Estudo de Mateus 12:32 – Comentado e Explicado

Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro.
Mateus 12:32

Comentário de Joseph Benson

Mateus 12:32 . Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do homem – Em qualquer outro aspecto, será perdoado – Por seu verdadeiro arrependimento: Mas quem falar, a saber, dessa maneira, contra o Espírito Santo – e atribuir irracionalmente suas operações extraordinárias e benéficas ao grande inimigo de Deus e do homem, ele não será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo vindouro – As palavras originais, ??te e? t??t? t? a???? , ??te e? t? µe????t? , não podem ser traduzidas, nem neste idade ou dispensação (a saber, os judeus), nem na era ou dispensação por vir, a saber, o cristão. Assim, Macknight, que considera importante a cláusula, considera que “não houve expiação pela blasfêmia contra o Espírito Santo, nem sob as dispensações judaica ou cristã”. Mas parece ter sido uma mera expressão proverbial entre os judeus, por algo que nunca seria feito. Assim, na passagem paralela em Marcos, lemos: Aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas está em perigo de, ou melhor, está sujeito a condenação eterna. É sabido que os papistas argumentam a partir desta passagem, pela remissão de alguns pecados no purgatório, após o término desta vida, que não são remetidos por Deus aqui. Mas “as Escrituras”, diz Whitby, “conhecem apenas duas vezes a remissão de pecados: uma aqui na terra, Marcos 9: 6 , aos penitentes e crentes; e o outro no dia do julgamento, quando o grande Juiz pronunciar a sentença de absolvição a todos os seus servos fiéis; Cristo, portanto, aqui significa que esta blasfêmia não obterá perdão agora, nem no grande dia das contas finais: isto é, nunca será perdoado. Pode ser apropriado observar aqui que, como ninguém pode ser perdoado por pecados, senão por meio de Cristo, e em conseqüência da fé nele, como Filho de Deus e Salvador do mundo; e como ninguém pode acreditar nele como tal que suponha que ele operou seus milagres com a ajuda do diabo; e como seus milagres, unidos à sua vida santa, foram as principais provas de sua missão divina; portanto, aqueles que os atribuíram a Satanás foram, obviamente, impedidos de crer nele e, conseqüentemente, de obter perdão. ” A paráfrase do Sr. Baxter na passagem tem quase o mesmo objetivo – assim: “Todos os outros pecados e blasfêmias contra mim, como apareço em minha natureza humana, têm alguma desculpa e podem ser curados e perdoados: mas vendo o grande as obras do Espírito Santo feitas por mim e feitas por meus discípulos, em milagres e santificação, são as maiores evidências de que Deus dará ao mundo para convencê-los da verdade do meu evangelho; aquele que está convencido do fato de que todos esses milagres e santidade são realizados, e ainda assim negará que seja o atestado de Deus, e blasfemamente insiste que é obra do diabo; este homem rejeita as maiores evidências, e não terá maiores; portanto, sua infidelidade é incurável e agravada pela blasfêmia e obstinação, e nunca será arrependida nem perdoada. ”

Comentário de E.W. Bullinger

o Espírito Santo = o Espírito, o Santo [Espírito], emph. App-101.

mundo = idade, idade ou dispensação. Grego. aion. App-129. Deve se referir a uma época em contradição à outra, chamada “a era vindoura” . Compare Hebreus 1: 2 e veja a nota em Hebreus 11: 3 .

o mundo por vir = [a idade] prestes a ser. App-129.

Comentário de John Calvin

32. Nem na vida atual, o que essas palavras significam, Marcos explica brevemente, dizendo que aqueles que falaram contra o Espírito são expostos ao julgamento eterno. Todos os dias pedimos a Deus o perdão dos pecados e todos os dias ele nos reconcilia com Ele. ; e, finalmente, na morte, ele tira todos os nossos pecados e declara que é misericordioso conosco. O fruto dessa misericórdia aparecerá no último dia. O significado, portanto, é: – “Não há razão para esperar que aqueles que blasfemaram contra o Espírito obtenham perdão nesta vida ou sejam absolvidos no último julgamento.”

No que diz respeito à inferência feita pelos papistas, de que os pecados dos homens são perdoados após a morte, não há dificuldade em refutar sua calúnia. Primeiro, eles agem tolamente torturando a expressão vida futura, como um período intermediário, enquanto qualquer um pode perceber que isso denota “o último julgamento”. Mas é também uma prova de sua desonestidade; pois a objeção que eles sofisticadamente insistem é inconsistente com sua própria doutrina. Quem não conhece sua distinção, que os pecados são perdoados livremente em relação à culpa, mas que punição e satisfação são exigidas? É um reconhecimento de que não há esperança de salvação para alguém cuja culpa não seja perdoada antes da morte. Para os mortos, portanto, não resta perdão, exceto no que diz respeito à punição; e certamente não ousarão negar que o sujeito desse discurso é culpa. Deixe-os ir e acender o fogo do purgatório com esses materiais frios, se o gelo puder acender uma chama. (133)

Comentário de Adam Clarke

Nem neste mundo, nem no mundo vindouro – Embora eu siga a tradução comum, ainda estou plenamente satisfeito com o significado das palavras, nem nesta dispensação (ou seja, os judeus), nem naquilo que está por vir. , viz. o cristão. ??? ???? olam haba , o mundo vindouro, é uma frase constante para os tempos do Messias nos escritores judeus. Ver abaixo. O pecado aqui mencionado por nosso Senhor ocupa o primeiro lugar no catálogo de pecados presunçosos, pelos quais não havia perdão sob a dispensação mosaica. Ver Números 15:30 , Números 15:31 ; Números 35:31 ; Levítico 20:10 ; 1 Samuel 2:25 . Quando nosso Senhor diz que esse pecado não tem perdão, ele não deve ser entendido como significando que o crime será punido sob a dispensação cristã como era sob o judeu, viz. pela destruição do corpo? E não é o mesmo mencionado 1 João 1: 7 , ali chamou o pecado até a morte; isto é, um pecado que deveria ser punido pela morte do corpo, enquanto a misericórdia poderia ser estendida à alma? A punição por pecados presunçosos, segundo a lei judaica, a que nosso Senhor evidentemente alude, certamente não se estendeu à condenação da alma, embora o corpo tenha sido destruído: portanto, penso que, embora não houvesse esse perdão a ser estendido a esse crime que absolve o homem do castigo da morte temporal; contudo, no arrependimento, a misericórdia pode ser estendida à alma; e todo pecado pode ser arrependido sob a dispensação do Evangelho.

O Dr. Lightfoot justificou suficientemente essa passagem de toda interpretação falsa. “Aqueles que tentam, portanto, provar a remissão de alguns pecados após a morte, parecem pouco para entender o que Cristo tinha respeito quando falou essas palavras. Pesem bem essa doutrina comum e mais conhecida das escolas judaicas e julguem.

“Aquele que transgride um preceito afirmativo, se atualmente se arrepende, não se comove até que o Senhor o perdoe; e, como tal, é dito: Sê convertido, ó filhos deslizantes! E eu sararei as vossas desvias. preceito e se arrepende, seu arrependimento suspende o julgamento, e o dia da expiação o expia; como é dito: Hoje em dia todas as suas impurezas serão expiadas para você. Aquele que transgride ao corte (pelo golpe de Deus) ou à morte pelo Sinédrio, e arrependimentos, arrependimento e dia da expiação suspendem o julgamento, e os golpes que são lançados sobre ele limpam o pecado, como é dito: E visitarei a transgressão deles com uma vara, e sua iniqüidade com flagelos. Mas aquele por quem o nome de Deus é profanado (ou blasfemado) arrependimento não lhe serve para suspender o julgamento, nem o dia da expiação para expiá-lo, nem flagelos (ou correções infligidas) para limpá-lo, mas todos suspendem o julgamento e a morte acaba com isso. Gemara escreve; mas a Jerusalém assim: O arrependimento e o dia da expiação expiam quanto à terceira parte, e as correções quanto à terceira parte, e a morte a limpa, como é dito: E as vossas iniqüidades não vos serão expiadas até que morramos. eis que aprendemos que a morte desaparece. Note isso, que Cristo contradiz, com relação à blasfêmia contra o Espírito Santo. Não será perdoado, diz ele, nem neste mundo, nem no mundo vindouro; isto é, nem antes da morte, nem, como você sonha, pela morte. Jerus. Sanhed. fol. 37. e Bab. Yoma, fol. 86

, ?a?ade?s?? , paradise: ???? ?? gei hinnom , Gee??a , hell, etc. “No mundo vindouro. – Algumas frases foram recebidas em uso comum, pelas quais, em discurso comum, se opunham à heresia dos saduceus, que negavam a imortalidade. Desse tipo eram ??? ???? olam haba , ???? ? µe???? , O mundo por vir. Ad ??? gan aden , , a?ade?s?? , paraíso: ???? ?? gei hinnom , Gee??a , inferno, etc.

olam . Bab. Beracoth, fol. 54. This distinction of ??? ???? olam hazeh , this world, and of ??? ???? olam haba , the world to come, you may find almost in every page of the rabbins. “No final de todas as orações no templo (como observamos anteriormente), eles disseram ????? ?? ad olam , para sempre. Mas quando os hereges (ou seja, os saduceus) freiam e dizem que não há idade senão uma, então foi designado para ser dito para todo o sempre. ????? ??? ????? ? min haolam , vead haolam . Bab. Beracoth, fol. 54. Esta distinção de ??? ???? olam hazeh , este mundo, e de ??? ???? olam haba , o mundo vindouro, você pode encontrar quase em todas as páginas dos coelhos.

“O Senhor te recompensará com uma boa recompensa por esta tua boa obra neste mundo, e seja aperfeiçoada a tua recompensa no mundo vindouro. Targum on Ruth.

“É (isto é, a história da criação e da Bíblia), portanto, começa com a letra ? beth (na palavra ?????? bereshith ), porque dois mundos foram criados, este mundo e um mundo vindouro. Baal Turim.

“O mundo vindouro sugere duas coisas especialmente (das quais ver Rambam, em Sanhed. Cap. Ii. Chelek). I. Os tempos do Messias: ‘Esteja atento ao dia em que você saiu do Egito, todos os dias da tua vida: dizem os sábios, pelos dias da tua vida está intimada a este mundo: por todos os dias da tua vida, os dias do Messias são super-induzidos. ‘ Nesse sentido, o apóstolo parece falar: Hebreus 2: 5 ; Hebreus 6: 5: II – O estado após a morte: assim Rab. Tancum, o mundo vindouro, é quando um homem se afasta deste mundo “.

Comentário de John Wesley

E quem falar contra o Filho do homem, será perdoado; mas quem falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo vindouro.

Todo aquele que fala contra o Filho do homem – Em qualquer outro aspecto: Ele será perdoado – Sobre seu verdadeiro arrependimento: Mas todo aquele que fala assim contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem neste mundo nem no mundo vindouro – Essa era uma expressão proverbial entre os judeus, por algo que nunca seria feito. Aqui significa mais longe: Ele não escapará do castigo, nem neste mundo nem no mundo vindouro. O julgamento de Deus o alcançará, aqui e no futuro.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *