Estudo de Mateus 23:9 – Comentado e Explicado

E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.
Mateus 23:9

Comentário de Albert Barnes

E não chame ninguém de seu pai … – É claro que isso não nos proíbe de aplicar o termo ao nosso verdadeiro pai. A religião exige que toda honra apropriada seja mostrada a Ele, Êxodo 20:12 ; Mateus 15: 4 ; Efésios 6: 1-3 . Mas a palavra “pai” também denota “autoridade, eminência, superioridade, direito de comando e reivindicação de respeito particular”. Nesse sentido, é usado aqui. Nesse sentido, ele pertence eminentemente a Deus, e não é correto dar para as pessoas. Os irmãos cristãos são iguais. Somente Deus tem autoridade suprema. Ele só tem o direito de dar leis; declarar doutrinas que vincularão a consciência; punir a desobediência. Os professores judeus afetaram esse título porque parecem supor que um professor formou o homem, ou lhe deu vida real, e procurou, portanto, ser chamado de pai. Cristo ensinou-lhes que a fonte de toda vida e verdade era Deus, e eles não deveriam buscar ou receber um título que lhe pertencesse adequadamente.

Comentário de E.W. Bullinger

pai. Isso é contra aqueles que amam a ele assim chamados.

em cima de. Grego. epi. App-104.

Pai. Veja App-98.

céu = os céus. Veja nota em Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

9. E não chame ninguém na terra de seu pai. Ele reivindica somente a Deus a honra do Pai, quase no mesmo sentido em que ultimamente afirmava que ele próprio é o único Mestre; pois esse nome não foi assumido pelos homens por eles mesmos, mas foi dado a eles por Deus. E, portanto, não é apenas lícito chamar homens de pais na terra , mas seria iníquo privá-los dessa honra. Também não há importância na distinção que alguns trouxeram à tona, que os homens, pelos quais os filhos foram gerados, são pais segundo a carne, mas que somente Deus é o Pai dos espíritos. Eu reconheço prontamente que dessa maneira Deus às vezes se distingue dos homens, como em Hebreus 12: 5 , mas como Paulo mais de uma vez se chama pai espiritual ( 1 Coríntios 4:15 ), devemos ver como isso concorda com as palavras de Cristo. O verdadeiro significado, portanto, é que a honra de um pai é falsamente atribuída aos homens, quando obscurece a glória de Deus. Agora isso é feito, sempre que um homem mortal, visto à parte de Deus, é considerado pai, uma vez que todos os graus de relacionamento dependem apenas de Deus por meio de Cristo, e são mantidos juntos de uma maneira que, estritamente falando, somente Deus é o Pai de todos.

Comentário de Adam Clarke

Não chame ninguém de seu Pai – Nosso Senhor provavelmente faz alusão ao Ab , ou pai do Sinédrio, que foi o próximo depois do nasi , ou presidente. Veja em Mateus 20:21 ; (Nota). Pelo qual ele dá a seus discípulos que entendem que ele não teria segundo, depois de si mesmo, estabelecido em sua igreja, da qual ele era o único chefe; e essa perfeita igualdade deve subsistir entre eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *