Estudo de Marcos 9:14 – Comentado e Explicado

Depois, aproximando-se dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e os escribas a discutir com eles.
Marcos 9:14

Comentário de Albert Barnes

Questionando com eles – Debatendo com os discípulos e tentando confundi-los. Isso ele viu quando desceu do monte. Na ausência dele, eles haviam tentado confundir e confundir seus seguidores.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 9: 14-19 . Quando ele chegou a seus discípulos, viu uma grande multidão – Provavelmente essa multidão havia permanecido ali a noite toda, esperando que Jesus voltasse da montanha, e os escribas questionando – grego, s???t???ta? , discutindo com eles, ou seja, com os nove que permaneceram. na planície. Sem dúvida, eles aproveitaram a ausência do Mestre para expô-los e angustiá-los. E todas as pessoas, quando o viram, ficaram muito surpresas – com a vinda dele tão repentinamente, tão sazonalmente, tão inesperadamente: talvez também com alguns raios incomuns de majestade e glória, que ainda permaneciam em seu semblante; como, ao que parece, o rosto de Moisés brilhou várias horas depois de estar com Deus no monte. E correndo para ele, o saudou – Com as maiores marcas de respeito e carinho. Os escribas e fariseus, no entanto, sem considerar seu retorno, continuaram seus ataques mal-humorados contra seus discípulos. E ele perguntou aos escribas – Nomeadamente, quando as saudações da multidão terminaram. Que perguntais com eles? – Qual é o assunto da sua disputa com eles? Qual é o ponto que você está debatendo tão calorosamente? Os escribas não deram resposta à pergunta de nosso Senhor. Eles não quiseram repetir o que haviam dito a seus discípulos; mas uma multidão disse: Mestre, eu te trouxe meu filho, etc. – Pela narrativa que esse homem dá, em resposta ao que Jesus disse aos escribas, parece que eles estavam discutindo sobre a cura desse jovem, que os discípulos tentaram sem sucesso. E provavelmente sua falta de sucesso havia dado aos escribas a oportunidade de se gabar de que um diabo foi encontrado que nem os discípulos nem seu Mestre foram capazes de expulsar. Veja notas em Mateus 17: 14-21 . Que tem um espírito mudo – Um espírito que tira seu discurso dele; e onde quer que o pegue , ele o rasga – ou melhor, convulsiona-o, e ele espuma – pela boca; e ranger com os dentes – Em extrema angústia; e afasta -se embora na flor da sua idade. E falei aos teus discípulos – ordenou-lhes que o expulsassem; e eles não podiam. O Senhor Jesus permitiu isso por razões sábias, principalmente, talvez, para mantê-los humildes e sensíveis a toda a sua dependência dele por todo o seu poder de realizar curas ou fazer qualquer coisa que fosse boa.

Comentário de E.W. Bullinger

para . Gr pros. App-104.

multidão = multidão.

about = around. Grego. peri. App-104.

os escribas . Essa particularização dos escribas como questionadores é um suplemento divino, aqui.

Comentário de John Calvin

Como Mark é mais completo e explica as circunstâncias minuciosamente, seguiremos a ordem de sua narrativa. E primeiro ele aponta claramente a razão pela qual Cristo usa uma dureza tão incomum com ele, quando exclama que os judeus, por causa de sua perversa malícia, não merecem mais ser tolerados. Sabemos o quão gentil ele costumava recebê-los, mesmo quando seus pedidos eram excessivamente importunos. (486) Um pai aqui pede em nome de um filho único, a necessidade é extremamente urgente e um apelo modesto e humilde é feito à compaixão de Cristo. Por que, então, ele, contrariamente ao seu costume, começa repentinamente à paixão e declara que eles não podem mais suportar? Como a narrativa de Mateus e Lucas não nos permite descobrir a razão dessa grande severidade, alguns comentaristas caíram no erro de supor que essa repreensão foi dirigida contra os discípulos ou contra o pai da criança aflita. Mas se considerarmos devidamente todas as circunstâncias do caso, como são relatadas por Marcos, não haverá dificuldade em chegar à conclusão de que a indignação de Cristo foi dirigida contra a malícia dos escribas e que ele não pretendia tratar os ignorantes e fracos com tanta dureza.

Durante a ausência de Cristo, uma criança lunática fora apresentada. Os escribas, considerando isso uma ocasião plausível para irritar, agarraram-no ansiosamente e pediram aos discípulos que, se tivessem algum poder, o exercitariam para curar a criança. É provável que os discípulos tenham feito uma tentativa e que seus esforços não tenham sido realizados; sobre o qual os escribas levantam o grito de vitória, e não apenas ridicularizam os discípulos, mas irrompem contra Cristo, como se em sua pessoa seu poder tivesse sido confundido. Foi uma demonstração extraordinária de impiedade ultrajante, unida a uma ingratidão igualmente baixa, maliciosamente para manter fora de vista tantos milagres, dos quais eles haviam aprendido o incrível poder de Cristo; pois manifestamente se esforçaram para extinguir a luz que foi colocada diante de seus olhos. Com razão, portanto, Cristo exclama que eles não poderiam mais ser tolerados e os declara uma nação incrédula e perversa; pois as inúmeras provas que antes haviam contemplado deveriam pelo menos ter tido o efeito de impedi-las de procurar uma ocasião de menosprezo. (487)

Marcos 9:14 . Ele viu uma grande multidão ao seu redor. Os discípulos foram, sem dúvida, levados ao olhar do público, pois os inimigos da verdade costumam, em ocasiões de triunfo, reunir uma multidão em pouco. Os escribas fizeram tanto barulho a ponto de atrair os discípulos para o ridículo de muitas pessoas. E, no entanto, parece que houve alguns que não estavam mal dispostos; pois, assim que veem Jesus, o saudam; e até a insolência dos escribas é contida por sua presença, pois, quando lhes perguntam qual é o problema em disputa, eles não têm uma palavra a dizer.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 9:14 . Questionando com eles. S???t???ta?, “Disputando fazendo perguntas da maneira socrática.” Veja o capítulo anterior, Marcos 9:11 . Os escribas aproveitaram a ausência do Mestre para interrogar e confundir os discípulos.

Comentário de Spurgeon

Nosso Senhor esteve ausente do povo e transfigurado no topo da montanha; quando ele desceu dessa manifestação de sua glória, foi confrontado com a obra de Satanás quase no primeiro passo que deu.

Vamos ler sobre o que ele fez.

Marcos 9: 14-15 . E quando ele chegou a seus discípulos, viu uma grande multidão neles, e os escribas questionando com eles. E logo todas as pessoas, quando o viram, ficaram impressionadas, e correndo para ele o saudaram.

Havia uma glória em seu rosto não muito diferente da de Moisés quando ele desceu da outra montanha, de modo que as pessoas ficaram maravilhadas quando o olharam.

Marcos 9:16 . E ele perguntou aos escribas: Que perguntais com eles?

A batalha estava sendo travada entre os inimigos de Cristo e seus discípulos, mas agora que o capitão deles chegou, ele reúne suas forças e ataca imediatamente seus inimigos: “Que perguntas você faz com eles?”

Marcos 9:17 . E uma dentre a multidão respondeu e disse: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo;

Não sabemos se os escribas deram alguma resposta à pergunta de Cristo; e isso não significa nada. O que sempre significa é oração prática, viva e sincera. Portanto, o que os escribas podem ter dito não está registrado, mas a oração do pobre pai é: “Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo”. Se algum de vocês veio aqui para espantar, não tomaremos conhecimento disso; mas se houver uma alma que veio aqui para orar, o anjo que a registrou anotará no livro eterno.

Marcos 9:18 . E onde quer que ele o pegue, ele o rasgue; ele espuma e range os dentes, e afasta-os; e falei aos teus discípulos que eles o expulsariam; e eles não podiam.

Não, não adiantava ir aos discípulos, não adianta orar a santos e anjos; vá para o próprio mestre. “Simples é o melhor corredor”. Não há nada como levar o seu caso para a sede. Chegue ao Tribunal da Corte do Rei o mais rápido possível, pois o assunto será finalmente resolvido.

Marcos 9:19 . Ele lhe responde e diz: Ó geração infiel, até quando estarei com você? quanto tempo vou sofrer você? traga-o para mim.

Grandes palavras: “Traga-o para mim.” Senhor, ele tem um espírito burro. “Traga-o para mim.” É o diabo quem é seu inimigo. “Traga-o para mim.”

Marcos 9:20 . E eles o trouxeram a ele; e quando ele o viu, imediatamente o espírito o atormentou; e ele caiu no chão, e espantou-se.

Que visão terrível! Ele lutou no chão, como um em um ataque de epilepsia.

Marcos 9: 21-22 . E ele perguntou a seu pai: Há quanto tempo isso não lhe chegou? E ele disse: De uma criança. E muitas vezes o lançou no fogo e nas águas, para destruí-lo; mas se você puder fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós e ajude-nos.

“Ajude-nos”, ele chora, identificando-se com o filho. Pai, mãe, quando você orar, use o plural, como este homem, “tenha compaixão de nós e ajude-nos”. Essa é a maneira de orar por todo pecador a quem você traz diante de Cristo. Junte-se à pobre alma pela qual está implorando e diga: “Tenha compaixão de nós e ajude-nos”.

Marcos 9:23 . Jesus disse-lhe: Se podes crer, todas as coisas são possíveis para o que crê.

Ouça que qualquer um de vocês que veio aqui, desejando ser libertado do pecado, ser santificado, romper com velhos hábitos e tornar-se homens novos em Cristo Jesus. “Todas as coisas são possíveis para quem crer.” Portanto, tenha coragem, confie em Cristo e clame a ele para salvá-lo.

Marcos 9:24 . E logo o pai da criança gritou e disse com lágrimas: Creio, Senhor; ajuda tu a minha incredulidade.

Havia nele dois homens, por assim dizer, um homem crente e um homem incrédulo, e os dois lutavam pelo domínio; “Senhor, eu acredito; mas há tanta descrença em mim, peço-lhe que a expulse, para que eu acredite totalmente em você.

Marcos 9: 25-26 . Quando Jesus viu que o povo estava correndo, ele repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno, saia dele e não entre mais nele. E o espírito clamou, e o machucou, e saiu dele;

Deve obedecer a Cristo. O Mestre pede que o cão do diabo se deite, e ele deve fazê-lo. Mostra o que é uma criatura abjeta, afinal, o príncipe das trevas; ele deve obedecer à voz de Cristo. Senhor, fale com ele neste momento, e expulsá-lo de outras almas com a sua palavra onipotente!

Marcos 9:26 . E ele estava como um morto; na medida em que muitos disseram: Ele está morto.

Não foi um caso de “matar ou curar”, mas parecia ser um “curar e matar” e, às vezes, pecadores pobres, em suas lutas contra o pecado e Satanás é levado a tanto desespero que teme que morrerão antes que tenham um vislumbre de esperança. “Muitos disseram: Ele está morto;” mas ele não estava.

Marcos 9:27 . Jesus, porém, o pegou pela mão e o levantou; e ele se levantou.

Que venha o Senhor e pegue pela mão qualquer um que parece estar morto em desespero! Um toque de sua mão permitirá que eles se levantem.

Marcos 9: 28-29 . E quando ele entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não o expulsamos? E ele lhes disse: Este tipo não pode surgir por nada, senão por oração e jejum.

A palavra de ordem para os discípulos de Cristo é “intensidade”. Ali estava o diabo de uma forma intensamente terrível, e ele só podia ser expulso pela intensa graça. Deve haver oração e jejum. Até o próprio Cristo deve exercer a grandeza de seu poder para curar em um caso como este. Oh, para mais intensidade em todos nós! Leve essa palavra ao seu ouvido enquanto lemos.

Marcos 9: 30-32 . Partiram dali e passaram pela Galiléia; e ele não gostaria que alguém o conhecesse. Pois ele ensinou a seus discípulos e disse-lhes: O Filho do homem é entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão; e depois que ele for morto, ele ressuscitará no terceiro dia. Mas eles não entenderam esse ditado e tiveram medo de perguntar.

Veja como ele era intenso; sempre pensando em sua morte que se aproximava, naquela morte cruel e amarga, mas ele se apressou em relação a ela, desejou que aquele batismo fosse realizado, que o grande preço redentor fosse pago. Oh, que você e eu estávamos tão completamente absorvidos no serviço de Deus quanto nosso grande Mestre!

Agora vamos ver que intensidade ele requer de nós.

Marcos 9:43 . E se a tua mão te ofender, corta-a; é melhor para ti entrar na vida mutilada, do que ter duas mãos para entrar no inferno, no fogo que nunca se apaga.

Qualquer coisa é melhor do que a perda de sua alma. É melhor perder a maior alegria, habilidade, conforto, honra que você já teve, do que perder sua alma para sempre.

Marcos 9: 44-46 . Onde o verme não morre, e o fogo não se apaga. E se teu pé te ofender, corta-o; é melhor para ti parar na vida do que ter dois pés para ser lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga: onde o verme não morre, e o fogo não se apaga.

Essa é a segunda vez que ele diz essas palavras. Nosso Senhor não gostava de metáforas terríveis e linguagem terrível, mas sabia que elas deviam ser usadas, embora alguns de seus servos se afastem do uso deles. Eles são mais amorosos do que ele? Afinal, é um amor maior pelas almas que faz os homens reterem verdades terríveis? Não é mais honesto e amoroso dizer toda a verdade, seja ela qual for? É mais difícil falar, mas não mostra um coração mais terno para poder falar, de modo a alertar os homens sobre seu perigo? Se algo lhe parecer tão necessário quanto o seu pé, para que você não possa progredir na vida sem ele, mesmo assim, se isso lhe custar sua alma, desista. Assim como seria melhor viver sem um pé do que morrer, também é melhor ir para o céu sem o necessário da vida na estrada do que perecer eternamente.

Marcos 9:47 . E se os teus olhos te ofendem, arranca-o;

Observe quão severo é o nosso Salvador, quão profundo ele é. Ele não diz: “Cale a boca, cubra com uma sombra verde”; mas, “Arranque”.

Marcos 9: 47-48 . É melhor para ti entrar no reino de Deus com um olho, do que ter dois olhos para serem lançados no fogo do inferno: onde o verme não morre, e o fogo não se apaga.

Essa é a terceira vez que ele profere essas terríveis palavras; então eles devem significar algo, o que eles significam? Eles podem significar algo menos do que a destruição eterna da presença do Senhor? Oh, que possamos estar preparados para sacrificar tudo, em vez de estarmos perdidos para sempre! Queridos corações, você está salvo ou não? Se você não for salvo, consulte primeiro esse negócio muito importante; deixe todo o resto acontecer mais cedo do que isso; na eternidade, você deve estar sempre fechado onde a esperança nunca pode chegar.

Comentário de John Wesley

E quando ele chegou a seus discípulos, viu uma grande multidão neles, e os escribas questionando com eles.

Mateus 17:14 ; Lucas 9:37 .

Referências Cruzadas

Mateus 17:14 – Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse:

Marcos 2:6 – Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo:

Marcos 11:28 – “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu autoridade para fazê-las? “

Marcos 12:14 – Estes se aproximaram dele e disseram: “Mestre, sabemos que és íntegro e que não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. É certo pagar imposto a César ou não?

Lucas 9:37 – No dia seguinte, quando desceram do monte, uma grande multidão veio ao encontro dele.

Lucas 11:53 – Quando Jesus saiu dali, os fariseus e os mestres da lei começaram a opor-se fortemente a ele e a interrogá-lo com muitas perguntas,

Hebreus 12:3 – Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *