Estudo de Mateus 21:27 – Comentado e Explicado

Responderam a Jesus: Não sabemos. Pois eu tampouco vos digo, retorquiu Jesus, com que direito faço estas coisas.
Mateus 21:27

Comentário de Albert Barnes

Não podemos dizer – isso era uma falsidade direta. Eles poderiam ter dito; e a resposta deveria ter sido: “Não contaremos”. Não havia outra razão, mas é por isso que eles não contaram. A razão, provavelmente, por que eles não reconheceram que João era um profeta, foi que, se o fizessem, viram que ele poderia mostrar-lhes facilmente por “que autoridade” ele fazia essas coisas; isto é, por sua autoridade como Messias. João veio como seu precursor, indicou-o ao povo, o batizou e prestou seu testemunho público e solene ao fato de que ele era o Messias, Mateus 3: 13-15 ; João 1: 29-34 . Se eles reconheceram um, devem o outro. Dessa maneira, nosso Salvador estava prestes a levar esses homens astutos a responder suas próprias perguntas, a sua própria confusão, sobre sua autoridade. Eles viram isso; e, tendo lhes dado uma resposta “suficiente”, não havia necessidade de declarar mais nada.

Versículos 28-32

Mas o que você acha? Uma maneira de falar destinada a direcioná-los particularmente para o que ele estava dizendo, para que eles pudessem ser autoconfiantes.

Dois filhos – Por esses dois filhos, nosso Senhor pretende representar a conduta dos judeus e a dos publicanos e pecadores.

Na minha vinha – Veja as anotações em Mateus 21:33 . Trabalhar na vinha aqui representa a obra que Deus exige que o homem faça.

Eu não irei … Essa tinha sido a linguagem dos publicanos e homens maus. Eles se recusaram a princípio e não “professaram” estar dispostos a ir.

Arrependido – Mudou de idéia. Depois, na pregação de João e Cristo, os publicanos – os iníquos – se arrependeram e obedeceram.

O segundo … disse, eu vou senhor; e não foi – Isso representou a conduta dos escribas e fariseus – “professando” obedecer a Deus, observando os ritos externos da religião, mas se opondo realmente ao reino de Deus e prestes a matar seu Filho.

Se eles dois … – Qual dos dois. “Eles lhe dizem: o primeiro.” Esta resposta estava correta; mas é estranho que eles não tenham percebido que se condenaram.

Entre no reino de Deus – Torne se cristão ou siga mais facilmente o Salvador. Veja as notas em Mateus 3: 2 .

Antes de você – ao invés de você. Eles são mais propensos a fazê-lo do que você. Você é honesto, voluntarioso e obstinado.

João veio no caminho da justiça – Muitos deles creram, mas você não. Isto é, da maneira correta, ou ensinando a maneira de ser justo; a saber, pelo arrependimento. Publicanos e prostitutas o ouviram e se tornaram justos, mas não o fizeram. Eles viram isso, mas, como em mil outros casos, isso não produziu o efeito adequado sobre eles e eles não se arrependeram.

Versículos 33-46

A parábola da vinha – também é registrada em Marcos 12: 1-12 ; Lucas 20: 9-19 .

Comentário de E.W. Bullinger

não posso dizer = não sei (App-105.)

contar = saber. Grego. oida . App-132.

Comentário de Adam Clarke

Não podemos dizer – a simplicidade proporciona uma maravilhosa confiança e paz de espírito; mas a dupla negociação causa milhares de inquietações e problemas. Que um homem faça o máximo para esconder em seu próprio coração as evidências que ele tem da verdade e da inocência, para admitir que não se rende a isso; Deus, que vê o coração, irá, à luz do último dia, produzi-lo como testemunha contra ele e torná-lo seu juiz.

Não podemos dizer, disseram eles; que, nas palavras da verdade, deveria ter sido: Não contaremos, pois não teremos esse homem para o Messias: porque, se reconhecermos João como seu precursor, devemos, necessariamente, receber Jesus como o Cristo.

Aqueles que estão engajados contra a verdade são abandonados ao espírito de falsidade, e não escrutinam mentiras. O orgulho farisaico, de acordo com seus diferentes interesses, finge saber tudo, ou afeta não saber nada. Entre esses, podemos encontrar numerosos exemplos de arrogância e humildade afetada. Deus muitas vezes esconde dos sábios e prudentes o que ele revela aos bebês; pois, quando eles usam sua sabedoria apenas para inventar as desculpas mais plausíveis para rejeitar a verdade quando se trata delas, é apenas que eles devem ser punidos com aquela ignorância à qual, em sua própria defesa, são obrigados a recorrer .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 21:27 . Nem digo a você “Eu não acho absolutamente necessário dizer com que autoridade faço essas coisas; pois a outra pergunta a respeito de João, naturalmente exige que seja determinada primeiro; e quando você achar adequado decidir isso, poderá percebe facilmente que a mesma resposta servirá a ambos: “o que era claramente o caso; pois, por um lado, o testemunho expresso que João prestou a Cristo deve ser uma prova suficiente de sua missão divina, se o de João foi permitido (pois, de acordo com a máxima judaica, o testemunho de um profeta foi suficiente para confirmar a autoridade de outro); então Cristo havia falado de maneira tão honrosa a João, que condená-lo como um impostor implicaria uma censura semelhante ao caráter de Jesus.

Comentário de John Wesley

E eles responderam a Jesus, e disseram: Não podemos contar. E ele lhes disse: Nem vos digo com que autoridade faço estas coisas.

Nem lhe digo – nem de novo, em termos expressos: ele já havia dito antes, e eles não acreditavam nele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *