Estudo de Mateus 26:50 – Comentado e Explicado

Disse-lhe Jesus: É, então, para isso que vens aqui? Em seguida, adiantaram-se eles e lançaram mão em Jesus para prendê-lo.
Mateus 26:50

Comentário de Albert Barnes

E Jesus disse-lhe: Amigo – Parece-nos estranho que Jesus deveria dar o nome querido “amigo” a um homem que ele sabia ser seu inimigo, e que estava prestes a traí-lo.

Deve-se observar, no entanto, que isso é culpa da nossa linguagem, não da original. No grego, existem duas palavras que nossos tradutores deram a “amigo” – uma implicando “afeto e consideração”, a outra não. Um deles é devidamente “amigo”; o outro expressa mais quase o que queremos dizer com “companheiro”. É esta “última” palavra que é dada ao trabalhador insatisfeito na vinha: “‹ Amigo, ‘não te faço mal ” Mateus 20:13 ; ao convidado que não vestia as roupas do casamento, na parábola do banquete de casamento, Mateus 22:12 ; e para “Judas” neste lugar.

Por que vieste? Isso foi dito, não porque ele ignorava o motivo de sua vinda, mas provavelmente para encher a mente de Judas com a consciência de seu crime, e com uma pergunta impressionante para obrigá-lo a pensar no que estava fazendo.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 26: 50-54 . Jesus disse, amigo Gr. eta??e , companheiro; portanto – Gr. ef? , Para que, ou contra quem, vieste? – Contra mim, teu Mestre, Salvador e Senhor? E me colocar nas mãos de assassinos? Nosso Senhor também acrescentou: (Ver Lucas 22:48 .) Trairás o Filho do homem com um beijo? Você é tão vil hipócrita a ponto de trair seu Senhor e Mestre por aquilo que todos os homens usam como símbolo de amor ou homenagem, tornando-o o sinal de sua traição? O comportamento heróico do bem-aventurado Jesus, em todo o período de seus sofrimentos, será observado por todos os olhos atentos e sentidos por todo coração piedoso: embora os historiadores sagrados, de acordo com sua simplicidade habitual, mas maravilhosa, não a envolvam. Com que compostura ele sai ao encontro do traidor! Com que calma receba aquele beijo maligno! Com que dignidade ele se entrega nas mãos de seus inimigos! No entanto, mostrando claramente sua superioridade sobre eles, e mesmo assim liderando, por assim dizer, cativeiro!

E um deles que estava com Jesus – ou seja, Pedro; golpeou um servo do sumo sacerdote – Provavelmente a pessoa que apreendeu Jesus primeiro, ou estava mostrando maior presteza do que o resto neste negócio. O nome desse servo era Malchus, João 18:10 . Mas por que Pedro não empunhou sua espada sobre Judas, em vez de Malco? Sem dúvida, porque Judas havia ocultado seu objetivo tão bem dos discípulos, que Pedro não suspeitou dele, nem entendeu o plano traiçoeiro de seu beijo. Embora isso possa parecer uma ação corajosa de Pedro, foi realmente muito imprudente; e se Cristo, por alguma influência secreta, dominou seus espíritos, é muito provável que não apenas Pedro, mas o resto dos apóstolos, pudesse ter sido cortado em pedaços. Conseqüentemente, Jesus ordenou que ele embainhasse sua espada, dizendo-lhe que sua defesa fora de estação e imprudente poderia provar a ocasião de sua destruição; ou melhor, como Grotius interpreta, que não havia necessidade de lutar em sua defesa, porque Deus puniria os judeus por matá-lo. Ver Apocalipse 13:10 ; onde esta mesma expressão, aqueles que levam a espada perecerão com a espada, é usada para prever a destruição dos perseguidores dos verdadeiros cristãos. Cristo disse a ele, igualmente, que sua conduta precipitada implicava desconfiança da providência divina, que sempre pode empregar uma variedade de meios para a segurança de seus servos, e total ignorância das Escrituras. Pensa que agora não posso orar ao meu Pai – que sempre me ouve; e ele me dará mais de doze legiões de anjos – “A legião era um termo militar romano, e como a banda que agora os cercava era uma coorte romana, nosso Senhor poderia usar esse termo como contraste, para mostrar o que uma coisa desprezível era a coorte, em comparação com a força que ele poderia convocar para sua assistência;mais de doze legiões, não de soldados, mas de anjos – Em vez de doze discípulos tímidos e desertores! Quão terrivelmente irresistível teria sido esse exército de anjos, quando um desses espíritos celestes conseguiu destruir 185.000 assírios de uma só vez!

2 Reis 19:35 . Peter, deve-se observar, não apenas feriu a orelha do servo do sumo sacerdote, como também a cortou. Jesus, no entanto, reparou essa lesão; Ele tocou sua orelha e o curou, Lucas 22:51 ; ou colocando a orelha novamente, que foi cortada, ou criando uma nova no lugar dela: ou se ele realizou a cura de qualquer outra maneira, ele demonstrou igualmente sua bondade e poder; e é surpreendente que tal milagre, feito em tais circunstâncias, não tenha impressionado aqueles que o prenderam, especialmente quando ele os lembrou, ao mesmo tempo, de outros milagres. Para,

Comentário de E.W. Bullinger

Amigo = camarada. Grego. hetairos. Ocorre apenas em Mateus (aqui; Mateus 11:16 ; Mateus 20:13 ; Mateus 22:12 ).

portanto, etc. Esta não é uma pergunta, mas uma expressão elíptica: “[Faça aquilo] para o qual estás aqui” ou “Realize o seu propósito”.

tomou = apreendido.

Comentário de John Calvin

50. Amigo, para que finalidade você vem? Lucas expressa isso de maneira mais completa: Judéias, trai um beijo no Filho do homem? exceto que há maior força nessa repreensão, que a benevolência de seu Mestre e a altíssima honra que lhe são conferidas são abusadas perversamente com o objetivo da mais baixa traição. Pois Cristo não emprega um endereço irônico quando o chama de amigo, mas o acusa de ingratidão, de que, por ser um amigo íntimo , sentado à sua mesa, ele se tornou um traidor, como havia sido previsto no salmo: um estranho tivesse feito isso, eu poderia ter suportado; mas agora meu amigo íntimo e familiar, com quem levei comida agradável, que me acompanhou ao templo do Senhor, preparou armadilhas contra mim. (214) Isso mostra claramente – o que eu sugeri há pouco – que, quaisquer que sejam os artifícios pelos quais os hipócritas se ocultam, e quaisquer que sejam as pretensões que eles escondem, quando chegam à presença do Senhor, seus crimes tornar-se manifesto; e até se torna o fundamento de uma sentença mais severa contra eles, que, tendo sido admitidos no seio de Cristo, eles se levantam traiçoeiramente contra ele. Pois a palavra amigo, como afirmamos, contém em si um aguilhão agudo.

Vamos saber que esse mal, que Cristo certa vez sustentou em sua própria pessoa, é um mal ao qual a Igreja sempre estará exposta – a de cuidar de traidores em seu seio; e, portanto, foi dito um pouco antes: O traidor se aproximou, que era um dos doze, para que não ficássemos imediatamente angustiados com tais instâncias; pois o Senhor pretende provar nossa fé de ambos os modos, quando, sem, Satanás se opõe a nós e à Igreja por inimigos abertos, e, por dentro, ele tenta a destruição secreta por meio de hipócritas. Somos ensinados, ao mesmo tempo, que nós, que somos seus discípulos, devemos adorar a Deus com sinceridade; pois as apostasias que vemos todos os dias nos excitam ao temor e ao cultivo da verdadeira piedade, como Paulo diz:

Todo aquele que invoca o nome de Deus se afaste da iniqüidade,
( 2 Timóteo 2:19 .)

Todos somos ordenados a beijar o Filho de Deus ( Salmos 2:12 😉 e, portanto, devemos ver que ninguém lhe dê um beijo de traidor , caso contrário, nos custará caro ter sido elevado a uma honra tão grande. .

Comentário de Adam Clarke

Jesus disse – Amigo – Antes, companheiro, eta??e , (não Amigo), por que, antes, contra quem ( ef? , a leitura de todos os melhores MSS.) Você veio? Como essas palavras devem ter cortado sua própria alma, se ele ainda tinha alguma sensibilidade! Certamente tu, que há tanto tempo é meu companheiro, não vens contra mim, teu Senhor, Mestre e Amigo! Do que o coração humano não é capaz, quando abandonado por Deus e influenciado por Satanás e pelo amor ao dinheiro!

Colocou as mãos em Jesus – mas não antes de sentirem a prova de seu poder soberano pelo qual todos haviam sido atingidos na terra, João 18: 6 . É estranho que, depois disso, eles se atrevam a se aproximar dele; mas as Escrituras devem ser cumpridas.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:50 . Amigo, por que vieste? O comportamento heróico do bem-aventurado Jesus, em todo o período ou em seus sofrimentos, será observado por todo olhar atento e sentido por todo coração piedoso; embora os historiadores sagrados, de acordo com sua simplicidade habitual, mas maravilhosa, não a envolvam. Com que compostura ele sai ao encontro do traidor! com que compostura receba aquele beijo maligno! com que dignidade ele se entrega nas mãos de seus inimigos! mas claramente demonstrando sua superioridade sobre eles, e mesmo assim liderando como cativeiro em cativeiro. Veja as contemplações do bispo Hall sobre o assunto.

Comentário de Scofield

Amigo

Gr. “Hetaire”, “camarada”. Talvez a coisa mais tocante da Bíblia. O Senhor não nega a Judas.

Comentário de John Wesley

E Jesus lhe disse: Amigo, por que vieste? Então vieram eles, e impuseram as mãos em Jesus, e o tomaram.

O comportamento heróico do bem-aventurado Jesus, em todo o período de seus sofrimentos, será observado por todos os olhos atentos e sentidos por todo coração piedoso: embora os historiadores sagrados, de acordo com sua simplicidade habitual, porém maravilhosa, não a envolvam. Com que compostura ele sai ao encontro do traidor! Com que calma receba aquele beijo maligno! Com que dignidade ele se entrega nas mãos de seus inimigos! No entanto, mostrando claramente sua superioridade sobre eles, e mesmo assim liderando em cativeiro!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *