Estudo de Mateus 22:1 – Comentado e Explicado

Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas:
Mateus 22:1

Comentário de Joseph Benson

Mateus 22: 1 . Jesus falou a eles novamente por parábolas – Ou seja, falou com referência ao que acabara de passar: pois essa parábola está intimamente ligada à da vinha, proferida no final do capítulo anterior. E como nosso Senhor havia predito a ruína que se aproximava do lugar e da nação judaica, ele prossegue nisto para justificar a misericórdia e a justiça de Deus na rejeição daquele povo e na vocação dos gentios; admoestando o último, ao mesmo tempo, da necessidade da santidade, e mostrando que, se permanecessem destituídos, encontrariam a mesma severidade de julgamento que caíra sobre os judeus desobedientes.

Comentário de E.W. Bullinger

Jesus. Veja App-98.

por = in. grego. en . App-104.

parábolas. Este foi o terceiro dos três falados no templo. Compare Mateus 21:28 , Mateus 21:33 .

Comentário de John Calvin

Mateus 22: 1 . E Jesus respondendo. Embora Mateus relacione essa parábola entre outros discursos que foram proferidos por Cristo sobre o tempo da última Páscoa, ainda que ele não especifique um horário específico, e como Lucas afirma expressamente que Cristo proferiu esse discurso enquanto estava sentado à mesa na casa de como fariseu, achei melhor seguir essa ordem. O objetivo que Matthew tinha em vista era apontar as razões pelas quais os escribas estavam empolgados com o mais alto tom de fúria; e, portanto, ele o colocou adequadamente no meio daqueles discursos que lhes eram odiosos, e o entrelaçou com esses discursos, sem atender à ordem do tempo. Mas devemos prestar atenção à narrativa de Lucas , que diz que, quando um dos que estavam sentados à mesa com ele disse: Bem-aventurado aquele que come pão no reino de Deus, Cristo aproveitou a ocasião para censurar os judeus com ingratidão. Não é de forma alguma provável que o convidado e o amigo de um fariseu irromperam nessa exclamação por qualquer sentimento sincero de piedade. Ainda assim, não considero que tenha sido falado com escárnio; mas, como as pessoas que têm um conhecimento moderado da fé e não são abertamente más, costumam se entregar, em meio a seus copos, em conversa fiada sobre a vida eterna, acho que esse homem fez um comentário sobre a bem-aventurança futura, a fim de extrair alguma observação em troca de Cristo. E suas palavras tornam claro que ele não tinha nada em vista além do que era nojento e terreno; pois ele não empregou a frase comer pão, como uma metáfora para desfrutar a vida eterna, mas parece ter sonhado que não sei em que estado, cheio de prosperidade e abundância de todas as coisas. O significado é: Bem-aventurados os que comerão o pão de Deus, (291) depois que ele tiver reunido seus filhos em seu reino.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22: 1-2 . E Jesus respondeu, etc. – Os governantes, com medo de prendê-lo , tiveram liberdade para prosseguir nos deveres de seu ministério. Conseqüentemente, ele proferiu outra parábola, na qual descreveu, por um lado, o mau êxito que a pregação do Evangelho deveria ter entre os judeus, que por esse motivo deveriam ser destruídos; e, por outro, a alegre recepção que deveria encontrar-se com os gentios, que então seriam admitidos à participação dos privilégios da dispensação do Evangelho. O reino dos céus pode ser comparado a um rei que fez um banquete de casamento para seu filho; Gaµ?? significa não apenas um casamento, mas o banquete de um casamento, ou qualquer grande entretenimento: nesse último sentido, parece evidentemente ser usado aqui. “O gracioso desígnio de Deus em dar o Evangelho aos homens, e o sucesso com o qual a pregação será assistida, pode ser ilustrado pelo comportamento de um certo rei que, em homenagem a seu filho, fez um grande banquete, ao qual ele convidou muitos convidados “. Essa ceia do casamento, ou grande festa, significa as alegrias do céu (ver Apocalipse 19: 9. ) Que são comparadas adequadamente a um entretenimento elegante, devido à sua requinte, plenitude e duração; e dizem que aqui estão preparados em honra do Filho de Deus, porque são dados aos homens como recompensa de sua obediência à morte da cruz. Nosso Senhor é freqüentemente representado nas Escrituras sob o caráter de um noivo. Veja cap. Mateus 9:15 . Lucas 5:34 . João 3:29 as notas de Lucas, Lucas 14:16 . & c. Macknight e Wolfius.

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu, falou – isto é, falou com referência ao que acabara de passar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *