Estudo de Salmos 109:20 – Comentado e Explicado

Esta, a paga do Senhor àqueles que me acusam e que só dizem mal de mim.
Salmos 109:20

Comentário de Albert Barnes

Seja esta a recompensa dos meus adversários do Senhor, … – A palavra traduzida como “recompensa” significa geralmente trabalho, trabalho, ocupação, negócios; então, o que se ganha com seu trabalho – recompensa, recompensa, Levítico 19:13 . O significado aqui é: recebam constantemente essas coisas que eu orei pelo Salmo 109: 6-19 ; sejam tratados constantemente dessa maneira. Este é um resumo de todo o seu desejo – todo o seu desejo. Não se pode provar que eles “não merecem” tudo isso; não se pode demonstrar que se tudo isso acontecesse sobre eles nas mãos de Deus, seria injusto; não se pode negar que coisas como estas, individualmente, em grupos ou em sucessão, realmente caem sobre pessoas más; e a oração no caso “pode” ter sido meramente que a justiça possa ser feita. Ainda assim, como observado anteriormente, não é fácil reivindicar totalmente os sentimentos expressos do salmista. Veja as notas no Salmo 109: 10 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 109: 20 . Seja esta a recompensa, etc. – Esta será, ou será a recompensa, etc. Assim, Davi, profetizando, prevê que as maldições lançadas por seus inimigos contra si mesmo reverberariam sobre suas próprias cabeças. Veja a nota no Salmo 109: 6 . Porém, há quem dê as seguintes palavras: Esse é o comportamento dos meus adversários, com relação a ou diante de Jeová. Veja a dissertação de Kennicott. Salmos 5: 2 : p. 582

Comentário de E.W. Bullinger

Seja isto = Isto é. Salmos 109: 16 é um retorno ao assunto dos versículos: Salmos 109: 1-5 , e pelo mesmo orador dos versículos: Salmos 109: 1-5 .

recompensa = trabalho. Não é a mesma palavra que nos Salmos 109: 5 .

do SENHOR = do SENHOR. Foi Ele quem permitiu. Compare os Salmos 109: 27: “Esta é a tua mão; tu, Senhor, o fizeste” . Veja Salmos 22:15 ; Salmos 38: 2 , Salmos 38: 3 ; Salmos 39: 9 , Salmos 39:10 . Compare 2 Samuel 16:11 , “o Senhor o ordenou”.

fala mal. Veja os versículos: Salmos 109: 6-19 para o mal falado.

alma. Hebraico. nephesh. App-13.

Comentário de Adam Clarke

Que essa seja a recompensa dos meus adversários do Senhor, e daqueles que falam mal contra a minha alma – Seguindo o modo de interpretação já adotado, isso pode significar: Todas essas maldições devem ser cumpridas sobre meus inimigos; eles os receberão como recompensa. Assim, toda a oposição dos judeus contra o nosso Senhor, e as oblíquas e execrações com que eles carregaram ele e sua religião, caíram sobre si mesmos; e são exemplos terríveis da ira de Deus que permanece naqueles que não crêem.

Mas este versículo não é a chave para tudo o que o precedeu? O original, razoavelmente interpretado, nos levará a um significado um pouco diferente: z? ?? ?? ??????? ???? ??? ???? ??? ??? zoth peullath soteney meeth Yehová , vehaddoberim ra al naphshi . “Esta é a obra dos meus adversários perante o Senhor e daqueles que falam mal contra a minha alma”, ou a vida. Isto é, tudo o que é dito do sexto ao vigésimo verso consiste nas palavrões e imprecações dos meus inimigos contra a minha alma, trabalhando para pôr o Senhor, por imprecações, contra mim, para que suas maldições entrem em vigor. Isso, que é uma interpretação razoável, liberta todo o Salmo de todas as dificuldades. Certamente, as maldições nele contidas são mais parecidas com as que procedem da boca dos ímpios, do que das inspiradas pelo Espírito do Deus vivo. Tomando as palavras neste sentido, as quais estou convencido de que são as melhores, e que o original suportará e várias das Versões aceitam, então nossa tradução pode permanecer como está, apenas deixe o leitor lembrar que, no sexto versículo, Davi começa a contar como seus inimigos o amaldiçoaram, enquanto ele orava por eles.

Comentário de John Calvin

20 Seja essa a obra de Jeová. Ou seja, que o ganho ou a recompensa do trabalho seja de Deus. Ao apontar o trabalho como procedendo imediatamente de Deus, ele pretende mostrar que, embora privado de toda a ajuda humana, ele ainda alimentava a esperança de que Deus lhe concederia libertação e vingaria os ferimentos de seu servo. Neste versículo, aprendemos que Davi não proferiu imprudentemente ou imprudentemente contra seus inimigos, mas aderiu estritamente ao que o Espírito ditava. Reconheço, de fato, que não poucos, enquanto eles fingem uma confiança e esperança semelhantes, não obstante, correm imprudentemente para além dos limites da temperança e moderação. Mas aquilo que Davi viu aos olhos nublados da fé, também proferiu com zelo que se tornava uma mente sã; por ter se dedicado ao cultivo da piedade, e sendo protegido pelas mãos de Deus, ele sabia que estava chegando o dia em que seus inimigos se encontrariam com punição merecida. Pelo que também aprendemos, que sua confiança estava depositada somente em Deus, e que ele não considerava as pessoas dos homens de modo a dirigir seu curso de acordo com o mundo que sorria ou o encarava. E, certamente, quem depositar sua dependência nos homens, descobrirá que o incidente mais insignificante o incomodará. Portanto, se o mundo inteiro nos abandonar, torna-se nós, imitando esse homem santo, erguer nossas cabeças para o céu, e daí procurar nosso defensor e libertador. Se é sua intenção empregar instrumentalidade humana para nossa libertação, ele logo levantará aqueles que cumprirão seu propósito. Se ele, para o julgamento de nossa fé, nos privar de toda a assistência terrena, em vez de considerar isso como uma reflexão sobre a glória de seu nome, devemos esperar até que chegue a hora certa em que ele demonstrará plenamente a decisão em que pode concordar com calma.

Comentário de John Wesley

Seja esta a recompensa dos meus adversários do SENHOR, e dos que falam mal contra a minha alma.

Que falam mal contra a minha alma – Com design para tirar minha vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *