Estudo de Oséias 2:13 – Comentado e Explicado

Eu a farei expiar os dias de Baal, quando lhe queimava ofertas, ataviada de seu colar e de suas jóias para cortejar os seus amantes, sem pensar mais em mim. – Oráculo de Senhor.
Oséias 2:13

Comentário de Albert Barnes

Visitarei sobre ela os dias de Baalim, ou Baals – Quando os homens deixam o único Deus verdadeiro, eles fazem para si muitos ídolos. Eles agem, como se pudessem constituir uma refeição divina a partir dos muitos atributos do Deus Único, e criar seu Criador. Seu poder de produção se torna um Deus; Seu poder de destruir, outro; Sua providência, um terço; e assim por diante, até os mínimos atos. Então eles tinham muitos Baals ou senhores; um “Baal-berith Juízes 8:33 , Senhor dos convênios”, que deveria guardar a santidade dos juramentos; “Baal-Zebub 2 Reis 1: 2 , Senhor das moscas”, que deveria evitar a praga das moscas, e “Baal-Peor” Números 25: 3 , que presidia o pecado. Todos esses seus vários ídolos, e todo o tempo de seus ídolos, Deus ameaça visitá-los imediatamente. “Os dias de punição serão iguais aos dias das peregrinações em que ela queimou incenso a Baal.” Deus poupa por muito tempo. Mas quando a impenitência perseverante derruba Sua ira, Ele castiga não apenas pelo último pecado, mas por todos. Mesmo para o penitente, Deus faz principalmente com que o castigo tenha alguma proporção com a duração e grandeza do pecado.

Onde ela queimou incenso para eles – Incenso era a parte do sacrifício, que denotava especialmente ação de graças e oração ascendendo a Deus.

E ela se enfeitou com seus brincos e suas jóias – Cristo diz à noiva: “Tuas bochechas são bonitas com fileiras de jóias, teu pescoço com correntes de ouro” Jeremias 23:27 ; adicione Juízes 3: 7 ; 1 Samuel 12: 9-10 ; Jeremias 2:32 ; Jeremias 3:20 ; Jeremias 13:25 ; Jeremias 18:15 ; Ezequiel 22:12 ; Ezequiel 23:35 ; Isaías 17:10 ; Salmo 9:17 ; Salmo 50:22 ; Salmo 78:11 ; Salmo 106: 13 , Salmo 106: 21 ).

Comentário de Thomas Coke

Oséias 2:13 . Eu irei visitá-lo, etc. – “Eu a punirei por todas as idolatras que ela cometeu, desde os dias de Jeroboão, que estabeleceram a adoração de falsos deuses”. Os dias que estão sendo tomados pelos pecados, ou para incluir os pecados cometidos neles, e ????? Baalim, sendo o número plural de ??? Baal, denota uma variedade de deuses falsos, chamados por esse nome, ou uma variedade de imagens dedicadas a Baal .

Comentário de John Wesley

E visitarei sobre ela os dias de Baalim, em que ela lhes queimou incenso, e enfeitou-se com seus brincos e jóias, e foi atrás de seus amantes, e me perdoou, diz o Senhor.

Visita – Punir.

Os dias – Os pecados daqueles dias.

De Baalim – Baal foi o grande ídolo das dez tribos; aqui está o plural de Baalim, para denotar a multidão de ídolos que eles adoravam, todos chamados por esse nome.

Enfeitou-se – Para colocar a maior honra no ídolo.

Comentário de Adam Clarke

Dias de Baalim – Visitar significa infligir punição; são tomados os dias pelos atos de adoração idólatra cometidos sobre eles; e Baalim significa a multidão de falsos deuses adorados por eles. Baal era um nome geral para um ídolo masculino, como Astarte era para uma mulher. Baalim inclui todos os ídolos do sexo masculino, como Ashtaroth todos os que eram do sexo feminino. Mas a espécie de ídolo era frequentemente designada por algum adjunto; como Baal-Zebub, Baal-Peor, Baal-Zephon, Baal-Berith, etc.

Seus brincos – n ? nizmah , significam bastante uma jóia do nariz. Estes são usados ??pelas fêmeas no Oriente até os dias atuais, em grande abundância.

E suas jóias – ?????? vechelyatah , anéis, braceletes, pulseiras, anéis de tornozelo e ornamentos desse tipo.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu vou visitar, & c. Referência a Pentateuco ( Êxodo 32:34 ). App-92.

os dias: ou seja, os dias de festa.

Baalim. (Plural), incluindo Baal-gad, Baal-Hermon, Baal-zefom, Baalberith, etc.

se enfeitou. Compare Ezequiel 23:40 , Ezequiel 23:42 .

diz o SENHOR = é o oráculo de Jeová.

Comentário de John Calvin

Ele confirma o que ensinou por último. Já dissemos antes, que essa advertência é muito necessária, que sempre que Deus lida severamente com os homens, ele visita seus pecados e inflige uma punição justa. Pois, embora os homens possam considerar-se castigados pelo Senhor, eles ainda não pesquisam e examinam a si mesmos como deveriam. Por isso, o Profeta repete o que já encontramos, e isto é, que esse castigo seria justo; e, ao mesmo tempo, ele nos mostra como pelo dedo o que mais desagradou a Deus nos israelitas: a religião foi corrompida por eles: pois nada mais é necessário saber do que isso para que os homens possam se habituar. Para adorar a Deus de maneira pura, isso deve ser testemunhado para eles, de que todas as superstições são tão abominação para Deus que ele não pode suportá-las.

Ele, portanto, diz: Eu a visitarei nos dias de Baalim ; isto é, quando os israelitas se encontrarem sem templo, privados de sacrifícios e novas luas, e sem mais nenhuma forma externa de culto, devem saber que são punidos, porque adoravam Baalim em vez do único Deus verdadeiro. O Profeta, ao mesmo tempo, faz alusão novamente às prostitutas, que se adornam mais finamente e com maior cuidado, quando procuram seus amantes, para que possam cativá-los com seus encantos. Ela se enfeita , diz ele, com seu brinco e sua jóia. Isso os supersticiosos costumam fazer quando comemoram seus dias de jejum; pois pensam que grande parte da santidade consiste no esplendor das vestes; e vemos que essa estupidez prevalece até hoje entre os que estão sob o papado: pois eles pensariam estar fazendo grande desonra a Deus, ou melhor, a seus ídolos, se não se enfeitassem ao desempenhar deveres sagrados. Isso, sem dúvida, era um erro e um costume comum. Mas, para mostrar mais claramente que Deus abominava cada superstição grosseira, o Profeta diz que elas eram como prostitutas. Pois, como uma bengala, para seduzir os homens, pinta-se e também se veste esplendidamente, veste seus ornamentos e adorna-se com jóias e ouro; mesmo assim, ele diz, os israelitas fizeram; eles brincavam de devassa e levavam os sinais de sua lascívia. É então a alusão, quando o Profeta diz, que ela se enfeitou com jóias e um brinco, e foi atrás de seus amantes.

Mas o mais doloroso é o que ele acrescenta no final do versículo. Ele diz que ela esqueceu que Deus aqui se queixa de que a comunhão do casamento não valeu nada: embora ele tenha vivido com o povo por muito tempo e os tenha tratado com generosidade e bondade. , no entanto, a memória disso foi enterrada. Eu , ele diz, ela esqueceu. Existe aqui uma comparação implícita entre os israelitas a quem Deus se unira a si mesmo e outras nações que nada sabiam da religião verdadeira, nem entendiam quem era o verdadeiro Deus. De fato, não era de admirar que os gentios fossem enganados pelas imposturas de Satanás: mas era uma ingratidão monstruosa para os israelitas, que haviam sido corretamente ensinados e há muito habituados à adoração pura de Deus, a rejeitar sua lembrança. Era como a depravação bestial de uma esposa, que por um tempo viveu com o marido e foi gentilmente tratada por ele, depois se prostitui em adúlteros, e não mais valoriza ou retém em seu coração qualquer amor por seu marido. Vemos agora para que fim foi acrescentado que os israelitas haviam esquecido de Deus. Foi realmente uma repreensão grave e severa dizer que eles, depois de adorarem o Deus verdadeiro por muito tempo, foram levados à loucura a ponto de adorar falsos deuses, invenções de seus próprios cérebros: pois antes haviam aprendido quem era o verdadeiro e o único Deus era.

O Profeta, em uma palavra, confirma neste versículo (como eu já lhe lembrei) a verdade, que o castigo que Deus estava prestes a infligir a esse povo ímpio não seria apenas justo, mas também necessário; e ele prova, ao mesmo tempo, quão violentamente eles haviam violado seu voto matrimonial, uma vez que a lembrança de Deus não prevaleceu entre eles, depois que se tornaram seguidores de ídolos e das invenções de seus próprios corações. Vamos agora continuar –

Comentário de John Wesley

E visitarei sobre ela os dias de Baalim, em que ela lhes queimou incenso, e enfeitou-se com seus brincos e jóias, e foi atrás de seus amantes, e me perdoou, diz o Senhor.

Visita – Punir.

Os dias – Os pecados daqueles dias.

De Baalim – Baal foi o grande ídolo das dez tribos; aqui está o plural de Baalim, para denotar a multidão de ídolos que eles adoravam, todos chamados por esse nome.

Enfeitou-se – Para colocar a maior honra no ídolo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *