, por mais gentil que tenha sido esse tratamento, foi realmente um castigo muito severo, um castigo que cairá sobre todos vocês que rejeitarem a Cristo. Se você não o receber, ele irá a outra pessoa. Se você não o ouvir, alguém o fará; e se, quando você o ouvir, você não o aceitará, pode ser que você não o ouça muitas vezes mais, a palavra nunca mais será dita com poder para você, mas Cristo irá para outra pessoa.

Lucas 9: 57-62 . E aconteceu que, no caminho, um certo homem lhe disse: Senhor, eu te seguirei aonde quer que fores. E Jesus lhe disse: Raposas têm covis e aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E ele disse a outro: Segue-me. Mas ele disse: Senhor, permita que eu primeiro enterre meu pai.

Disse-lhe Jesus: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; mas vai e prega o reino de Deus. E outro também disse: Senhor, eu te seguirei; mas deixe-me primeiro dizer adeus a eles, que estão em casa na minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, tendo posto a mão no arado e olhando para trás, é adequado para o reino de Deus.

Comentário de John Wesley

E aconteceu que no dia seguinte, quando desceram da colina, muita gente o encontrou.

Mateus 17:14 ; Marcos 9:14 .

Referências Cruzadas

Mateus 17:14 – Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:

Marcos 9:14 – Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *