Estudo de Oséias 5:5 – Comentado e Explicado

A arrogância de Israel dá testemunho contra ele, Israel e Efraim tropeçarão em sua iniqüidade, e também Judá cairá com eles.
Oséias 5:5

Comentário de Albert Barnes

E o orgulho de Israel – o orgulho foi, desde o início, o principal pecado de Efraim. Juntamente com Manassés (com quem eles fizeram, em alguns aspectos, um todo) como “os filhos de José, Josué 16: 4 ; Josué 17:14 ), eles eram quase iguais em número a Judá. Quando numeradas no deserto, Judá tinha 74.600 combatentes, Efraim e Manassés, 72.700. Eles falam de si mesmos como um “grande povo, pois o Senhor me abençoou até agora” Josué 17:14 . Deus tendo escolhido, dentre eles, o líder sob quem Ele trouxe Israel para a terra da promessa, ressentiram-se, no tempo seguinte dos juízes, de qualquer libertação da terra, na qual não foram chamados a participar. Eles repreenderam Gideão ( Juízes 8: 1 e segs) e sofreram gravemente por insolência ( Juízes 12: 1 e segs) a Jefté e aos gileaditas. Quando Gideão, que havia se recusado a ser rei, estava morto, Abimeleque, seu filho por uma concubina de Efraim, induziu os efraimitas a fazê-lo rei sobre Israel, como sendo seu “osso e sua carne” Juízes 8:31 ; Juízes 9: 1-3 , Juízes 9:22 .

Deitados no meio das tribos ao norte de Judá, eles parecem, em antagonismo a Judá, reunir-se em torno das outras tribos e levar consigo o nome de Israel, em contraste com Judá 2 Samuel 2 : 9-10 ; 2 Samuel 3:17 . Siló, onde estava a arca, até ser tomada pelos filisteus, pertencia a eles. Samuel, o último juiz, ressuscitou deles 1 Samuel 1: 1 . Sua dignidade política não foi prejudicada quando Deus deu a Saul, do “pequeno Benjamim”, rei do seu povo. Eles poderiam se dar ao luxo de possuir um rei da menor tribo. Sua atual eminência política estava em perigo, quando Deus escolheu Davi dentre seu grande rival, a tribo de Judá; a esperança deles para o futuro foi interrompida por Sua promessa à posteridade de Davi. Eles sustentaram, por sete anos 2 Samuel 5: 5 , a casa de Saul, sabendo que estavam agindo contra a vontade de Deus 2 Samuel 3: 9 . Sua importância religiosa foi prejudicada pela remoção da arca para Sião, em vez de ser restaurada em Siló Salmo 78:60 , Salmo 78: 67-69 .

Absalão venceu-os pela bajulação 2 Samuel 15: 2 , 2 Samuel 15: 5 , 2 Samuel 15:10 , 2 Samuel 15: 12-13 ; e a rebelião contra Davi foi uma luta de Israel contra Judá 2 Samuel 16:15 ; 2 Samuel 17:15 ; 2 Samuel 18: 6 . Quando Absalão estava morto, eles mal haviam ajudado a trazer Davi de volta, quando se afastaram novamente, porque seus conselhos não haviam sido os primeiros a trazê-lo de volta 2 Samuel 19: 41-43 ; 2 Samuel 20: 1-2 . Roboão já era rei sobre Judá 1 Reis 11:43 , quando ele veio a Siquém para se tornar rei sobre Israel 1 Reis 12: 1 . Então as dez tribos enviaram Jeroboão de Efraim 1 Reis 11:26 , para fazer dele seu porta-voz e, finalmente, seu rei. O culto rival de Betel proporcionou, não apenas a indolência, mas o orgulho de sua tribo. Ele fez uma adoração em Betel, contra a adoração ordenada por Deus em Jerusalém. Pouco antes da época de Oséias, a força política de Efraim era tão superior à de Judá, que Jeoás, em seu orgulho, comparou-se ao cedro do Líbano, Amazias, rei de Judá, ao cardo 2 Reis 14: 9 . Isaías fala de “ciúme” Isaías 11:13 ou “inveja”, como o pecado característico de Israel, que perpetuou aquela divisão que, ele predisse, deveria ser curada em Cristo. Contudo, embora esse fosse o poder e o orgulho de Israel, Deus predisse que ele deveria primeiro entrar em cativeiro, e assim foi.

Esse orgulho, como era a origem do cisma das dez tribos, era o meio de sua continuidade. Em qualquer grau que qualquer um dos reis de Israel fosse melhor que o resto, ainda assim “ele não se apartou dos pecados de Jeroboão, que fez Israel pecar”. A desistência de qualquer outro pecado apenas mostrava quão profundamente enraizado estava esse pecado, que mesmo assim eles não desistiriam. Como é o caminho do homem não regenerado, eles não se entregariam sem reservas a Deus, para fazer toda a Sua vontade. Eles não podiam desistir desse pecado de Jeroboão, sem pôr em risco sua existência separada como Israel e possuindo a superioridade de Judá. Dessa completa entrega a Deus, seu orgulho encolheu e os deteve.

O orgulho que Israel demonstrou recusando-se a Deus e preferindo o pecado ao “seu Deus”, ele mesmo, diz ele, testemunhou contra eles e os condenou. Na presença de Deus, não há outro testemunho contra o pecador além de sua própria consciência. “Testemunhará em seu rosto”, “abertamente, publicamente, eles e todos os outros vendo, reconhecendo e aprovando o justo julgamento de Deus e a recompensa de seus pecados.” Orgulho e pecado carnal estão aqui notavelmente unidos.

: “Tendo dito o profeta, o espírito de fornicação está no meio deles, designa como fundamento, o orgulho de Israel testemunhará em seu rosto, ou seja, o pecado que, por orgulho de mente, espreitava em segredo, abriu testemunhar através do pecado da carne. Portanto, a pureza da castidade deve ser preservada guardando a humildade. Pois se o espírito é humildemente humilhado diante de Deus, a carne não se eleva ilegalmente acima do espírito. Pois o espírito detém o domínio sobre a carne, comprometido com ela, se reconhece as reivindicações de servidão legal ao Senhor. Pois, se, por orgulho, despreza seu Autor, justamente incorre em uma disputa com seu assunto, a carne. ”

Portanto Israel e Efraim cairão – (ou pela) sua iniqüidade Efraim, o chefe das dez tribos, distingue-se do todo, do qual fazia parte, porque era o rival de Judá, a tribo real, fora da que Jeroboão havia nascido, que havia formado o reino de Israel pelo cisma de Judá. Todo Israel, mesmo sua tribo real, onde estava Samaria, sua capital e força, deveria cair, sua iniqüidade sendo a pedra de tropeço na qual eles deveriam cair.

Judá também cairá com eles – “ Judá também, participando deles em sua idolatria e sua impiedade, participará com eles no mesmo castigo. O pecado terá o mesmo efeito em ambos. Literalmente, ele diz: “Judá caiu”, denotando, como outros profetas, a certeza do evento futuro, falando sobre ele, como já tendo ocorrido; como tinha, na Mente de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 5: 5 . E o orgulho A arrogância de Israel é descoberta em seu semblante. Houbigant.

Comentário de John Wesley

E a soberba de Israel testemunha na sua face: portanto Israel e Efraim cairão na sua iniqüidade; Judá também cairá com eles.

Testemunha – É uma testemunha evidente contra ele.

Comentário de Adam Clarke

O orgulho de Israel testemunha em seu rosto – O descaramento com que praticam a idolatria manifesta-se, não apenas a insolência, mas a profunda depravação do coração; mas seu orgulho e arrogância serão humilhados.

Comentário de E.W. Bullinger

o orgulho de Israel. Uma denominação de Jeová = a excelência ou a glória de Israel. Ele em quem Israel deveria ter glorificado; assim novamente em Oséias 7:10 . Compare Amós 8: 7 , onde é “a Excelência de Jacó” .

his: ie Efraim “s, ou Israel” s.

iniqüidade. Hebraico ” avah . App-44.

Comentário de John Calvin

O Profeta condenou os israelitas por dois motivos – por se afastar do Deus verdadeiro – e por ter recusado obstinadamente todas as instruções, agora acrescenta, que a vingança de Deus estava quase à mão. “Testemunhe então o orgulho de Israel em seu rosto”; isto é, Israel encontrará o que é, portanto, resistir a Deus e a seus profetas. O Profeta, sem dúvida, aplica a palavra orgulho ao seu desprezo pela instrução, porque eles estavam tão inchados com uma confiança vã, que pensam que algo errado lhes foi praticado sempre que os Profetas os reprovavam. Ao mesmo tempo, deve-se observar que eles eram assim refratários, porque eram como pessoas inebriadas por seus próprios prazeres; pois sabemos que, embora os homens desfrutem da prosperidade, eles são mais insolentes, de acordo com o velho provérbio: “A saciedade gera ferocidade”.

Alguns pensam que o verbo one? , um, significa aqui “ser humilhado”; e esse sentido não é inadequado: “O orgulho de Israel será humilhado diante de seu rosto”. Mas outra exposição foi mais aprovada; Portanto, estou inclinado a adotá-lo, e isto é, que Deus não precisava de outra testemunha para condenar Israel a não ser seu próprio orgulho; e sabemos que quando alguém fica endurecido, ele pensa que não deve haver julgamento, nem pensa em prestar contas a Deus, pois seu orgulho tira todo medo. Por essa razão, o Profeta diz: “Deus o convencerá, porque você tem estado até agora tão orgulhoso, que ele nada pôde fazer com seus avisos”.

Mas ele acrescenta que Israel e Efraim cairão em sua iniqüidade. Ele segue o mesmo assunto, ou seja, que eles em vão prometeram impunidade a si mesmos, pois o Senhor já havia resolvido puni-los. Ele acrescenta que Judéia também cairá com eles. O Profeta pode parecer se contradizer; pois quando antes ameaçava o povo de Israel, ele falou da segurança de Judá: ‘Judá será salvo por seu Deus, nem pela espada nem pelo arco.’ Desde então, o Profeta havia antes distinguido ou feito uma diferença entre as dez tribos e o reino de Judá, como é que ele agora as reúne todas sem distinção? A isto, respondo que o Profeta fala aqui não daqueles judeus que continuaram na religião verdadeira e pura, mas daqueles que tiveram com os israelitas se afastaram do único Deus verdadeiro e se uniram às suas superstições. Ele então se refere aqui aos judeus degenerados e não aos fiéis; pois para todos os que adoravam a Deus corretamente, a salvação já havia sido prometida. Mas tantos quantos se abandonaram às superstições comuns, ele declara que um castigo comum estava próximo a todos eles. Os judeus então cairão juntos, ou seja, “Muitos dos judeus que seguiram formas ímpias de adoração e outras privações não escaparão do julgamento de Deus”. Agora percebemos o verdadeiro significado do Profeta. Agora segue –

Comentário de John Wesley

E a soberba de Israel testemunha na sua face: portanto Israel e Efraim cairão na sua iniqüidade; Judá também cairá com eles.

Testemunha – É uma testemunha evidente contra ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *