Estudo de Salmos 106:15 – Comentado e Explicado

Ele lhes concedeu o que pediam, mas os feriu de um mal mortal.
Salmos 106:15

Comentário de Albert Barnes

E ele lhes deu seu pedido – Enviando grandes quantidades de codornas. Números 11: 31-32 .

Mas enviou magreza à alma deles – A palavra traduzida como “magreza” é de um verbo – ??? râzeh – para emagrecer; causar desperdiçar; destruir. A idéia radical é a de abrasar ou “raspar”; e, portanto, significa tornar-se magro, desperdiçar. Ocorre somente aqui e em Isaías 10:16 , traduzido como “magreza”, e em Miquéias 6:10 , traduzido como “escasso”; margem, “magreza”. Significa aqui que o efeito de tudo isso em suas almas era semelhante ao efeito no corpo quando se esvai por doenças ou falta de comida. Este efeito ocorre frequentemente. Na gratificação de seus desejos, em grande sucesso e prosperidade temporal, indivíduos, igrejas, nações, freqüentemente esquecem sua dependência de Deus; perdem a noção do valor dos privilégios e bênçãos espirituais: estão satisfeitos com sua condição; tornar-se autoconfiante e orgulhoso, e perder o favor de Deus. Se oramos por prosperidade temporal, devemos também orar para que, ao mesmo tempo, tenhamos uma graça proporcional a ela, para que seja uma bênção e não uma maldição; se formos visitados com prosperidade quando não tiver sido um objeto direto de nossa oração – se herdarmos riquezas ou se nossos planos forem bem-sucedidos além de nossas expectativas – ou, na linguagem do mundo, se “a sorte nos sorrir”, deve haver uma oração especial de nossa parte, para que não seja mais uma maldição do que uma bênção; para que seja recebido e usado de modo a não alienar nossas mentes de Deus. Poucos são os cristãos que podem ter sucesso contínuo na vida; poucos são os que não são feridos por ela; É raro o crescimento da graça acompanhar a prosperidade mundial ininterrupta; É raro que as bênçãos da Terra sejam tão recebidas e empregadas que sejam vistas como um meio de graça, e não um obstáculo ao crescimento da piedade. Um homem não sabe o que é melhor para ele quando seu coração está voltado para a prosperidade mundana; e Deus é mais benevolente para as pessoas do que para elas mesmas, retendo o que muitas vezes é o objeto de seu desejo intenso. “O que é pedido com paixão, é freqüentemente dado com ira” – Henry.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 106: 15 . Mas enviaram magreza à alma deles Mas diminuíram seus números pela morte. É literalmente enviado magreza para a vida deles; ou, em meio a sua vida. Várias das versões antigas, com as quais Houbigant concorda, liam, enviavam saciedade ou ódio em suas almas. Veja Salmos 78:30 .

Comentário de E.W. Bullinger

alma. Hebraico. nephesh . App-13.

Comentário de Adam Clarke

Magreza enviada – Eles desprezavam o maná e o chamavam de luz, isto é, pão inutritivo. Deus deu a carne como eles desejavam, mas não deu bênção com ela; e, em conseqüência, não engordaram, mas se inclinaram sobre ela. Suas almas também sofreram falta.

Comentário de John Calvin

15. Ele lhes deu o desejo deles. Há uma boa paronomasia na palavra ???? , razon, pois se, em vez de ? , zain, lemos ? , tsädhé, a palavra significaria bom prazer. O profeta, portanto, em alusão ao desejo deles, por uma palavra que é muito semelhante ao bom prazer ou desejo, diz que Deus enviou magra em suas almas; o que significa que ele havia realmente satisfeito os desejos desordenados do povo, de tal maneira que aqueles que odiavam o maná agora não recebiam nada além de magreza. (246) Assim, o profeta parece acusar as pessoas do que observamos diariamente entre aqueles que vivem luxuosamente e são exigentes, especialmente quando seu estômago, em conseqüência dos fluidos derramados nele, por estarem viciados, não gosta de comida saudável. Pois essas pessoas apenas apreciam o alimento que é pernicioso; e, portanto, quanto mais se mimam com ela, tanto mais se tornam criaturas de hábitos nocivos; e, portanto, em muito pouco tempo, a própria comida os faz se afastar. O profeta parece, portanto, aplicar à mente o que ele diz sobre o estado doentio do corpo e comparar os judeus com aquelas pessoas mórbidas, cuja voracidade, em vez de promover a saúde, a prejudica, porque elas não derivam nutrição de sua comida. A razão é que Deus reteve suas bênçãos da comida que eles tanto desejavam, para que esse castigo por sua transgressão pudesse humilhá-los. Mas sua perversidade é vista como muito grande, pois mesmo esse modo de puni-los não venceu seus corações obstinados. É um ditado proverbial: os tolos aprendem a sabedoria com a experiência do mal. Quão insanos e incorrigíveis devem ter sido, a quem nem a própria compulsão poderia reformar!

Comentário de John Wesley

E ele lhes deu o pedido deles; mas enviou magra em sua alma.

Almas – em seus corpos. Portanto, seu desejo desmedido de mimar seus corpos foi a ocasião de destruí-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *