Estudo de Marcos 5:1 – Comentado e Explicado

Passaram à outra margem do lago, ao território dos gerasenos.
Marcos 5:1

Comentário de Joseph Benson

Marcos 5: 1-17 . Eles chegaram ao país dos Gadarenos – Chamado Gergesenes, Mateus 8:28 . Gadara e Gergasa são cidades próximas umas das outras, e seus habitantes, e os do país adjacente, levando o nome deles com indiferença. Lá encontrou um homem com um espírito imundo – Mateus menciona dois. Provavelmente isso, tão mencionado aqui, foi o mais notavelmente feroz e ingovernável. Toda essa história é explicada em geral, Mateus 8: 28-34 . Meu nome é Legião, pois somos muitos – Mas todos esses parecem ter estado sob um comandante, que, por conseguinte, fala o tempo todo, por eles e por si mesmo. Aqueles que alimentavam os porcos fugiram, e contaram na cidade – O milagre, que ocorre na destruição dos porcos, foi imediatamente relatado na cidade e no país pelos detentores apavorados, que ao fugirem haviam caído, ao que parece. Jesus e sua companhia, e aprendeu deles a causa do que havia acontecido. E eles saíram para ver o que foi feito . Assim, todo o povo teve uma demonstração ocular do poder de Jesus, e se tornou indesculpável por não crer nele; e eles vêem aquele que possuía o diabo sentado – aos pés de Jesus, para receber suas instruções; e vestido – Com as roupas que lhe foram dadas; e em sã consciência – Perfeitamente composto e restaurado ao uso de sua razão; e eles estavam com medo – Em vez de se alegrar que um ser humano fosse libertado de um mal tão grande que o afligia há muito tempo, eles foram jogados na maior consternação e, estando conscientes de sua maldade, temeram os efeitos adicionais do poder de Cristo, que , provavelmente, se não tivessem feito, teriam oferecido alguma grosseria, se não violência, a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

até . Grego. eis . App-104.

into = até. Grego. eis , como acima.

Gadarenes. No milagre anterior, foi Gergesenes ( Mateus 8:28 ).

Comentário de Adam Clarke

Os Gadarenes – Alguns dos MSS. tem Gergasenes, e alguns deles Gerasenos. Griesbach parece preferir o último. Veja a nota em Mateus 8:28 .

Os Gadarenes foram incluídos dentro dos limites dos Gergasenes. O Dr. Lightfoot supõe que, dos dois demoníacos mencionados aqui, um era de Gadara e, consequentemente, pagão, o outro era um gergeseniano e, conseqüentemente, um judeu; e ele acha que Marcos e Lucas mencionam o demoníaco de Gadarene porque seu caso era singular, sendo o único pagão curado por nosso Senhor, exceto a filha da mulher siro-fenícia.

Comentário de Spurgeon

Marcos 5: 1 . E eles vieram para o outro lado do mar, na terra dos gadarenos. E quando ele saiu do navio, imediatamente o encontrou dos túmulos, um homem com um espírito imundo.

Nosso Senhor atravessou o mar da Galiléia de propósito para resgatar esse pobre homem do poder do espírito imundo que o possuía. Ele sabia que havia muitos que precisavam dele no lado galileu do lago, e ele podia prever a tempestade que ameaçaria afundar o pequeno navio; todavia, ele disse calmamente a seus discípulos (ver capítulo 4: Versículo 35): “Passemos para o outro lado”. Assim que o grande médico chegou, uma terrível aparição apareceu. “Fora dos túmulos”, um lugar estranho, apressou um homem, uivando e gritando como um animal selvagem; ou pior ainda, sob a influência de Satanás, que se apossara dele.

Marcos 5: 3 . Quem morava entre os túmulos? e ninguém poderia amarrá-lo, não, não com correntes; porque ele costumava ser amarrado com grilhões e correntes, e as correntes foram arrancadas por ele e os grilhões quebrados em pedaços: ninguém poderia domar alguém.

Veja como o mundo lida com homens furiosamente culpados. Ele tenta acorrentá-los ou doma-los; mantê-los sob controle por medo de punição, ou então subjugá-los a uma gentileza de moralidade: os pobres trabalham nisso! Cristo nem liga nem domestica; ele muda e renova. Oh, que em toda parte sua ajuda era procurada, e não havia tanta confiança nos grilhões da lei ou no poder da moral!

Marcos 5: 5 . E sempre, noite e dia, ele estava nas montanhas e nos túmulos, chorando e se cortando com pedras.

Deve ter sido terrível para os viajantes passar por ali à noite ou encontrar-se com esse homem louco a qualquer hora do dia. Mas quão terrível deve ter sido a própria condição da pobre criatura! Temos apenas um vislumbre das palavras “sempre nas montanhas e nos túmulos, chorando e se cortando com pedras”. Veja o que Satanás faz com aqueles que estão em seu poder.

Marcos 5: 6 . Mas quando ele viu Jesus de longe, ele correu e o adorou,

O diabo não gosta de fazer isso; mas se isso servir ao seu propósito, ele fingirá ser um adorador de Cristo. Ele vem aqui algumas vezes; ele vai a todo tipo de lugar de adoração e faz os homens se tornarem adoradores que não têm adoração em seus corações; pois não há fim para a profundidade de sua astúcia, e muitos são os que serviram melhor ao diabo quando fingiram adorar a Cristo.

Marcos 5: 7 . E clamou em alta voz, e disse: O que tenho eu contigo, Jesus, filho do Deus Altíssimo? Deus te conjuro, para que não me atormente.

Usando os lábios deste pobre homem, Satanás falou nele e através dele. Ele tem medo de Cristo. Este cão do inferno conhece seu mestre e se agacha a seus pés. Ele suplica ao “Filho do Deus Altíssimo” para não atormentá-lo antes do tempo.

Marcos 5: 8 . Pois ele lhe disse: Sai do homem, espírito imundo.

Cristo nunca desperdiça palavras sobre o diabo. Ele fala com ele muito em breve e com muita clareza. Às vezes seria bom se pudéssemos ser mais lacônicos quando estamos lidando com o mal. Não merece nossas palavras, pois não observou as palavras de Cristo. Jesus disse ao diabo: “Saia do homem, espírito imundo”.

Marcos 5: 9-10 . E ele perguntou: Qual é o seu nome? E ele respondeu, dizendo: Meu nome é Legião, porque somos muitos. E implorou-lhe que não os mandasse embora para fora do país.

O diabo pode orar; ele fez isso neste caso. Não é porque um homem é fluente em oração que temos certeza de sua salvação. Não é porque um homem ora com tanto fervor que seus joelhos batem juntos, que podemos concluir que ele é um santo. Pode ser que ele esteja tremendo de medo do julgamento de Deus. Satanás suplicou muito a Cristo.

Marcos 5:11 . Agora havia perto das montanhas uma grande manada de porcos. E todos os demônios rogaram a ele, dizendo: Envia-nos para os porcos, para que possamos entrar neles.

Satanás preferiria irritar os porcos do que não fazer mal nenhum. Ele gosta tanto do mal que o trabalharia com os animais se não puder fazê-lo com os homens. Que unanimidade existe entre os espíritos malignos! “Todos os demônios o imploraram, dizendo: Envia-nos para os porcos, para que possamos entrar neles.”

Marcos 5:13 . E imediatamente Jesus lhes deu permissão.

O diabo não pode entrar nem em um porco sem a permissão de Cristo. Portanto, ele não pode tentá-lo, meu amigo, sem a permissão de nosso Senhor. Você pode estar certo de que mesmo esse grande monstro do mal está sob o controle de Cristo. Ele não pode molestar você até que Jesus o deixe sair. Há uma corrente ao redor do leão que ruge, e ele só pode ir tão longe quanto o Senhor permitir.

Marcos 5: 13-14 . E os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos; e o rebanho correu violentamente por um lugar profundo no mar (eram cerca de dois mil;) e foram sufocados no mar. E os que alimentavam os porcos fugiram,

No qual não nos admiramos. Quem não fugiria quando visse o poder de Cristo?

Marcos 5: 14-15 . E contou na cidade e no país. E eles foram ver o que foi feito. E eles vieram a Jesus, e viram aquele que estava possuído pelo diabo, e tinha a legião sentada e vestida, e no seu perfeito juízo; e eles estavam com medo.

Você pensaria que teria sido dito: “Eles se maravilharam e louvaram a Cristo por esse grande e maravilhoso ato”. Não, “eles estavam com medo”. Se você vir outro convertido, não tenha medo; mas tenha esperança de que você possa ser salvo. Que visão bonita essas pessoas viram: “elas vêm a Jesus e vêem aquele que estava possuído pelo diabo, e tinham a legião sentada e vestida, e no seu perfeito juízo.”! Esse pensamento deveria tê-los feito se alegrar ao invés de ter medo. Ainda existem pessoas que têm medo do que acontecerá quando virem aqueles que Cristo abençoou espiritualmente ao curar esse homem.

Marcos 5: 16-17 . E os que viram disseram-lhes como aconteceu com o que estava possuído pelo diabo, e também com os porcos. E eles começaram a rezar para que ele saísse de suas costas.

Se Jesus vier a você hoje à noite, não peça que ele vá embora. Abra bem a porta do seu coração e peça ao Senhor que entre e habite ali para todo o sempre. Essa narrativa nos ensina que o Senhor Jesus Cristo irá embora se for solicitado; ele não permanecerá onde seu quarto é preferível à sua empresa.

Marcos 5: 18-20 . E quando ele entrou no navio, aquele que estava possuído pelo diabo orou para que ele estivesse com ele. No entanto, Jesus não o sofreu, mas disse-lhe: Vai para casa com teus amigos e conta-lhes como grandes coisas o Senhor fez por ti e teve compaixão de ti. E ele partiu e começou a publicar em Decápolis como grandes coisas Jesus tinha feito por ele: e todos os homens se maravilharam.

Foi-lhe dito que publicasse as grandes coisas que o Senhor havia feito por ele. Ele publicou as grandes coisas que Jesus havia feito por ele. Ele cometeu algum erro? Ah não! É apenas outro nome para a mesma pessoa: pois Jesus é o Senhor; e quando você fala dele como divino, e fala dele em termos adequados apenas a Deus, você fala apenas corretamente; pois assim ele merece ser louvado. “E todos os homens se maravilharam.” Então nosso Senhor deixou todos pensando. Deixando esse mensageiro prestar testemunho, ele foi para outro lugar, para levar bênçãos a muitos outros do outro lado do mar. Parece que o homem passou pelo vasto distrito que levava o nome de Decápolis, e seu testemunho do poder de Cristo foi tão convincente que, quando o Salvador revisitou essa parte do país, teve uma recepção muito diferente daquela que recebeu. nesta ocasião. (ver capítulos 7: 31-37, 8: 1-10).

Comentário de John Wesley

E eles vieram para o outro lado do mar, na terra dos gadarenos.

Mateus 8:28 ; Lucas 8:26 .

Referências Cruzadas

Mateus 8:28 – Quando ele chegou ao outro lado, à região dos gadarenos, foram ao seu encontro dois endemoninhados, que vinham dos sepulcros. Eles eram tão violentos que ninguém podia passar por aquele caminho.

Marcos 4:35 – Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado”.

Lucas 8:26 – Navegaram para a região dos gerasenos que fica do outro lado do lago, frente à Galiléia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *