Estudo de Oséias 7:13 – Comentado e Explicado

Ai deles, porque fogem de mim! Serão arruinados porque se afastam de mim. Enquanto eu os queria salvar, proferiam mentiras contra mim.
Oséias 7:13

Comentário de Albert Barnes

Ai deles, porque fugiram de Mim. A ameaça aumenta em severidade, assim como a medida de seus pecados. Considerando que “a salvação pertencia a Deus” somente no Salmo 3: 8 , e eles somente “permanecem à Sua sombra”. Salmo 91: 1-2 , que fazem dele o seu “refúgio, ai”, precisa deles vir quem o deixar. “Eles abandonam a sua própria misericórdia” Jonas 2: 8 . “Ai” eles atraem sobre si mesmos, que esquecem de Deus; quanto mais eles, que voluntariamente e com mão elevada transgridem contra ele! “Destruição para eles, porque eles transgrediram contra Mim.” Estar separado de Deus é a fonte de todos os males; é a “dor da perda” da presença de Deus, no inferno; mas “destruição” é mais do que isso; é a morte eterna.

E eu os remi e eles falaram mentiras contra Mim – O “eu” e o “eles” são enfáticos em hebraico; Eu remi; “Eles falavam mentiras.” Tal é o requital do homem para o seu Deus. Muitas vezes, como Ele redimiu, tantas vezes eles O negociaram. Tal era a história da passagem pelo deserto; tal, do período sob os juízes; assim aconteceu recentemente, quando Deus libertou Israel pelas mãos de Jereboam II 2 Reis 14: 25-27 . A palavra “eu redimi” denota “libertação habitualmente renovada”, “que Ele era seu constante Redentor, de quem haviam encontrado ajuda, ainda a encontrava, e ainda poderia procurar, se ainda não o encontrou. , por seu mau comportamento, parem o curso de Seu favor para com eles ”. A misericórdia de Deus transbordou sua ingratidão. “Eles” tinham falado mentiras contra Ele, freqüentemente como Ele os havia libertado; Ele ainda era o Redentor deles. “Eu os resgato.”

Eles falaram mentiras contra Mim – As pessoas “falam mentiras” contra Deus, em seus corações, suas palavras, suas ações; sempre que abrigam pensamentos, falam palavras ou agem, de modo a negar que Deus é o que Ele é, ou a sugerir que Ele não é o que Ele se declarou ser. Quem procura algo de Deus ou contra a Sua vontade; quem procura do homem, ou dos ídolos, ou da fortuna, ou de seus próprios poderes, o que somente Deus concede; quem age como se Deus não fosse um Deus bom, pronto para receber o penitente, ou um Deus justo que vingar a santidade de Suas leis e “não limpar os culpados”, na verdade, “fala mentiras contra Deus”. As pessoas, dia após dia, “falam mentiras contra Deus”, contra Sua Sabedoria, Sua providência, Sua justiça, Sua Bondade, Sua Onisciência, quando pensam em nada menos. Jeroboão falou mentiras contra Deus, quando disse: “Estes são teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito”, enquanto Deus lhes impôs com freqüência Êxodo 20: 2 ; Levítico 19:36 ; Levítico 23:43 ; Números 15:41 ; ); Deuteronômio 5: 6 , Deuteronômio 5:15 , “o Senhor vos redimiu da casa dos escravos, da mão de Faraó, rei do Egito ( Deuteronômio 7: 8 ; add. Deuteronômio 13: 5 ; Deuteronômio 15:15 ; Deuteronômio 15:15 ; Deuteronômio 24 : 18 ); o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa e estendeu o braço. ”

Israel “falou mentiras contra Deus”, quando disse: “estas são minhas recompensas que meus amantes me deram” Oséias 2:12 , ou quando “eles não voltaram para Ele”, mas “invocaram o Egito”, como se Deus quisesse. não ajudá-los, quem disse que Ele iria, ou como se o Egito pudesse ajudá-los, de quem Deus disse que não deveria. Às vezes, eles “pronunciavam” mentiras ousadas, dizendo aos verdadeiros profetas de Deus que Ele não os havia enviado, ou proibindo-os de falar em Seu Nome; às vezes secretamente, como quando se voltavam para Deus, não sinceramente, mas fingidamente; mas sempre perversamente. E quando Deus, o Filho, veio à terra para “redimí-los”, então ainda mais, eles falaram mentiras contra Ele, por toda a sua vida, dizendo: “Ele engana o povo”, e todas as outras blasfêmias, e “quando Ele, perdoou-lhes o pecado de Sua morte, dizendo: “Pai, perdoou-os por não saberem o que fazem”, eles perseveraram em “mentir” contra Ele, e subornaram os soldados a falarem mentiras contra Ele ”, e eles mesmos o fazem para este dia.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 7: 13-14 . Ai deles, etc. – São palavras de ameaça e lamentação. O profeta imediatamente prediz e lamenta suas misérias. Pois eles fugiram de mim – Como se não bastasse que deixassem meu governo, templo e adoração, eles se afastaram ainda mais de mim por seus caminhos pecaminosos e idólatras. Destruição para eles – A ruína de seu país e comunidade será a conseqüência de sua apostolado. Porque eles transgrediram contra mim – Rebelde, rejeitam minha autoridade e leis. Embora eu os tenha redimido, eles falam mentiras, etc. – Embora eu os tenha libertado dos egípcios e lhes tenha dado muitos outros sinais de libertação, eles ainda não me deram a verdadeira glória, mas me compararam a bezerros de ouro e outras imagens. A idolatria é freqüentemente chamada nas Escrituras de mentira, porque fornece falsas representações das coisas; atribuir poder, etc., a coisas que, por sua própria natureza, não têm esse poder ou representam a Deidade por formas que ele não é de maneira alguma; portanto, estava, propriamente falando, transformando a verdade e a glória de Deus em mentira, ou falando mentiras contra ele. Eles também desmentiram suas correções, como se não merecessem; eles desmentiram o bem que Deus lhes havia feito, como se fosse muito pouco, ou não feito por ele, mas por seus ídolos. E eles não clamaram a mim quando uivaram, etc. – Quando lamentavam suas calamidades, como homens doentes se lamentam sobre seus leitos de doença; no entanto, eles não me chamaram com sinceridade e sinceridade. Eles se reúnem, etc., para milho e vinho, e se rebelam, etc. – Quando eles se reúnem para depreciar a fome, ainda mantêm o mesmo temperamento desobediente em relação a mim.

Comentário de John Wesley

Ai deles! porque fugiram de mim; destruição para eles! porque eles transgrediram contra mim; embora eu os tenha redimido, eles falam mentiras contra mim.

Mentiras faladas – Eles desmentiram suas correções como se não fossem merecidas; eles desmentiram o bem feito, como se fosse pouco, ou não feito por Deus, mas por seu ídolo.

Comentário de Adam Clarke

Ai deles! Eles terão wo, porque fugiram de mim. Eles terão destruição, porque transgrediram contra mim.

Embora eu os tenha redimido – Fora do Egito; e deu a eles a prova mais completa do meu amor e poder.

No entanto, eles falaram mentiras contra mim – me representaram como rigoroso e cruel; e meu serviço como doloroso e inútil.

Comentário de E.W. Bullinger

transgredido = revoltado. Hebraico. pash a “, como em Oséias 14: 9. Não é a mesma palavra que em Oséias 6: 7 e Oséias 8: 1 .

Eu os remi. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 7: 8 ; Deuteronômio 9:26 ; Deuteronômio 15:15 ; Deuteronômio 21: 8 ; Deuteronômio 24:18 ).

resgatado. Heb padah. Veja nota em Êxodo 6: 6 e Êxodo 13:13 .

Comentário de John Wesley

Ai deles! porque fugiram de mim; destruição para eles! porque eles transgrediram contra mim; embora eu os tenha redimido, eles falam mentiras contra mim.

Mentiras faladas – Eles desmentiram suas correções como se não fossem merecidas; eles desmentiram o bem feito, como se fosse pouco, ou não feito por Deus, mas por seu ídolo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *