Estudo de Salmos 109:16 – Comentado e Explicado

porque jamais pensou em ter misericórdia, mas perseguiu o pobre e desvalido e teve ódio mortal ao homem de coração abatido.
Salmos 109:16

Comentário de Albert Barnes

Porque ele se lembrava de não mostrar misericórdia – Ele não tinha compaixão; ele era severo, duro, injusto, insensível.

Mas perseguiu o pobre e necessitado – O homem que estava destituído de amigos; aquele era um andarilho e um mendigo. Houve momentos na vida de Davi em que isso seria estrita e literalmente aplicável a ele.

Que ele pode até matar o coração partido – O homem cujo coração foi esmagado pela tristeza – que ele possa dar “o golpe final” a todos e enviá-lo para o túmulo. Qualquer que tenha sido o “sentimento” que motivou essa oração, ou por mais difícil que seja justificar a expressão de sentimento do salmista, não há dúvida de que é apropriado infligir punição a um homem assim. Os sofrimentos invocados não são severos demais para serem infligidos a um homem que persegue os pobres e necessitados, e procura multiplicar as tristezas para que o homem já esmagado e com o coração partido afunde na sepultura.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 109: 16 . Que ele pode até matar o coração partido E coração partido, para matá-lo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 109: 16 . Porque ele não se lembrava – “O crime que provocou todos os seus autores sobre todos os julgamentos e calamidades acima mencionados é aqui claramente apontado para ser equivocado. Lembraram-se de não mostrar misericórdia – Àquele que a mostrou a todo o mundo; perseguiram aquele que, por nossa causa, ficou pobre; eles traíram e assassinaram o humilde e aflito Jesus, cujo coração se partiu de tristeza por seus pecados, e com uma sensação do castigo devido a eles. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Salmos 109: 16 é um retorno ao assunto dos versículos: Salmos 109: 1-5 , e pelo mesmo orador dos versículos: Salmos 109: 1-5 .

os pobres = oprimidos ( Salmos 109: 22 ).

homem. Hebraico ” i . H. App-14.

o coração partido = alguém partido no coração. Compare Salmos 109: 22 ; Salmos 69:20 .

Comentário de Adam Clarke

Perseguiram o pobre e necessitado – No caso de Jesus Cristo todos os ditames de justiça e misericórdia foram destruídos, e perseguiram esse pobre homem até a morte. Eles agiram de uma malícia diabólica. Em princípios comuns, sua oposição a Cristo não pode ser explicada.

Comentário de John Calvin

16. Porque ele se esqueceu de mostrar misericórdia O profeta agora mostra que ele tinha boas razões para desejar que calamidades terríveis e terríveis fossem infligidas a seus inimigos, cuja sede de crueldade era insaciável e que eram transportados com raiva, não menos cruel. do que obstinado, contra o pobre e aflito, perseguindo-o com tão pouco escrúpulo como se estivessem atacando um cachorro morto. Até os filósofos encaram a crueldade, dirigida contra os desamparados e miseráveis, como um ato digno apenas de natureza covarde e ameaçadora; pois é entre iguais que a inveja é estimada. Por essa razão, o profeta representa a malignidade de seus inimigos como sendo amarga ao persegui-lo quando ele estava em aflição e pobreza. A expressão, a tristeza no coração, é ainda mais enfática. Pois há pessoas que, apesar de suas aflições, estão cheias de orgulho; e como essa conduta é irracional e antinatural, esses indivíduos incorrem no descontentamento dos poderosos. Por outro lado, seria um sinal de crueldade desesperada tratar com desprezo os humildes e desanimados de coração. Não seria isso lutar com uma sombra? Essa crueldade insaciável ainda é mais apontada pela frase, esquecendo-se de mostrar misericórdia; cujo significado é que as calamidades, com as quais ele viu este homem sem culpa e infeliz lutando, deixam de excitar sua piedade, de modo que, em relação ao comum da humanidade, ele deve deixar de lado sua disposição selvagem. Nesta passagem, portanto, o contraste é igualmente equilibrado de um lado entre esse orgulho obstinado e, de outro, o julgamento estrito e irrevogável de Deus. E, como Davi falou apenas quando foi movido pelo Espírito Santo, essa imprecação deve ser recebida como se o próprio Deus deva trovejar de seu trono celestial. Assim, no primeiro caso, denunciando a vingança contra os ímpios, ele subjuga e restringe nossas inclinações perversas, o que pode nos levar a ferir um companheiro; e, por outro lado, ao nos confortar, ele mitiga e modera nossa tristeza, de modo que pacientemente suportemos os males que eles nos infligem. Os iníquos podem por um tempo se deleitar com impunidade na gratificação de suas concupiscências; mas essa ameaça mostra que não é uma proteção vã que Deus concede aos aflitos. Mas que os fiéis se comportem humildemente, para que sua humildade e contrição de espírito subam diante de Deus com aceitação. E como não podemos distinguir entre os eleitos e os réprobos, é nosso dever orar por todos que nos incomodam; desejar a salvação de todos os homens; e até mesmo ter cuidado com o bem-estar de cada indivíduo. Ao mesmo tempo, se nossos corações forem puros e pacíficos, isso não nos impedirá de apelar livremente ao julgamento de Deus, para que ele possa eliminar os finalmente impenitentes. (310)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *