Estudo de Mateus 8:20 – Comentado e Explicado

Respondeu Jesus: As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.
Mateus 8:20

Comentário de E.W. Bullinger

para ele. Sem preposição.

ar = céu.

ninhos = poleiros.

o filho do homem. Aquele que tem domínio na terra. A primeira de oitenta e sete ocorrências. Veja App-98. deitar = Ele pode deitar. Compare Apocalipse 14:14 . Apocalipse 14:21

outro = um diferente: grego. heteros. isto é, um discípulo, não um “escriba” ( Mateus 8:19 ). App-124.

sofra comigo, etc. = permita-me, & c. Essa foi, e é hoje, uma maneira educada de se desculpar, sendo bem entendida como tal, porque todos sabiam que os mortos são enterrados no dia da morte e ninguém sai de casa.

primeiro. Não! Veja Mateus 6:33 .

Comentário de John Calvin

20. Raposas têm buracos. O Filho de Deus descreve com essas palavras qual era sua condição enquanto ele vivia na terra, mas, ao mesmo tempo, informa seus discípulos que tipo de vida eles devem estar preparados para esperar. E, no entanto, é estranho que Cristo diga que ele não tinha um pé de terra sobre o qual pudesse deitar a cabeça, enquanto havia muitas pessoas piedosas e benevolentes, que o recebiam de boa vontade em suas casas. Mas isso foi dito, deve-se observar, como um aviso ao escriba, para não esperar uma contratação abundante e rica, como se ele tivesse um mestre rico, enquanto o próprio mestre recebe uma subsistência precária nas casas emprestadas.

Comentário de Adam Clarke

As raposas têm buracos, etc. – Leitor! você é um homem pobre? e temes a Deus? Então, que conforto você deve derivar do pensamento, para que você quase se pareça com o Senhor Jesus! Mas quão diferente é o homem rico, que é o devoto do prazer e escravo do pecado, nesse padrão celestial!

Filho do homem – Uma frase hebraica, expressiva de humilhação e degradação; e, por esse motivo, aplicado enfaticamente a si mesmo, pelo manso e humilde Jesus. Além disso, parece aqui ser usado para apontar a encarnação do Filho de Deus, de acordo com as previsões dos profetas, Salmo 8: 5 ; Daniel 7:13 . E como nosso Senhor estava agora mostrando sua Divindade eterna nos milagres que realizou, ele parece estudioso para provar a eles a certeza de sua encarnação, porque disso dependia a expiação pelo pecado. De fato, nosso Senhor parece mais disposto a dar as provas de sua humanidade do que de sua divindade, sendo esta última manifestada necessariamente pelos milagres em que ele estava trabalhando continuamente.

Comentário de Scofield

Filho do homem

(Veja Scofield “ Ezequiel 2: 1 “) . Nosso Senhor assim se designa cerca de oitenta vezes. É Seu nome racial como o Homem representativo, no sentido de 1 Coríntios 15: 45-47 como Filho de Davi é distintamente seu nome judeu, e Filho de Deus seu nome divino. Nosso Senhor constantemente usa esse termo como implicando que sua missão (por exemplo); Mateus 11:19 ; 19:10 . Sua morte e ressurreição (por exemplo); Mateus 12:40 ; Mateus 20:18 ; Mateus 26: 2 e Sua segunda vinda (por exemplo); Mateus 24: 37-44 ; Lucas 12:40 transcendeu em escopo e resultou em todas as imitações judaicas. Quando Natanael o confessa como “Rei de Israel”, a resposta de nosso Senhor é: “Verás coisas maiores … os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. Quando Seus mensageiros são expulsos pelos judeus, Seu pensamento avança para o tempo em que o Filho do homem vier, não somente para Israel, mas para a raça; Mateus 10: 5 ; Mateus 10: 6 ; Mateus 8:23 . É neste nome, também, que o julgamento universal é cometido a Ele João 5:22 ; João 5:27 . É também um nome que indica que Nele é cumprida a previsão prévia de bênção do AT através de um homem vindouro. Veja Scofield ” Gênesis 1:26 “; Gênesis 3:15 ; Gênesis 12: 3 ; Salmos 8: 4 ; Salmos 80:17 ; Isaías 7:14 ; Isaías 9: 6 ; Isaías 9: 7 ; Isaías 32: 2 ; Zacarias 13: 7 ; Isaías 32: 2 ; Zacarias 13: 7 .

Comentário de John Wesley

E Jesus disse-lhe: As raposas têm covis e os pássaros do ar têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

O Filho do homem – A expressão é emprestada de Daniel 7:13 , e é a denominação que Cristo geralmente se dá: o que ele parece fazer por humildade, como tendo alguma relação com sua aparência mesquinha neste mundo.

Não tem onde repousar a cabeça – Portanto, não me siga de nenhuma visão da vantagem temporal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *