Estudo de Mateus 8:21 – Comentado e Explicado

Outra vez um dos seus discípulos lhe disse: Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.
Mateus 8:21

Comentário de Albert Barnes

E outro de seus discípulos … – A palavra “discípulo” significa apropriadamente “aprendiz” e foi dada aos seguidores de Jesus porque o receberam como professor. Veja as notas em Mateus 5: 1 . Isso não significa necessariamente que um “discípulo” era um homem piedoso, mas apenas uma multidão que, por várias causas, poderia seguir suas instruções. Ver João 6:66 ; João 9:28 .

Me permita primeiro enterrar meu pai – este parecia ser um pedido razoável, pois o respeito pelos pais, vivos ou mortos, é um dos primeiros deveres da religião. Mas o Salvador viu que, em suas circunstâncias, poderia haver perigo, se assim lhe fosse permitido ir, que ele não voltasse para ele: e, portanto, ordenou que ele cumprisse o dever mais importante – o dever de atender à salvação de sua alma, mesmo correndo o risco da aparente negligência de outro dever. O primeiro dever do homem é a religião, e tudo o mais deve ser subordinado a isso.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 8: 21-22 . E outro disse: Senhor, etc. – Lucas nos informa, Lucas 9:59 , que Cristo havia dito a esse homem: Segue-me, a qual comando ele respondeu, como é afirmado aqui: Senhor, permita que eu primeiro enterre meu pai – Seu significado parece ser: Sofro em continuar em casa com meu pai, que está muito adiantado em anos, até que lhe tenha exercido o último cargo filial, comprometendo seu corpo ao pó: pois não parece que seu pai já estava morto. Mas Jesus disse: Siga-me – Ou seja, imediatamente; e que os mortos enterrem seus mortos – Deixe que os que estão mortos em pecado, espiritualmente mortos, sendo insensíveis às preocupações de suas almas e eternidade, se dediquem a interferir com seus parentes e amigos falecidos; ou deixe os negócios do mundo para aqueles que estão vivos para ele, e mortos para Deus e as coisas divinas.

Comentário de John Calvin

21. Senhor, permita-me ir primeiro e enterrar meu pai. Dissemos que o escriba foi rejeitado por Cristo como seguidor, porque ele fez sua oferta sem consideração e imaginou que desfrutaria de uma vida fácil. A pessoa que Cristo retém teve uma falha oposta. Ele foi impedido de obedecer imediatamente ao chamado de Cristo pela fraqueza de achar difícil deixar seu pai. É provável que seu pai estivesse em extrema idade avançada: para o modo de expressão, permita-me enterrar, implica que ele tinha pouco tempo para viver. Lucas diz que Cristo ordenou que ele seguisse; enquanto Mateus diz que ele era um de seus discípulos, mas ele não recusa o chamado: ele só pede uma licença para cumprir um dever que deve a seu pai. (506) A desculpa é que ele se considerava em liberdade até a morte de seu pai. Com a resposta de Cristo, aprendemos que os filhos devem cumprir seu dever para com os pais de tal maneira que, sempre que Deus os chama para outro emprego, eles devem deixar isso de lado e atribuir o primeiro lugar ao mandamento de Deus. Quaisquer deveres que devemos aos homens devem ceder, quando Deus ordena sobre nós o que é imediatamente devido a si mesmo. Todos devem considerar o que Deus exige deles como indivíduos e o que é exigido por seu chamado particular, de que os pais terrenos não possam impedir que as reivindicações do Pai mais elevado e único de todos permaneçam inteiras.

Comentário de Adam Clarke

Outro de seus discípulos – Isso não significa nenhum dos doze, mas um daqueles que eram ouvintes constantes da pregação de nosso Senhor; sendo o nome do discípulo comum a todos os que professavam acreditar nele, João 6:66 . Enterre meu pai: provavelmente seu pai era velho e aparentemente quase morto; mas era uma máxima entre os judeus que, se um homem tinha algum dever de cumprir com os mortos, ele estava, naquele tempo, livre da observância de qualquer outro preceito ou dever. Os filhos de Adão estão sempre em extremos; alguns se apressam para o ministério do Evangelho sem um chamado, outros demoram muito depois de serem chamados; o caminho do meio é o único seguro: não mexer um dedo no trabalho até que a chamada seja feita, e não demorar um momento depois.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 8: 21-22 . E outro – disse, etc. – A resposta desse discípulo supõe que nosso Salvador ordenou que ele o seguisse. Veja Lucas 9:59 . É incerto se o pai desse discípulo estava morto ou se, como era muito velho, seu filho desejava que ele ficasse com ele até sua morte. A resposta de Cristo parece ter como certo que ele já estava morto. Que os mortos enterrem seus mortos: “ Que aqueles que são espiritualmente mortos realizem os ritos funerários; sim, que os mortos permaneçam enterrados, em vez de desobedecerem à minha palavra, quando eu te der uma comissão tão grande”.

Comentário de John Wesley

E outro de seus discípulos disse-lhe: Senhor, permita que eu primeiro enterre meu pai.

Outro disse : eu te seguirei sem essa visão; mas devo cuidar dos meus negócios primeiro. Não é certo que seu pai já estivesse morto. Talvez seu filho desejasse ficar com ele, sendo muito velho, até sua morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *