Estudo de Mateus 15:15 – Comentado e Explicado

Tomando então a palavra, Pedro disse: Explica-nos esta parábola.
Mateus 15:15

Comentário de Joseph Benson

Mateus 15: 15-20 . Pedro disse: Declara-nos esta parábola – Ou seja, a frase, máxima ou provérbio, mencionada Mateus 15:11 . Não é o que entra na boca que contamina o homem, etc. – Uma declaração muito inteligível, e evidentemente verdadeira, e ainda aparecendo aos discípulos obscura, e precisando de explicação, ou duvidosa, e querendo confirmação. A razão é evidente: não concordava com as noções de religião que eles haviam absorvido anteriormente. E Jesus disse: Você também ainda está sem entendimento? Você é tão estúpido a ponto de não ver que o que um homem come ou bebe, sendo de natureza corporal, não pode contaminar a mente, ou fazer de um homem um pecador aos olhos de Deus, a menos que quando usado imoderadamente, ou em oposição à mandamento de Deus; nesse caso, a poluição surge do homem, e não da carne; enquanto que aquilo que sai da boca de um homem, vindo de seu coração, realmente polui sua mente. Quão justos e sinceros são os historiadores sagrados! Nunca ocultar ou desculpar suas próprias manchas. Pois do coração proceda maus pensamentos – ou melhor, maus pensamentos, como as palavras d?a????sµ?? p????? significam adequadamente. A expressão inclui todos os dispositivos, artifícios, esquemas, projetos e propósitos pecaminosos que surgem dos pensamentos e imaginações da mente: assassinatos – Incluindo raiva precipitada, ódio, malícia, inveja e vingança, pecados contra o sexto mandamento: adultérios, fornicações – pecados contra o sétimo mandamento; procedendo de pensamentos impuros, olhares arbitrários, expressões indecentes, ações lascivas; roubos – Todas as ações injustas ou desonestas, pecados contra o oitavo mandamento; fraudes, erros, estupros e todos os contratos prejudiciais: testemunha falsa – Uma ofensa ao nono mandamento; surgindo geralmente de uma complicação da falsidade e cobiça, ou falsidade e malícia no coração. Se a verdade, a santidade e o amor reinassem no coração, como Deus exige que eles o fizessem, não haveria falso testemunho: blasfêmias – ou calúnias, como a palavra original pode ser traduzida, o que significa falar mal de Deus, uma violação do terceiro mandamento, ou caluniando nosso próximo, uma violação do nono. Estas são as coisas que contaminam um homem – e são, portanto, as coisas que devemos evitar cuidadosamente e nos proteger contra todas as abordagens a elas; e não colocar uma ênfase indevida na lavagem das mãos ou em qualquer distinção de carnes e bebidas. É uma questão de muita lamentação que nossa natureza corrompida seja abundante em produções venenosas como essas; oremos sinceramente para que sejam erradicados pela graça divina, e que o Espírito Santo possa criar em nós corações limpos e implantar temperamentos diametralmente opostos a todas essas enormidades!

Comentário de E.W. Bullinger

Pedro. Veja nota sobre “escribas” , & c, Mateus 15: 1 .

Declarar = Expound. Veja a nota em Mateus 13:36 .

Comentário de John Calvin

Mateus 15:15 . E Peter respondeu, dizendo. Como os discípulos traem a ignorância excessiva, Cristo os reprova e repreende com justiça por ainda estarem vazios de entendimento, e ainda assim não deixa de agir como seu professor. O que Mateus atribui de maneira peculiar a Pedro é relatado por Marcos, no mesmo sentido, como uma pergunta feita por todos eles; e isso é evidente na resposta de Cristo, na qual ele reprova a ignorância, não apenas de Pedro, mas de todos eles. O significado geral é que os homens não são poluídos pela comida, mas que eles têm em si a poluição dos pecados, que depois se mostra nas ações externas. Objeta-se que a intemperança em comer seja contaminação? A solução é fácil. Cristo fala apenas do uso apropriado e lícito daquelas coisas que Deus colocou em nosso poder. Comer e beber são coisas, por natureza, livres e indiferentes: se alguma corrupção é adicionada, ela procede do próprio homem e, portanto, deve ser considerada não externa, mas interna. (410)

Comentário de Adam Clarke

Declare para nós esta parábola – Não é estranho ouvir os discípulos pedindo a explicação de uma parábola como esta! O verdadeiro conhecimento do espírito do Evangelho é algo mais incomum do que imaginamos, entre a generalidade dos cristãos e até mesmo os eruditos.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15:15 . Declare para nós esta parábola Os discípulos, não entendendo a doutrina de seu Mestre a respeito de carnes, desejaram que ele, quando chegassem em casa, explicasse. Veja Marcos 7:17 . Ele obedeceu e mostrou que as carnes, sendo de natureza corporal, não podem contaminar a mente ou tornar um homem um pecador aos olhos de Deus, a menos que quando usadas de forma indiferente ou em oposição ao mandamento de Deus; nesse caso, a poluição surge do homem, e não da carne; enquanto o que sai da boca do homem, vindo do seu coração, realmente polui a mente. Veja Mateus 15:18 . O verbo f?as??, prestado, declarar, significa adequadamente, dar a conhecer ou explicar, Comp. CH. Mateus 13:36 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *