Estudo de Mateus 21:18 – Comentado e Explicado

De manhã, voltando à cidade, teve fome.
Mateus 21:18

Comentário de Joseph Benson

Mateus 21: 18-22 . De manhã, ao voltar, ele sentiu fome – pois, sendo homem, estava sujeito a todas as enfermidades inocentes de nossa natureza, e havia saído de Betânia cedo sem comer nada: e quando viu uma figueira (Gr. S???? µ?a? , uma única figueira ) no caminho – Tendo uma boa propagação de folhas sobre ela e, portanto, parecendo ser do tipo anterior; ele chegou a ele – na expectativa de encontrar figos, pois ainda não havia chegado o tempo de colhê-los, Marcos 11:12 ; e não encontrou nada além de apenas folhas . Pelo que parecia claramente que, embora parecesse tão bonita, era uma árvore estéril. Assim, as justas expectativas de Cristo dos professores prósperos são muitas vezes decepcionadas; ele procura muitos frutos e encontra apenas folhas: eles têm um nome para viver, mas estão mortos. E ele disse: Que nenhum fruto cresça sobre você para sempre – Como agora você é infrutífero, continue sempre assim. Assim, o pecado de hipócritas e professores infrutíferos é punido; eles não produziriam os frutos da justiça e, portanto, não os produziriam. E logo a figueira secou – isto é, começou a murchar. Isso, como muitas outras ações de nosso Senhor, foi emblemático. Significava que a maldição de Deus murcharia e destruiria a nação judaica, que ele havia comparado antes com uma figueira estéril; Lucas 13: 6-9 . E quando os discípulos viram – Ao passarem no dia seguinte, Marcos 11:20 , ficaram maravilhados, dizendo: Em quanto tempo, etc. – Eles ficaram surpresos ao vê-lo murchar até as raízes no espaço de um dia. Jesus respondeu: Se tendes fé, e não duvides – Assim, a mesma palavra d?a?????µa? é traduzida em Tiago 1: 6 , e assim, sem dúvida, significa freqüentemente; mas o Dr. Whitby propõe apresentá-lo aqui, não discrimine ou faça a diferença: como se nosso Senhor tivesse dito: “Se você tem uma fé que não coloca diferença entre o que pode e o que não pode, mas faz com que você plenamente convencido de que você pode fazer qualquer coisa que tenda à glória de Deus e que é necessário para a promoção da fé cristã, você será capaz de realizar as coisas mais difíceis; qual é o significado da frase, para remover montanhas “. Assim, aprendemos que um grande fim de nosso Senhor neste milagre foi o de confirmar e aumentar a fé de seus discípulos; o outro foi adverti-los contra a falta de frutos. E tudo o que pedirdes em oração – Todas as coisas que Deus em sua palavra autoriza você a pedir, como para seu verdadeiro lucro ou o de outros, e para a glória de Deus, e, portanto, de acordo com a sua vontade, 1 João 5: 14 ; você deve receber – “Nada será tão difícil que Deus prometeu, e você pela fé e oração estará apto a receber.” Então, Baxter. “A fé é a alma, a oração é o corpo; os dois juntos formam um homem completo para qualquer serviço. A fé, se for correta, excitará a oração, e a oração não será correta se não brotar da fé. Esta é a condição de nosso recebimento; devemos pedir em oração, crendo: os pedidos de oração não serão negados: as expectativas de fé não serão frustradas. Temos muitas promessas para esse fim desde a boca de nosso Senhor Jesus, e tudo para incentivar a fé, a principal graça e a oração, o principal dever de um cristão. É apenas, peça e tenha; acredite e receba; e o que mais gostaríamos? ” Então Henry.

Comentário de E.W. Bullinger

de manhã = de manhã cedo. Veja App-97.

Comentário de John Calvin

18. E voltando de manhã. Entre aquela entrada solene de Cristo, da qual falamos, e o dia da Páscoa, ele passou a noite em Betânia; e durante o dia ele apareceu no templo com o objetivo de ensinar. Mateus e Marcos relatam o que aconteceu durante esse intervalo, que Cristo, ao chegar à cidade, estava com fome, aproximou-se de uma figueira e, não tendo encontrado nada além de folhas, a amaldiçoou; e que a árvore, que havia sido amaldiçoada por sua voz, secou imediatamente. Tomo como certo que Cristo não fingiu fome, mas estava realmente com fome; pois sabemos que ele voluntariamente ficou sujeito às enfermidades da carne, embora por natureza ele estivesse livre e isento delas.

Mas aqui reside a dificuldade. Como ele se enganou ao procurar frutos em uma árvore que não tinha; mais especialmente, quando a estação das frutas ainda não havia chegado? E, novamente, por que ele estava tão furioso contra uma árvore inofensiva? Mas não haveria absurdo em dizer que, como homem, ele não sabia (21) o tipo de árvore; embora seja possível que ele tenha abordado isso de propósito, com pleno conhecimento do resultado. Certamente não foi a fúria da paixão que o levou a amaldiçoar a árvore (pois isso não seria apenas uma injustiça, mas também uma vingança infantil e ridícula;) mas como a fome lhe perturba de acordo com o sentimento da carne. , ele decidiu superá-lo por uma afeição oposta; isto é, pelo desejo de promover a glória do Pai, como ele diz em outro lugar,

Minha comida é fazer a vontade de meu Pai ( João 4:34 😉

pois naquela época ele estava lutando tanto com fadiga quanto com fome. Eu sou o mais inclinado a essa conjectura, porque a fome lhe deu a oportunidade de realizar um milagre e de ensinar seus discípulos. Então, quando ele foi pressionado pela fome e não havia comida à mão, ele encontrou uma refeição de outra maneira; isto é, promovendo a glória de Deus. Ele pretendia, contudo, apresentar nesta árvore um sinal externo do fim que aguarda hipócritas e, ao mesmo tempo, expor o vazio e a loucura de sua ostentação.

Comentário de Adam Clarke

Agora, pela manhã, quando ele retornou à cidade – Qual era o seu costume desde que saiu completamente de Jerusalém, passando apenas o dia ensinando no templo; veja Mateus 21:17 . Provavelmente foi na quinta-feira, dia 12 do mês Nisan.

Ele tinha fome – provavelmente nem ele nem seus discípulos tinham nada além do que obtinham da caridade pública; e a mão disso parece estar fria neste momento.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 21: 18-22 . Agora, de manhã, etc.adiarei as observações sobre esse milagre para Marcos 11, uma vez que está relacionado a algumas circunstâncias que requerem atenção especial; observando que nosso Senhor amaldiçoou a figueira na manhã do dia em que expulsou do templo os compradores e os vendedores: e, embora a árvore tenha começado a murchar naquele instante, os discípulos não perceberam sua secura, porque eles deixou o local exatamente quando Jesus estava pronunciando a maldição; nem o observaram à noite, quando retornaram a Betânia, provavelmente porque já estava escuro quando passavam, e a árvore estava a uma pequena distância da estrada. Eles observaram isso apenas quando estavam entrando na cidade na manhã seguinte, quando isso deu ocasião à conversa sobre a eficácia da fé; mas o silêncio da figueira e a conversa ocasionada por ela, tendo uma conexão, podem estar relacionadas entre as transações do dia em que a conversa ocasionada pela murcha aconteceu, ou podem estar relacionadas separadamente, cada uma no seu próprio dia. Isso sugere uma reconciliação fácil com os momentos aparentemente diferentes que são atribuídos a esse milagre por Matthew e Mark. Mateus, no início de seu relato, ainda está descrevendo as transações do dia em que Jesus amaldiçoou a figueira quando foi expurgar o templo: mas pela manhã, viz. do dia em que a transação que o evangelista estava relatando aconteceu, não na manhã do dia seguinte, como geralmente se supõe – pela manhã, quando ele retornou à cidade, ele tinha fome ( epe??ase, Aoristo.) Mateus 21:19 e vendo uma única figueira ( s???? µ?a? ) no caminho, ele chegou a ela, e não encontrou nada sobre ela, mas deixou apenas, e disse-lhe: Não cresça fruto de ti daqui para a frente para sempre; e e???a??? pa?a???µa – ( Exaruit illico, Beza), secou imediatamente; isto é, começaram a murchar daquele momento em diante, embora os discípulos não o observassem, porque passaram enquanto Jesus pronunciava a maldição; nem o observaram quando saíram à noite, porque com toda a probabilidade estava escuro, Mateus 21:20 . E quando os discípulos viram, – viram a figueira murcha das raízes, ou seja, na manhã seguinte, quando voltavam de Betânia para a cidade; – pois assim nos dizem expressamente no relato mais particular que Marcos deu esse milagre – Eles se maravilharam, dizendo: em quanto tempo a figueira se secou! A solução resultante da tradução da passagem aqui oferecida parece a mais natural que pode ser dada. Pois, como Mateus escolheu relacionar a maldição da figueira e o efeito da maldição juntos, era apropriado falar da maldição depois de relatar a outra transação do dia seguinte a ser mencionada na história. O volume sagrado fornece vários exemplos de histórias incidentais introduzidas dessa maneira. Por exemplo; a história da morte de João Batista, João 14: 3 , etc. Veja também Marcos 16: 7 e Lucas 9:46, onde é dito: Agora havia surgido uma disputa entre eles, viz. no caminho para Cafarnaum, pois São Marcos diz expressamente que a disputa aconteceu lá.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *