Estudo de Mateus 14:16 – Comentado e Explicado

Jesus, porém, respondeu: Não é necessário: dai-lhe vós mesmos de comer.
Mateus 14:16

Comentário de Albert Barnes

Jesus disse que eles não precisam partir; dê-lhes para comer – João acrescenta João 6: 5-6 que, antes disso, Jesus havia se dirigido a Filipe e perguntou: De onde compraremos pão para comer? e que ele “disse isso para prová-lo; pois ele mesmo sabia o que faria; isto é, ele disse isso para tentar sua fé; para testar a confiança de Philip em si mesmo.

Aparentemente, Philip não tinha o tipo de confiança que ele deveria ter. Ele imediatamente começou a pensar em sua capacidade de comprar comida para eles. Duzentos centavos de pão, disse ele, não seriam suficientes, João 6: 7 . No original, são duzentos denários. Estas eram moedas romanas no valor de catorze centavos (7d) cada. Os duzentos, portanto, seriam equivalentes a cerca de vinte e oito dólares. Na opinião de Filipe, essa era uma grande soma, uma quantia que doze pescadores pobres não eram capazes de fornecer. Foi esse fato, e não a falta de vontade de provê-los, que levou os discípulos a solicitar que fossem enviados às aldeias ao redor para obter comida. Jesus sabia o quanto eles tinham, e ele exigiu deles, como ele faz, tudo, fé implícita, e disse-lhes para lhes dar para comer. Ele exige que façamos o que ele ordena, e não precisamos duvidar que ele nos dará forças para realizá-lo.

Comentário de John Calvin

16. Dê a eles algo para comer. Como uma exposição mais completa desse milagre será encontrada no sexto capítulo do Evangelho de João, em vez de incomodar meus leitores com uma repetição do que eu disse, prefiro enviá-los para essa exposição; mas, em vez de passar inteiramente por essa passagem, oferecerei uma breve recapitulação. Até agora, Cristo havia prestado toda a sua atenção na alimentação de almas, mas agora ele inclui em seus deveres como pastor o cuidado até de seus corpos. E assim ele confirma seu próprio ditado: que para aqueles que

busque o reino de Deus e sua justiça,
todas as outras coisas serão adicionadas ( Mateus 6:33 .)

Na verdade, não temos o direito de esperar que Cristo siga sempre esse método de suprir os famintos e sedentos de comida; mas é certo que ele nunca permitirá que seu próprio povo deseje os necessários da vida, mas estenderá sua mão do céu, sempre que ele achar necessário aliviar suas necessidades. Aqueles que desejam ter Cristo como provedor, devem primeiro aprender a não desejar luxos refinados, mas a se satisfazer com o pão de cevada.

Cristo ordenou que o povo se sentasse em companhia; e ele fez isso, primeiro, para que, por esse arranjo das fileiras, o milagre pudesse ser mais manifesto; segundo, que o número de homens possa ser mais facilmente determinado e que, enquanto se entreolham, possam, por sua vez, dar testemunho desse favor celestial. Terceiro, percebendo que seus discípulos estavam ansiosos, ele pretendia julgar a obediência deles, dando-lhes uma liminar que, à primeira vista, parecia absurda; pois, como não havia provisões à mão, havia motivos para se perguntar por que Cristo estava fazendo arranjos que pareciam um banquete. Com o mesmo objetivo é o seguinte, que ele lhes deu os pães, a fim de que em suas mãos o aumento surpreendente pudesse ocorrer, e que eles pudessem ser os ministros do poder divino de Cristo; pois como se tivesse sido de pouca importância que eles fossem testemunhas oculares, Cristo determinou que seu poder fosse controlado por eles. (378) De acordo com o cálculo de Budaeus, duzentos centavos valem cerca de trinta e quatro libras francesas ; (379) e assim, quando os discípulos falam sobre o que é suficiente para eles, para que cada um deles possa demorar um pouco, eles calculam à taxa de um peido para cada indivíduo. Formando uma estimativa tão alta da soma de dinheiro que seria necessária para comprar pão apenas o suficiente para obter um pedaço do povo, eles não têm direito a pequenos elogios por sua obediência, quando cumprem implicitamente o mandamento de Cristo e deixam o resultado à sua disposição.

Comentário de Adam Clarke

Eles não precisam partir – Aquele que busca primeiro o reino dos céus certamente terá todos os requisitos temporais. Quando um homem garante o primeiro, Deus sempre se preocupa em jogar o outro na barganha. Quem se interessa por Jesus tem nele um tesouro inesgotável de bem espiritual e temporal. Embora os meios pelos quais o homem possa ajudar seus companheiros tenham falhado, não devemos supor que a graça de Deus esteja esgotada. Quando estamos prestes a desistir de toda esperança de suprimento adicional, a graciosa palavra de Cristo ainda é válida – Eles não precisam partir; dai-lhes para comer.

Dá-lhes para comer – Se dissermos, Senhor, como os teus servos pobres e fracos ministrarão alimentar tantas almas famintas quanto a tua palavra! Comece pelo comando de Jesus – faça a tentativa – divida o que você tem – e o pão de Deus será multiplicado em suas mãos, e todos comerão e ficarão satisfeitos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *