Estudo de Mateus 9:3 – Comentado e Explicado

Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema."
Mateus 9:3

Comentário de Albert Barnes

Este homem blasfema – A palavra “blasfema” originalmente significa falar mal de alguém; ferir por palavras; culpar injustamente. Quando aplicado a Deus, significa falar dele injustamente; atribuir-lhe atos e atributos que ele não possui; ou falar impiedosamente ou profanamente. Também significa dizer ou fazer qualquer coisa pela qual seu nome ou honra seja insultado, ou que transmita uma “impressão” desfavorável a Deus. Isso significa. também, tentar fazer, ou dizer algo, que pertence somente a ele, ou que ele somente pode fazer. Este é o seu significado aqui. Cristo foi encarregado “de dizer algo em seu próprio nome, ou tentar fazer algo que pertencia a Deus adequadamente”; assumindo assim o lugar de Deus e causando-lhe dano, como supunham os escribas, por uma invasão de suas prerrogativas. “Nenhum”, disseram eles (veja Marcos e Lucas), “pode perdoar pecados, mas somente a Deus”. Nisto eles raciocinaram corretamente. Ver Isaías 43:25 ; Isaías 44:22 . Nenhum dos profetas tinha esse poder; e dizendo que “ele perdoou pecados”, entendeu-se que Jesus afirmava que ele era divino; e como ele provou isso operando um milagre expressamente para confirmar a afirmação, segue-se que ele é divino ou igual ao Pai.

Comentário de Joseph Benson

Mateus 9: 3-8 . Eis que alguns dos escribas (Lucas acrescenta e fariseus ) disseram em si mesmos – Ou seja, em seus corações, Este homem blasfema – Atribuindo a si mesmo um poder (o de perdoar pecados) que pertence somente a Deus. E Jesus, conhecendo seus pensamentos, os quais, ao que parece, eles não declararam abertamente (pois Marcos diz, Marcos 2: 8 , Ele percebeu em seu espírito que eles tanto raciocinavam dentro de si ) : disse: Por que pensais o mal em teus corações? – Nomeadamente, a meu respeito, por causa dessas palavras que falei? Para saber se é mais fácil, etc. – Os dois não discutem um poder divino? Portanto: se eu posso curar sua doença, posso perdoar seus pecados, especialmente porque sua doença é a conseqüência de seus pecados; portanto, esses devem ser removidos, se for o caso. Mas para que saibais – Possam provas evidentes de que o Filho do homem tem poder na terra – Mesmo em seu estado de humilhação, perdoar pecados; então (afastando-se deles), ele disse aos doentes da paralisia, Levanta-se, etc., e ressuscitou – Assim Jesus deu aos fariseus uma dupla demonstração de sua divindade: 1º, mostrando que conhecia os pensamentos deles; pois buscar os corações e conhecer os pensamentos da humanidade não está no poder nem dos homens nem dos anjos, mas é apenas uma prerrogativa de Deus; 2dly, assumindo para si mesmo, e manifestando inegavelmente, que ele possuía poder para perdoar pecados. Mas quando a multidão viu, ficaram maravilhados – Todos ficaram maravilhados, diz Marcos, e glorificaram a Deus, etc. – Então, o que era para os escribas uma ocasião de blasfêmia, era para o povo um incentivo para louvar a Deus.

Comentário de John Calvin

3. E eis que alguns dos escribas acusam Cristo de blasfêmia e sacrilégio, porque ele afirma por si mesmo qual é a prerrogativa de Deus. Os outros dois evangelistas também nos dizem que disseram: Quem pode perdoar pecados, senão somente Deus? Está além de qualquer dúvida que a ânsia de calúnia os levou a essa conclusão perversa. Se eles pensam que há algo que merece culpa, por que não investigam isso? (510) Além disso, como a expressão admite mais de um significado, e como Cristo disse nada mais do que o que os Profetas freqüentemente dizem quando anunciam a graça de Deus, por que eles tomam em mau sentido o que admite uma interpretação favorável? Eles já devem ter sido envenenados por malícia e inveja, caso contrário não teriam aproveitado tão ansiosamente uma ocasião de culpar a Cristo. Eles permanecem calados, mas pensam em seus corações, que podem caluniá-lo quando ausentes entre pessoas de sua própria classe. Sem dúvida, é verdade que somente Deus tem poder e autoridade para perdoar pecados; mas eles estão errados ao concluir que isso não pertence a Cristo, pois ele é Deus manifestado na carne ( 1 Timóteo 3:16 ). direito de indagar sobre que fundamento Cristo reivindicou tal autoridade; mas, sem qualquer indagação, eles supõem que ele seja um dos homens comuns e procedem precipitadamente para condená-lo.

Comentário de Adam Clarke

Esse homem blasfema – ??asf?µe? vem de ß?apte?? t?? f?µ?? , para ferir ou explodir a reputação ou crédito de outro, ou de ßa??e?? ta?? f?µa?? , para ferir os relatórios. Sempre que é usado em referência a Deus, significa simplesmente falar impiedosamente de sua natureza, atributos ou obras. Falar de maneira prejudicial é sua tradução apropriada quando referido ao homem.

Os escribas eram os literatos da época; e seu aprendizado, porque não usado na dependência de Deus, os tornou orgulhosos, invejosos e obstinados. O conhecimento não santificado ainda tem o mesmo efeito: essa luz serve apenas para cegar e guiar os homens para fora do caminho que não está unido à retidão do coração. As verdades mais sagradas costumam se tornar uma ocasião de ilusão, onde os homens estão sob o governo de suas más paixões.

Comentário de John Wesley

E eis que alguns dos escribas disseram dentro de si: Este homem blasfema.

Esse homem blasfema – Atribui a si mesmo um poder (o de perdoar pecados) que pertence somente a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *