Estudo de Mateus 26:6 – Comentado e Explicado


Mateus 26:6

Comentário de Albert Barnes

Em Betânia – Veja as notas em Mateus 21: 1 .

Simão, o leproso – Simão, que tinha sido um leproso.

Leproso – Veja as notas em Mateus 8: 1 . Era ilegal comer com pessoas que tinham hanseníase, e é mais do que provável, portanto, que este Simão tivesse sido curado – talvez pelo próprio Senhor. João João 12: 1 diz que esta era a casa onde Lázaro estava, que havia ressuscitado dentre os mortos. Provavelmente Lázaro era parente de Simão e morava com ele. Além disso, ele diz que eles fizeram uma ceia para Jesus e que Marta serviu. Ele diz que isso foi seis dias antes da Páscoa. Pela ordem em que Mateus e Marcos mencionam isso, seria suposto que faltavam apenas dois dias para a Páscoa e após a limpeza do templo; mas é para ser observado,

1. que Mateus e Marcos geralmente negligenciam a ordem exata dos eventos que eles registram.

2.que eles não “afirmam” a que horas era. Eles o deixam indefinidamente, dizendo que “enquanto” Jesus estava em Betânia, ele foi ungido por Maria.

3.que Mateus o introduziu aqui com o objetivo de fornecer uma conta “conectada” da conduta de “Judas”. “Judas” reclamou com o desperdício da pomada João 12: 4 , e um dos efeitos de sua indignação, ao que parece, foi trair seu Senhor.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 26: 6-13 . Quando Jesus estava na casa de Simão, o leproso – Ou seja, quem tinha sido um leproso, mas, como parece altamente provável, havia sido curado por Jesus. Pelo menos, não se deve pensar que ele agora era um leproso, pois nesse caso ele não seria obrigado a viver em uma cidade, nem qualquer judeu teria chegado a se divertir em sua casa. Veio uma mulher – provavelmente Maria, irmã de Lázaro, pois é altamente provável, como o Dr. Doddridge mostrou, que a unção de Jesus aqui mencionada é a mesma que registrou João 12: 1 . Ter uma caixa de alabastro, etc. – Sendo profundamente afetada pelas muitas instâncias que Cristo havia dado a ela e sua irmã Marta por seu amor, e especialmente por sua misericórdia tardia em recuperar seu querido irmão Lázaro da sepultura, ela foi, portanto, solícita em dar algum sinal incomum de sua gratidão a ele. uma pessoa tão excelente. Ela freou a caixa, diz Mark, e derramou a pomada preciosa, ou bálsamo rico, na cabeça dele. Veja a nota em João 12: 3 . Quando os discípulos viram isso, ficaram indignados – vários deles ficaram irados, embora nem tanto quanto Judas, dizendo: Para que propósito é esse desperdício? – Essa quantidade desse rico bálsamo foi derramada com tão pouco objetivo. Pois essa pomada poderia ter sido vendida por muito tempo – Os discípulos, sentindo que seu Mestre não se deleitava com nenhum tipo de luxo, ficaram entristecidos e murmuraram contra a mulher, diz Marcos, por jogar tanto dinheiro à toa, como imaginavam. Mas eles se expressaram de modo a lançar uma reflexão tácita sobre o próprio Jesus. Jesus disse: Por que incomodas a mulher? – Por que lamentamos e afligimos a boa mulher, de cuja piedade e amizade tivemos uma experiência tão longa? Pois ela fez uma boa obra sobre mim ; deu uma grande prova de sua fé, gratidão e amor; e, portanto, merece ser elogiado e não culpado. Pois com respeito ao que foi sugerido agora, a favor dos pobres, vocês os têm sempre com você – Pela providência sábia e graciosa de Deus, acontece e sempre acontecerá que os objetos que precisam de sua compaixão e caridade devem ser sempre convosco, para que possas sempre oportunidades de aliviar os desejos deles e de acumular tesouros no céu. Mas eu nem sempre sempre – eu estou prestes a deixar você e ser colocado além do alcance de sua bondade. Nisso ela derramou esta pomada no meu corpo – tanto nos pés como na cabeça; ver João 12: 4 . Ela fez isso pelo meu enterro – por assim dizer, pelo embalsamamento do meu corpo. Na verdade, esse não era o design dela; mas nosso Senhor põe essa construção sobre ela, para confirmar com isso o que ele havia dito antes a seus discípulos a respeito de sua morte que se aproximava. Em verdade, onde quer que este evangelho – isto é, esta parte da história do evangelho; será pregado, isto que esta mulher fez será informado, etc. – Para torná-los mais sensíveis à loucura de culpá-la por essa expressão de seu amor a ele, ele garantiu que, por mais que ela pudesse ser condenada por eles, ela deveria ser altamente celebrada por essa ação no mundo inteiro e viver na memória de todas as idades.

Comentário de E.W. Bullinger

was = veio a existir, como em Mateus 26:20 . Grego. ginomai.

Betânia. Observe esse retorno a Betânia de Jerusalém após Sua primeira entrada em Mateus 21: 1-11 , etc., e antes de Sua entrada triunfal em Marcos 11: 1-10 . Lucas 19: 29-38 e João 12: 12-19 . Veja App-156.

Simon. Mostrando que essa é uma segunda unção, posterior à de João 12: 2-8 . Veja App-158.

o leproso. Figura de linguagem Ampliatio (App-6). Assim chamado após sua cura, como Mateus ainda era chamado “o cobrador de impostos” . Veja nota em Êxodo 4: 6 .

Comentário de John Calvin

6. E quando Jesus estava em Betânia. O que o evangelista agora relata aconteceu um pouco antes de Cristo chegar a Jerusalém, mas é apresentado aqui de forma oportuna, a fim de nos informar qual foi a ocasião que repentinamente levou os sacerdotes a se apressarem. Eles não se aventuraram a atacar a Cristo pela violência aberta, e oprimi-lo pela estratagema não era fácil; mas agora que Judas sugere um plano sobre o qual não haviam pensado, a própria facilidade de execução os leva a adotar uma opinião diferente. Quanto a alguma ligeira diversidade entre a narrativa de John e a de Matthew e Mark, é fácil remover a aparente inconsistência, que levou alguns comentaristas erroneamente a imaginar que é uma narrativa diferente. João 12: 3 expressa o nome da mulher que ungiu a Cristo, que é omitida pelos outros dois evangelistas; mas ele não menciona a pessoa que recebeu a Cristo como convidado, enquanto Mateus 26: 6 e Marcos 14: 3 afirmam expressamente que ele estava jantando na casa de Simão, o leproso. Quanto a João dizer que seus pés foram ungidos, enquanto os outros dois evangelistas dizem que ela ungiu a cabeça dele, isso não envolve contradição. Inquestionavelmente, sabemos que unções não foram derramadas sobre os pés; mas como foi então derramado em maior abundância do que o habitual, João, por meio de amplificação, nos informa que os próprios pés de Cristo foram umedecidos com o óleo. Mark também conta que ela quebrou a caixa de alabastro e derramou toda a pomada na cabeça dele; e concorda muito bem com isso dizer que ele caiu em seus pés. Vamos, portanto, considerar um ponto estabelecido que todos os três evangelistas relatam a mesma narrativa.

Comentário de Adam Clarke

Em Betânia – Para uma solução das dificuldades deste versículo, sobre o tempo da unção, veja as observações no final deste capítulo.

Simão, o Leproso – Provavelmente não passava de um sobrenome, como Simão, o Canaanita, Mateus 10: 4 , e Barsabas Justus, Atos 1:23 , e vários outros. No entanto, poderia ter sido uma pessoa que Cristo havia curado desta doença. Ver Mateus 11: 5 .

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26: 6-7 . Agora, quando Jesus estava em Betânia ou agora Jesus, estando em Betânia. Não se deve pensar que Simon era agora um leproso; pois nesse caso ele não seria obrigado a viver em uma cidade, nem os judeus teriam ido a um entretenimento em sua casa; mas ele já foi leproso e foi curado por Jesus, ou o nome foi dado à família, como uma pessoa considerável nela anteriormente era leprosa. As caixas aqui mencionadas eram chamadas apenas de alabastro, não porque eram todas feitas de alabastro, pois havia um pouco de vidro; mas a maior parte deles era de um tipo de alabastro chamado ônix e feito na forma de uma pirâmide. Era costume entre os antigos encantar seus convidados em entretenimentos com perfumes, odores e chapelins de flores, em sinal de respeito; bálsamos odoríferos, gengivas, etc. foram igualmente usados ??pelos judeus e egípcios para embalsamar seus mortos. Em vez de uma pomada muito preciosa, alguns tornariam o bálsamo odorífero grego de grande preço. Veja Marcos 14: 3 .

Comentário de Spurgeon

6 7. Ora, quando Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso, veio a ele uma mulher que tinha uma caixa de alabastro de ungüento muito precioso, e a derramou sobre sua cabeça, enquanto ele se sentava à carne.

Esta não é a mulher que ungiu os pés de Cristo com ungüento, mas outra das mulheres sagradas que ministraram a ele. Creio que foi Maria, irmã de Lázaro, que veio a Jesus, “tendo uma caixa de alabastro de pomada muito preciosa e derramou-a na cabeça, enquanto se sentava à carne”.

8, 9. Mas quando seus discípulos viram isso, ficaram indignados, dizendo: Para que propósito é esse desperdício? Pois essa pomada poderia ter sido vendida por muito e dada aos pobres.

Quando você faz o melhor que pode, pelos motivos mais puros, e seu Senhor aceita seu serviço, não espere que seus irmãos aprove todas as suas ações. Se você o fizer, ficará muito desapontado. Nunca houve uma mais bela prova de amor a Cristo do que essa unção em Betânia, mas os discípulos encontraram falhas nela. Como eles não podiam se opor à coisa em si, eles objetaram que poderia ter havido outra coisa que teria sido melhor. Existe uma grande quantidade desse tipo de sabedoria no mundo que sempre pode ensinar como você pode ter feito algo melhor, mas se você esperar até aprender essa sabedoria, nunca fará nada por seu Senhor. Se essa mulher devota e entusiasmada tivesse esperado o conselho dessas pessoas prudentes, ela não teria vendido a pomada nem derramada. Fez bem em conciliar-se com seu próprio coração amoroso e depois derramar o óleo precioso sobre aquela querida cabeça que logo seria coroada de espinhos. Ela mostrou, portanto, que havia pelo menos um coração no mundo que achava que nada era bom demais para seu Senhor, e que o melhor dos melhores deveria ser dado a ele. Que ela tenha muitos imitadores em todas as épocas até que Jesus volte!

10. Quando Jesus entendeu, disse-lhes: Por que incomodas a mulher?

Ela ficou muito feliz no ato, provavelmente foi a hora mais feliz da sua vida quando deu esse presente caro ao Senhor que amava tão bem. Mas uma nuvem passou por seu rosto brilhante quando as queixas sussurradas chegaram ao seu ouvido. Como era evidentemente uma alma de coração terno, o Salvador disse aos discípulos: “Por que incomodam a mulher?”

10. Porque ela fez uma boa obra sobre mim.

Não podemos fazer o que essa mulher fez; mas podemos realizar boas obras sobre os outros por causa de Cristo; e ele os aceitará como se fossem feitos para si mesmo.

11-13. Pois vós tendes sempre os pobres contigo; mas eu nem sempre tendes. Pois, como ela derramou esta pomada no meu corpo, ela fez isso pelo meu enterro. Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho seja pregado em todo o mundo, também isto, que esta mulher fez, será contado para seu memorial.

Ela provavelmente não sabia tudo o que sua ação significava quando ela ungiu seu Senhor para seu enterro. Muitas vezes fazemos muito mais do que pensamos. As consequências da ação mais simples feita por Cristo podem ser muito maiores do que supomos. Esta mulher está preparando o corpo de Cristo para o enterro que se aproxima. Sonha ela que é assim, mas é assim. Vai, minha irmã, e faz o que Deus pede; e será visto que você fez muito mais do que sabe. Obedeça ao santo impulso dentro do teu espírito, meu irmão; e tu podes fazer dez mil vezes mais do que você jamais imaginou ser possível. A explosão de afeto dessa mulher, esse simples ato de amor ao próprio Cristo, é uma daquelas coisas que devemos viver enquanto o evangelho viver. O aroma dessa ação amorosa deve permanecer enquanto o mundo durar.

14 15. Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi aos principais sacerdotes, e disse-lhes: Que me dareis, e eu vo-lo entregarei?

Dos doze apóstolos, um era Judas Iscariotes. Não se surpreenda, portanto, se, entre teus amigos e parentes, tiveres alguém que se volta contra ti e te trai aos teus inimigos.

15. E fizeram convênio com ele trinta moedas de prata.

O preço de um escravo, assim eles estavam cumprindo a antiga profecia: “Então eles pesaram pelo meu preço trinta moedas de prata”.

16. E a partir desse momento, ele procurou oportunidade de traí-lo.

O traidor vendeu seu mestre por trinta moedas de prata suja; no entanto, muitos venderam Jesus por um preço menor do que Judas recebeu: um sorriso ou um escárnio foram suficientes para induzi-los a trair seu Senhor.

17 18. Agora, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos a Jesus, dizendo-lhe: Onde queres que nos preparamos para comer a páscoa? E ele disse: Vai a cidade a um homem assim, e diz-lhe: O Mestre diz: Está chegando o meu tempo; Vou guardar a páscoa em tua casa com meus discípulos.

Quão verdadeiramente real era Jesus de Nazaré, mesmo em sua humildade! Ele tinha apenas que enviar dois de seus discípulos “para a cidade para um homem assim”, e a câmara de hóspedes, mobiliada e preparada, foi imediatamente colocada à sua disposição. Ele não ocupou a sala por força arbitrária, como um monarca terrestre poderia ter feito; mas ele conseguiu isso pela compulsão adivinhadora do amor todo-poderoso. Jesus sabia algo sobre esse homem que você e eu não conhecemos, então ele disse aos seus discípulos: Apenas vá e diga a ele: ‘O Mestre diz: Meu tempo está próximo; Manterei a páscoa em tua casa com meus discípulos. ‘”Ele não era discípulo? Não posso dizer, mas sei disso, que o Senhor Jesus tem um certo número que está disposto a ajudar sua causa, embora ainda não se considerem seus discípulos. Devo pensar, no entanto, que depois que esse homem já teve o Mestre e seus discípulos em casa, deve ter havido uma bênção deixada para trás, e ele gostaria de se tornar uma dessas boas companhias. É bom, querido amigo, que você esteja disposto a ter a reunião de oração em sua casa; é bom que você se levante do lado da verdade, mesmo que você ainda não tenha participado dela, pois talvez – e espero que o “talvez” se torne uma certeza – você ainda será um dos discípulos de Cristo.

19. E os discípulos fizeram como Jesus os havia designado; e eles prepararam a páscoa.

Eles foram a este homem, entregaram a mensagem de Cristo, e ele lhes mostrou uma grande sala superior, mobiliada e preparada. Se os discípulos de Cristo sempre fizessem lealmente como Jesus os designara, sempre acelerariam bem suas tarefas. Há muito mais pessoas no mundo prontas para ceder a Cristo do que alguns de nós pensam. A pessoa sentada ou de pé ao seu lado é bastante desconhecida para você, mas, se você falar com ele sobre o Salvador, ela provavelmente responderá à sua palavra. De qualquer forma, tente-o e veja se não é assim. Seja de pé ou sentado, deve haver alguém aqui ainda não um discípulo, que só precisa que você fale uma palavra gentil, e o trabalho decisivo será feito.

20 21. Agora, quando chegou a tarde, sentou-se com os doze. E como eles comeram, ele disse: Em verdade vos digo que um de vocês me trairá.

“Um de vocês” – e seus olhos olhavam em volta da mesa enquanto ele dizia – “um de vocês deve me trair.”

22. E estavam muito tristes, e começaram todos a dizer-lhe Senhor, sou eu?

Ninguém disse: “Senhor, é Judas?” Talvez ninguém entre os onze acreditasse que Judas era baixo o bastante para trair o Senhor que lhe dera um lugar honroso entre seus apóstolos. Certamente é uma marca de graça que “cada um” dos apóstolos colocou ao seu Senhor a pergunta: “Sou eu?”

23, 24. E ele respondeu e disse: Quem põe a mão comigo no prato, o mesmo me trairá. O Filho do homem vai como está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é traído! teria sido bom para aquele homem se ele não tivesse nascido.

Aprendemos com as palavras de nosso Senhor que os decretos divinos não privam a ação pecaminosa de sua culpa: “O Filho do homem vai como está escrito a seu respeito; mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! “A criminalidade de Judas era tão grande como se não houvesse“ um determinado conselho e presciência de Deus ”, assim como foi com aqueles com quem Pedro falou tão ousadamente no dia de Pentecostes, quando os acusou pelo assassinato de Jesus. .

20. Então Judas, que o traiu, respondeu e disse: Mestre, sou eu? Ele lhe disse: Tu disseste.

Que calafrio essa resposta deve ter se espalhado pela pequena faixa ao redor da mesa, especialmente quando Judas se levantou e começou a executar seu terrível propósito de manchar sua alma com o sangue de seu Senhor!

26-29. E enquanto eles estavam comendo, Jesus pegou o pão, abençoou-o, fechou-o e deu-o aos discípulos, e disse: Toma, come, este é o meu corpo. E, tomando o cálice, deu graças, e deu-lhes, dizendo: Bebai tudo isso; pois este é o meu sangue do novo testamento, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. Mas eu vos digo que daqui em diante não irei beber deste fruto da videira até aquele dia em que eu o beber novo com você no reino de meu Pai.

Assim, Jesus fez o grande voto nazarita de nunca beber o fruto da videira até que ele o bebesse de novo com Seus discípulos no reino de Seu Pai. Ó Senhor, nos prometeste neste cálice, e voltarás logo, e então que festivais teremos contigo, que alegria teremos em ti para todo o sempre!

30. E, cantando um hino, foram ao monte das Oliveiras.

Não era realmente corajoso de nosso querido Senhor cantar sob tais circunstâncias? Ele estava saindo para seu último conflito terrível, ao Getsêmani, Gabbatha e Gólgota; no entanto, ele foi com uma canção em seus lábios. A porta se abre, eles descem as escadas, estão ao ar livre, naquela noite de lua cheia, e seguem o caminho para o Monte das Oliveiras. Então veio aquela luta desesperada em que o grande capitão de nossa salvação lutou até com um suor sangrento e prevaleceu.

Esta exposição consistia em leituras dos Salmos 147 e Mateus 26: 6-30 .

Comentário de John Wesley

Ora, quando Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso,

Marcos 14: 3.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *